quinta-feira, 1 de setembro de 2022

 

A Bondade de Deus!

Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink (escrito em 1948).

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Nos parágrafos finais de nosso artigo de capa de março, foi feita referência à fidelidade de Deus; aqui propomos envolver o leitor com outra de Suas excelências - uma das quais todo cristão recebeu inúmeras provas. Voltamo-nos para uma consideração da bondade de Deus, porque é nosso desejo e objetivo manter a devida proporção no tratamento das perfeições divinas, pois todos nós somos muito aptos a entreter idéias e visões unilaterais das mesmas.

Há um equilíbrio a ser preservado aqui (como em todos os lugares), como aparece nessas duas declarações resumidas dos atributos divinos: "Deus é luz" (1 João 1:5), "Deus é amor" (1 João 4:8). Os aspectos mais severos e inspiradores do caráter divino são compensados ​​pelos mais gentis e cativantes. Será para nossa perda irreparável se nossas mentes se concentrarem quase exclusivamente na soberania e majestade de Deus, ou em Sua santidade e justiça; precisamos meditar frequentemente (embora não exclusivamente!) sobre Sua bondade e misericórdia. Nada menos que uma visão completa das perfeições divinas – como são reveladas nas Sagradas Escrituras – deve nos contentar.

As Escrituras falam da " multidão das suas benignidades" (Isaías 63:7), e quem é capaz de contá-las? Disse o salmista: "Quão excelente é a tua benignidade, ó Deus!" (Salmo 36:7) Nenhuma pena de homem, nenhuma língua de anjo, pode expressá-lo adequadamente.

Lemos sobre a “maravilhosa benignidade” de Deus (Salmo 17:7), e com certeza ela realmente é. Por mais familiar que seja este atributo abençoado de Deus para as pessoas - ainda é algo inteiramente peculiar à revelação divina. Nenhum dos antigos jamais sonhou em investir seus deuses com uma perfeição tão cativante como esta. Nenhum dos objetos adorados pelos pagãos de hoje é concebido como possuidor de gentileza e ternura: muito pelo contrário, como os traços hediondos de seus ídolos exibem! Os filósofos consideram isso uma séria reflexão sobre a honra do Absoluto – atribuir-lhe tais qualidades. Mas as Escrituras têm muito a dizer sobre a benevolência de Deus, ou Seu favor paterno para com Seu povo, e Sua terna afeição por eles. 

A primeira vez que esta perfeição divina é mencionada na Palavra é naquela maravilhosa e gloriosa manifestação da Divindade que foi concedida a Moisés, quando Jeová proclamou Seu "Nome" - que é Ele mesmo como se fez conhecido. "O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e bondoso, longânimo e abundante em generosidade e verdade" (Ex. 34:6); embora muito mais frequentemente a palavra hebraica, chesed, seja traduzida como “bondade” e “bondade amorosa”.

Em nossas Bíblias em inglês, a referência inicial, ligada a Deus, é o Salmo 17:7, onde Davi orou: "Mostre as maravilhas de sua benignidade!" Maravilhoso é realmente – que, um Deus tão infinitamente acima de tudo e de todos, tão inconcebivelmente glorioso, tão inefavelmente santo, deva não apenas se dignar a notar tais vermes da terra - mas colocar Seu coração sobre eles, dar Seu Filho por eles, enviar Seu Espírito para habitar neles e suportar todas as suas imperfeições e desobediências, de modo a nunca remover deles Sua benevolência.

Considere algumas das evidências e exercícios deste atributo divino para os santos:

"Em amor, nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo para si mesmo" (Ef 1:4-5); e, como mostra o versículo anterior, esse amor foi engajado em seu favor antes que este mundo viesse à existência!

"Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco, porque Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo para que por ele vivamos" (1 João 4:9), que foi Sua maravilhosa provisão para nós como criaturas decaídas.

“Com amor eterno te amei; por isso, com benignidade te atraí” (Jeremias 31:3) – isto é, atraído a Mim mesmo, pelas operações vivificantes do Meu Espírito, pelo invencível poder da Minha graça, criando em você um profundo senso de necessidade, atraindo você pelo Meu encanto.

“Desposar-te-ei comigo para sempre; sim, desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias” (Os. 2:19). Tendo nos feito dispostos no dia de Seu poder a nos entregar a Ele, o Senhor entra em um contrato de casamento eterno conosco. Essa benevolência do Senhor nunca é removida de Seus filhos. Para nossa razão e sentido, pode parecer que não; porém, uma vez que o crente está em Cristo, nada pode separá-lo do amor de Deus (Romanos 8:39). Deus Se comprometeu solenemente por aliança, e nossos pecados não podem anulá-la. Deus jurou que, se Seus filhos não guardarem Seus mandamentos, Ele "visitará com vara a sua transgressão, e com açoites a sua iniquidade"; no entanto, Ele imediatamente acrescenta:

"Não obstante, a minha benignidade não lhe tirarei totalmente, nem permitirei que a minha fidelidade falhe! Não quebrarei a minha aliança" (Salmo 89: 30-35).

A benevolência de Deus para com Seu povo está centralizada em Cristo Jesus. É porque Seu exercício de benevolência é um compromisso de aliança que está repetidamente ligado à Sua “verdade” (Salmo 40:11 e 138:2), mostrando que ela procede a nós por promessa e, portanto, nunca devemos nos desesperar.

"Pois os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha benignidade não se apartará de ti, nem será removida a aliança da minha paz, diz o Senhor que se compadece de ti" (Isaías 54:10). Não! Essa aliança foi ratificada pelo sangue de seu Mediador, pelo qual sangue a inimizade (ocasionada pelo pecado) foi removida e a perfeita reconciliação efetuada. Deus conhece os pensamentos que Ele nutre para aqueles abraçados em Sua aliança e que foram reconciliados com Ele, a saber, "pensamentos de paz, e não de mal" (Jeremias 29:11).

Portanto, temos a certeza: "O Senhor ordenará a sua benignidade durante o dia, e à noite o seu cântico estará comigo" (Salmo 42:8). Que promessa é essa! Não apenas que o Senhor dará ou concederá - mas ordenará Sua benevolência! É dado por decreto, concedido por noivado real, pois Ele também ordena “libertações” (Salmo 44:4), “força” (Salmo 68:28), “a bênção e a vida para sempre” (Salmo 133:3), que anuncia que nada pode impedir essas doações.

Bem, então, podemos exclamar: "Sua bondade é melhor do que a vida!" (Salmo 63:3).

E qual deve ser nossa resposta a isso?

PRIMEIRO, "Sede, pois, seguidores ["imitadores"] de Deus, como filhos queridos; e andai em amor" (Ef 5:1-2). "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de afeições de misericórdia, de benignidade" (Cl 3:12). Assim foi com Davi: "A tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade" (Salmo 26:3). Sua mente estava ocupada com isso, ele se deleitava em ponderar sobre isso, e revigorou sua alma ao fazê-lo; sim, moldou sua conduta.

Quanto mais estivermos ocupados com a bondade de Deus, mais cuidadosos seremos com nossa obediência - as restrições do amor e da graça de Deus são mais poderosas para os regenerados do que os terrores de Sua Lei!

"Quão excelente é a tua benignidade, ó Deus! por isso tanto o alto como o baixo entre os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas." (Salmo 36:7).

Assim, SEGUNDO, um senso dessa perfeição divina fortalece a fé e promove a confiança em Deus.

TERCEIRO, deve estimular o espírito de adoração: "Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão" (Salmo 63:3; Salmo 117).

QUARTO, deve ser nosso alento quando estivermos tristes: "Que seu amor infalível [mesma palavra hebraica] seja meu conforto, de acordo com sua promessa ao seu servo". (Salmo 119:76). Foi assim com Cristo em Sua angústia (Salmo 69:17).

QUINTO, deve ser feito nosso apelo em oração: "Vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua benignidade" (Salmo 119:159). Davi aplicou esse atributo divino para uma nova força e maior vigor.

SEXTO, deve-se apelar quando caímos à beira do caminho: "Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade" (Salmo 51:1): trata-me de acordo com o mais gentil de teus atributos, faze meu caso uma exemplificação de sua ternura.

SÉTIMO, deve ser uma petição em nossas devoções noturnas: "Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã" (Salmo 143:8): desperte-me com minha alma em sintonia com isso, que meus pensamentos despertos sejam de sua bondade!

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!