sexta-feira, 23 de setembro de 2022


A Vitória da Fé.

Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink. (escrito em: 1945).

Traduzido e adaptado por: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." (1 João 5:4).

Quatro perguntas pedem resposta: Por que "tanto faz" em vez de "quem quer"? O que é "o mundo" que deve ser superado? Como a fé supera isso? Qual é a extensão de sua vitória? As pessoas faladas são os regenerados, e "qualquer coisa" é usado porque ele leva em qualquer que possa ser sua estação ou situação nesta vida. Quem nasce de Deus, não importa qual seja sua posição ou situação, "supera o mundo". A regeneração é feita igual e semelhante em todos, e produz os mesmos frutos e efeitos em todos — pois respeita o essencial da divindade. Ele não é levado para o exercício e a agir de todos os iguais, pois há deveres particulares a serem desempenhados e graças particulares a serem exercidas — de acordo com esses tempos e lugares como são pessoais — mas não universais — como, por exemplo, um chamado a suportar o martírio. Mas "qualquer pessoa que nasce de Deus [não importa o quão distinto dos outros por Sua providência] supera o mundo." O "mundo" é um termo que é usado nas Escrituras com muitos tons de significado. Às vezes significa a terra; em outros, a Igreja de Cristo; em outros, professores vazios. Quando usado em um sentido ético ou religioso, ele denota aquele sistema sobre o qual Satanás preside como "príncipe" (João 14:30) ou como "deus" (2 Coríntios 4:4), o diretor supremo de todas as falsas religiões. Como não há nada que o Diabo odeie tanto quanto                 o Evangelho, suas principais atividades estão engajadas na corrupção dele, enganando almas por falsificações plausíveis.

Mas essa "fé" em Cristo e sua salvação — como resultado de um conhecimento bíblico dele, transmitida à mente espiritual pela luz e pelo ensino do Espírito Santo — vê através das imitações de Satanás. Somente por uma recepção crente da Verdade, o erro pode ser superado. Um dos frutos do novo nascimento — então, é uma fé que não só permite que seu possuidor supere os costumes sensuais e pecaminosos, e as máximas e políticas carnais pelas quais o mundo profano é regulado — mas também os delírios mentirosos e erros pelos quais o mundo professante é fatalmente enganado.

1 João 5:4 abre com "Porque", quem insinuou a razão pela qual para regenerar os mandamentos de Deus "não são graves" (1 João 5:3); assim, neste verso, "o mundo" significa o que tem o efeito de tornar os preceitos divinos desagradáveis aos homens. O "mundo" está em antagonismo direto a Deus e seu povo, e podemos detectar sua presença e identificá-lo com certeza, percebendo o efeito que produz em nossos corações desta forma: O mundo é aquele que ministra a natureza carnal — seja pessoas ou coisas — e que tende a tornar a obediência a Deus irritante e desagradável.

Qualquer coisa que afaste seu coração de Deus e sua autoridade, é para você "o mundo". O que diminuir sua estimativa de Cristo e coisas celestiais, e dificultar a piedade prática é, para você, "o mundo" — seja os cuidados desta vida, riquezas, receber honra dos homens, prestígio social e pompa, o medo do homem para que você não seja apelidado de "peculiar" ou "fanático" é, para você, "o mundo"— e ou você supera-o, ou ele fatalmente vai superar e esmagar você. Agora, a única coisa que vai ou pode "superar o mundo" é uma fé dada por Deus. E a fé faz isso, primeiro, recebendo no coração o testemunho infalível de Deus. Ele declara que "o mundo" é uma coisa corrupta, evanescente, hostil, que ainda deve ser destruída por Ele em um futuro próximo.

Sua Palavra Sagrada ensina que o mundo é "mal" (Gálatas 1:4), que "tudo o que está no mundo, a luxúria da carne, e a luxúria dos olhos, e o orgulho da vida, não é do Pai — mas é do mundo" (1 João 2:16), que "o mundo inteiro está na maldade" (1 João 5:19) e ainda deve ser "queimado" (2 Pedro 3:10). À medida que a fé aceita o veredicto de Deus, a mente é espiritualmente iluminada; e seu possuidor vê-lo como uma coisa inútil, perigosa e detestável.

A fé supera o mundo em segundo lugar, obedecendo aos comandos divinos sobre ela, Deus nos proibiu: "Não se conforme com este mundo" (Romanos 12:2), "Não ame o mundo, nem as coisas que estão no mundo" (1 João 2:15), e nos adverte que "Quem escolhe ser amigo do mundo, torna-se inimigo de Deus". (Tiago 4:4). Ao negar-se os preceitos divinos, seu feitiço sobre o coração está posto. A fé supera o mundo em terceiro lugar, ocupando a alma com objetos mais gloriosos, encantados pela alma e satisfatórios. Muitas vezes ouvimos e vemos 2 Coríntios 4:16 ou 17 citados — mas raramente as palavras explicativas que se seguem. A renovação diária do homem interior e de nossas aflições trabalhando para nós um peso eterno de glória são qualificadas por: "Enquanto olhamos não para as coisas que são vistas — mas para as coisas que não são vistas: pois, as coisas que são vistas são temporais; mas as coisas que não são vistas são eternas" (2 Coríntios 4:18). Quanto mais a substância do mundo celestial envolver o coração, menos nos dominará as sombras deste mundo. Assim era a fé forjada nos santos de antigamente: "Você aceitou o confisco de sua propriedade, porque sabia que vocês mesmos tinham bens melhores e duradouros" (Hebreus 10:34). "Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus." (Hebreus 11:9,10).

Quarto, desenhando o coração para Cristo. Como foi correndo ao encontro dEle para se refugiar, que a alma foi primeiramente libertada do poder e do grilhão deste mundo, assim o é durante toda a vida cristã. Quanto mais cultivarmos a verdadeira comunhão com Cristo, menos atração terão as bugigangas deste mundo para nós! A força da tentação está inteiramente na curva de nossas afeições, "para onde seu tesouro está, haverá seu coração também" (Mateus 6:21). Enquanto Cristo é visto como "o chefe entre dez mil" (Canção 5:10) como "completamente adorável" (Canção 5:16), as coisas que encantam o mundo pobre — nos repelirão.

Além disso, como a fé contempla no espelho da Palavra, a "glória do Senhor", a própria alma é “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (2 Coríntios 3:18). O mundo é vitorioso sobre os não regenerados, cativando suas afeições e capturando suas vontades; mas o cristão supera o mundo, porque seus afetos são colocados sobre Cristo e sua vontade cedeu 100% a Ele. Qual é a extensão da vitória do cristão? Através da fraqueza temporária da fé, ele pode negligenciar os meios de graça e cair no pecado — no entanto, sua alma será tão miserável que ele voltará a Cristo para purificar-se e buscar novos suprimentos da graça soberana.

"Embora o conflito da graça com a natureza corrupta, e as atrações e terrores do mundo, é muitas vezes afiado, e embora os homens regenerados possam ficar perplexos, abatidos e parecer mortos na batalha; no entanto, a vida divina dentro deles, sendo revigorada pelo Espírito Santo, irá novamente excitá-lo a surgir e renovar o conflito com força e resolução redobradas; de modo que, finalmente, a vitória será sua decididamente" (Thomas Scott, 1747-1821).

A vida de fé é uma "luta" (1 Timóteo 6:12), uma guerra na qual não há licenças ou "férias", e nosso sucesso depende de renunciar à nossa própria força, e contar apenas com a suficiência da graça de Cristo. Aqui — então, temos um critério certo pelo qual podemos determinar nosso progresso cristão ou crescimento espiritual. Se as coisas deste mundo têm um poder decrescente sobre mim — então minha fé está se tornando mais forte. Se eu estou segurando mais levemente as coisas mais valorizadas pelo pecado — então eu devo estar aumentando em um conhecimento experimental e satisfatório de Cristo. Se eu for menos abatido quando algumas das riquezas e confortos deste mundo são tirados de mim — então isso é uma evidência de que eles têm menos controle sobre mim.

No entanto, o tempo do verbo não deve ser negligenciado: fé que "supera o mundo" (1 João 5:4), não que "superou". Tão longe de ser uma conquista imediata, é um negócio ao longo da vida, uma disputa prolongada e contínua. 

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!