quinta-feira, 1 de setembro de 2022

 

O Jugo de Cristo!

Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30).

Provavelmente não há passagem no Novo Testamento mais familiar para os frequentadores da igreja do que: (Mateus 11:28-30) da qual nossa citação é a cláusula. No entanto, quase nenhuma outro tenha sido tão tristemente mutilada por novatos não qualificados e pregadores infiéis.

O convite e a promessa com que ele abre foram divorciados das condições pelas quais são qualificados – de modo que uma falsa, de fato, falsa, apreensão do mesmo foi transmitida do que nosso Senhor ali ensinou.

O que é exigido daqueles que desejam o resto da alma - ou seja, submissão à autoridade de Cristo e ao seguinte de Seu exemplo - é omitido. Eles enfatizam seu dom, mas são silenciosos sobre os termos sobre os quais Ele concede.

Muito melhor instruídos do que muitos dos nossos evangelistas modernos era o bom e velho Matthew Henry. Delineando toda a passagem, aquele comentarista útil apontou: "Estamos aqui convidados a Cristo como nosso Sacerdote, Príncipe e Profeta, para serem salvos – e, para isso, ser governados e ensinados por Ele. Primeiro, devemos vir a Cristo como nosso grande sacerdote e nos recompor nEle para a salvação.

Em segundo lugar, devemos vir a Ele como nosso Príncipe ou Governante, e submeter-nos a Ele, "Leve meu jugo sobre você." Isso deve ir junto com o primeiro, pois Cristo é exaltado por ser um príncipe e um salvador (Ato 5:31). O resto Ele promete ser uma libertação do trabalho do pecado — não do serviço de Deus. Cristo tem um jugo para nossos pescoços - assim como uma coroa para nossas cabeças - e este jugo Ele exige que nós devemos assumir.

Terceiro, devemos chegar a Ele como nosso profeta ou professor, e nos preparar para aprender com Ele. Devemos aprender a ser "humildes e humildes de coração" - para mortificar nosso orgulho e paixão, o que nos torna tão diferentes dEle. Devemos aprender tanto sobre Cristo, pois Ele é professor e lição, guia e caminho!"

"Meu jugo é fácil, e meu fardo é leve." Esta não é uma hipérbole poética, mas a linguagem da verdade e da sobriedade, e, portanto, não deve ser negada ou questionada. O Salvador estava lá desenhando um contraste abençoado com os escribas e fariseus, dos quais Ele disse: "Pois eles ligam fardos pesados e graves a serem suportados, e coloca-os sobre os ombros dos homens; mas eles mesmos não os moverão com um de seus dedos" (Mat 23:4).

A fim de satisfazer um espírito dominador, eles usurparam a autoridade, e, por suas invenções e tradições, removeram liberdades que Deus permitiu, e impuseram injunções que Ele nunca havia prescrito. Eles exigiram uma maior rigidez na observação da lei cerimonial do que o Senhor prescrevera, tarefas severas (sob pena de pesadas penalidades), mas não oferecendo assistência àqueles que se submeteram aos seus ditames. Eles eram os falsos pastores que governavam "com força e crueldade" (Ezequiel 34:4). Isso já caracterizou um sacerdócio carnal. Agora, em forte e abençoada oposição, o grande sacerdote do povo de Deus apresenta um jugo que é fácil e um fardo que é leve - e coloca Seus braços eternos sob aqueles que voluntariamente tomam e usam o mesmo.

Cristo não é um mestre de tarefas egípcio cruel, exigindo que os homens façam tijolos sem palha, mas "um sumo sacerdote misericordioso e fiel" (Heb 2:17), aquele que pode ser "tocado com o sentimento de nossas enfermidades" (4:15). Portanto, não são grilhões e correntes que Ele impõe aos seus seguidores, mas um jugo que é agradável e um fardo que é leve. Como outros antes de nós apontaram, a palavra grega tornada "fácil" também significa "bom e gracioso". Tão longe do jugo de Cristo ser galante e doloroso - para o pescoço cedente é benigno e delicioso. Ele foi projetado não para o nosso prejuízo, mas para o nosso benefício.

A primeira referência em Seu "meu jugo" e "meu fardo" é a que o próprio Cristo usava, e que Ele declarou ser fácil e leve. E do que eles consistiam? Fazendo a vontade do Pai, sendo fiel sobre os negócios de seu pai. Nessa vontade Ele se encantou (Salmo 40:8), e fazer esse negócio foi o que o trouxe do Céu para a terra (Lucas 2:49).

Uma vez que seus seguidores estão predestinados a serem conformados com sua imagem, Ele exige que eles usem o jugo que Ele coloca diante deles. Cristo dá descanso não em pecados e prazeres ilegais - mas deles, engajando o coração com algo infinitamente melhor. É descanso, não em nossas luxúrias, mas em si mesmo! Primeiro, o Senhor diz: "Tome meu jugo sobre você" (Mat 11:29). Tomar Seu jugo sobre nós é se alistar sob Sua bandeira, fazer uma profissão pública de Seu Evangelho, para se render a Sua Soberania.

"Saiba de mim." Aprender sobre Ele é tomar nosso lugar aos seus pés como crianças pequenas para serem instruídos por Ele. É submeter-nos inteiramente à Sua vontade, obedecer aos seus preceitos, e padronizar nossas vidas após Seu exemplo. Essas são as condições que devem ser cumpridas por nós se quisermos obter descanso para nossas almas.

Então, segundo Ele nos assegura: "Pois meu jugo é fácil, e meu fardo é leve." Esse é o incentivo para cumprir seus termos. Por essas palavras, cada leitor cristão professo deve honestamente e seriamente examinar a si mesmo. Eles oferecem um critério certo pelo qual podemos nos testar e verificar se realmente levamos o jugo dele sobre nós.

Cada um pode identificar-se por suas respostas a essas perguntas: Estou encontrando o jugo que estou usando fácil ou difícil? O fardo que estou carregando é leve ou pesado? Como John Newton (1725-1807) declarou: "Este versículo sozinho, se seriamente atendido, pode convencer multidões de que, embora eles tenham o nome de cristãos e sejam encontrados entre os adoradores do Senhor, eles ainda são estranhos à religião do Evangelho Pleno.

Pode-se dizer que nosso Senhor daria um falso caráter de Seu jugo? Se não, como pode qualquer sonho que eles são Seus seguidores enquanto eles prestam uma vida de comunhão com Deus e toda a dedicação ao Seu serviço, para ser maçante e pesado? Aqueles, no entanto, que fizeram o julgamento feliz, acham que é um fardo como asas são para um pássaro. Longe de reclamar disso, eles estão convencidos de que não há prazer real atingível de qualquer outra maneira.

Os mandamentos de Cristo não são, em si, "graves" (1 Jo 5:3), mas são "santos, justos e bons" (Rom 7:12). Eles são dados no amor, e devem ser realizados pelo amor. "Em mantê-los há grande recompensa" (Salmo 19:11). Para a manutenção deles, a assistência total é obtida dele se o fizermos, mas buscamos o mesmo? É o caminho dos transgressores que é "duro", mas forte consolo é encontrar no caminho do dever cristão, e na presença de Cristo há plenitude de alegria. Os caminhos da sabedoria "são formas de prazer, e todos os seus caminhos são a paz" (Pro 3:17). Deve ser assim, pois cada parte é iluminada de cima, todo o caminho está repleto de promessas preciosas, cada passo é para o céu. A única felicidade que vale a pena procurar é ser encontrado lá. Sim, deve ser assim, pois há conforto e contentamento em caminhar com Deus.

Se, então, o caminho ao longo do qual o leitor está viajando é desagradável, ele é um estranho aos caminhos da Sabedoria e é um tolo. Esses caminhos são agradáveis apenas para os filhos de Satanás. O jugo de Cristo é irritante e desagradável para o não regenerado, pois milita diretamente contra os movimentos da natureza carnal. O serviço de Cristo é um verdadeiro trabalho árduo para aqueles que estão apaixonados pelo mundo e que encontram seu prazer em satisfazer as luxúrias da carne. Para os não regenerados, os mandamentos do Senhor não podem deixar de ser ofensivos - pois exigem a negação de si mesmo e a busca e o cultivo da santidade pessoal.

Mas para alguém cujo coração foi cativado por Cristo, estar sob Seu jugo é delicioso. Se ele vem a Ele diariamente para ser renovado no homem interior, rende-se de novo ao Seu governo, senta-se aos Seus pés para ser ensinado a Ele a beleza da mansidão e da humildade, desfruta da comunhão com Ele, então, Sua vontade é "boa e aceitável" (Rom 12:2) para ele.

"E meu fardo é leve" (Mat 11:30). É assim para aqueles que "aprendem sobre ele"(Eph 4:20). Nenhum fardo é pesado, se é carregado pelo amor. "Jacó serviu sete anos para Rachel; e eles pareciam para ele, mas alguns dias, pelo amor que ele tinha com ela" (Gen 29:20)! É um fardo para um pai trabalhar e sustentar sua esposa e filhos? Não, se ele tiver afeição real por eles. É um fardo para uma mãe afetuosa sentar-se durante a noite cuidando de sua pequena quando está doente? Tão longe disso, ela se recusa a confiar a tarefa a outro.

Onde há um desejo genuíno de agradar a Cristo, as rodas do dever cristão correm sem problemas. Os filhos da sabedoria encontram sua luz, porque têm a garantia de que seus esforços são aceitáveis para Cristo - não por qualquer excelência em suas performances, mas porque foram feitos a partir de um desejo de glorificar Ele. O que é pesado para carne e osso, é luz à fé e graça, e porque tem que ser suportado, mas por um momento (2 Coríntios 4:17). O fardo é leve apenas na proporção como deixamos de lado cada peso (Heb 12:1), e porque Ele dá força para suportá-lo.

Ninguém pode descrever adequadamente o contraste radical que existe entre a escravidão e a miséria do serviço do pecado — e a liberdade e a paz da santidade prática. Mas qualquer um que tenha experimentado pessoalmente ambos, não precisa ter dificuldade em determinar se ele está fora de Cristo - ou longe dEle. Se você tem uma paz que passa a compreensão e uma alegria da qual o mundo não sabe nada - você é uma pessoa piedosa. Se, apesar da oposição interna e externa, você acha a obediência a Cristo desejável e agradável - então, Seu Espírito deve ser leve e tranquilo, e quanto mais você cresce em graça, mais fácil Seu jugo e o mais leve Seu fardo.

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!