sábado, 24 de setembro de 2022

O Homem é 100% depravado desde o seu nascimento. 
Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink. (Escrito em: 1937).
Traduzido e adaptado por: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Temos medo de que seu título impeça alguns de ler este artigo: esperamos que não seja assim. É verdade que não trata de um tema popular, ou melhor, que agora é muito raramente ouvido no púlpito; no entanto, é bíblico.

Homem caído é "vil", tão vil que foi justamente dito "ele é meio bruto, meio diabo." Nem tal descrição excede a verdade. O homem "nasce como um potro de burro selvagem" (Jó 11:12), e ele é "capturado pelo diabo à sua vontade" (2 Tim. 2:26). Talvez o leitor esteja pronto para responder, ah, que é o homem em seu estado não regenerado, mas é muito diferente com o regenerado. De um ponto de vista que é verdade; de outro, não é assim. O salmista não reconheceu: "Tão tolo eu fui, e ignorante: eu era como uma besta antes de Você!" (73:22), intratável, chutando contra as negociações providenciais de Deus; não se comportando como um homem, muito menos como um santo! Mais uma vez, não confessou: "Certamente eu sou mais bruto do que qualquer homem!" (Provérbios 30:2). É verdade que nunca ouvimos tais lamentações como estas daqueles que afirmam ter recebido seu "Pentecostes" ou "segunda bênção", nem daqueles que se vangloriam de estarem vivendo "a vida vitoriosa". Mas para aqueles que estão dolorosamente conscientes da "praga" de seu próprio coração, tais palavras podem muitas vezes descrever seu caso.

Só recentemente recebemos uma carta de um querido irmão em Cristo, dizendo: "a vaidade e a corrupção que eu acho dentro, que se recusa a ser mantida em sujeição, é tão forte às vezes que me faz gritar — minhas feridas apodrecem e são repugnantes por causa da minha loucura pecaminosa." Será que o leitor se opõe contra nossa apropriação dos Salmos e Provérbios, e diz: Nós, neste Novo Testamento, ocupamos um terreno muito maior do que aqueles. Provavelmente já foi dito isso a você por homens, mas tem certeza disso da Palavra de Deus? Ouça, então, para o gemido de um cristão eminente: "Eu sou carnal, vendido sob o pecado!" (Romanos 7:14). Nunca se sente assim, meu leitor? Então sentimos muito por você.

Quanto à outra parte da descrição do homem caído, "meio diabo": Cristo não disse para regenerar Pedro, "Fique atrás de Mim, Satanás: você é uma ofensa a mim" (Matt. 16:23)?

E não há momentos em que escritor e leitor mereçam totalmente a mesma reprovação? Falando por mim, eu abaixei minha cabeça com vergonha, e digo, infelizmente há. "Eis que eu sou vil" Isso não foi dito por Caim em um momento de remorso após seu assassinato de Abel, nem por Judas depois que ele traiu o Salvador nas mãos de Seus inimigos; em vez disso, foi a expressão de um dos quais Deus disse: "Não há ninguém como ele na terra, um perfeito (sincero) e um homem honesto, aquele que teme a Deus, e evita o mal" (Jó 1:8). A linguagem de Jó foi o efeito da melancolia extrema, induzida por suas terríveis aflições? Se não, ele se justificava em usar uma linguagem tão forte de autodepreciação? Se ele estava, os cristãos hoje são justificados em ecoar o mesmo?

Para chegar à resposta correta às perguntas acima, vamos perguntar outra: quando foi que Jó disse: "Eis que eu sou vil"? Foi quando ele recebeu notícias de suas pesadas perdas? Não, pois então ele exclamou: "o Senhor deu, e o Senhor levou louvado seja o nome do Senhor" (1:21). Foi quando seus amigos argumentaram e o reprovaram? Não, pois então ele se vingou e se gabou de sua bondade. Então, quando Jó declarou "Eis que eu sou vil"? Foi quando o Senhor apareceu para ele e lhe deu uma revelação surpreendente de Suas próprias perfeições maravilhosas!

Foi quando ele estava na luz penetrante da imaculada santidade de Deus e foi obrigado a perceber algo de Seu poderoso poder. Ah, quando uma alma é verdadeiramente trazida para a presença do Deus vivo, vangloriando-se cesse, nossa beleza é transformada em corrupção (Dan. 10:8), e gritamos: "Ai de mim! pois eu estou desfeito! (Isaías 6:5).

Quando Deus faz para a alma uma revelação pessoal de Suas perfeições maravilhosas, esse indivíduo é efetivamente convencido de sua própria miséria. Quanto mais nos é dado para discernir a glória inefável do Senhor, mais nossa auto-complacência morre. Está na luz de Deus, e nesse só "vemos a luz" (Salmo 36:9). Quando Ele brilha em nossos entendimentos e corações, e traz à luz "as coisas ocultas da escuridão" (1 Cor. 4:5), percebemos a corrupção total de nossa natureza, e somos abomináveis em nossos próprios olhos. Enquanto nos medimos por nossos companheiros, provavelmente pensaremos mais sobre nós mesmos do que deveríamos pensar (Romanos 12:3); mas quando nos medimos pelos requisitos sagrados da natureza de Deus, gritamos que "sou pó e cinzas" (Gen. 18:27).

O verdadeiro arrependimento muda a opinião de um homem sobre si mesmo. É, então, um cristão hoje justificado em dizer "Eis que eu sou vil"?

Não como a fé se vê unida ao que é "completamente adorável"; mas como a fé discerne, à luz da Palavra, o que ele é por natureza, o que ele é dentro de si mesmo, ele pode. Não que ele seja hipócrita em adotar tal linguagem a fim de ganhar a reputação de grande humildade; não, tal expressão é apenas para ser encontrada em nossos lábios como é a expressão de sentimento de nossos corações: particularmente é para ser propriedade diante de Deus, quando chegamos a Ele em contrição e em confissão. No entanto, também deve ser reconhecido diante dos santos, mesmo quando o apóstolo Paulo gritou publicamente: "Ó homem miserável que eu sou!" (Romanos 7:24).

É parte do nosso testemunho possuir (diante daqueles que temem o Senhor) o que Deus nos revelou. "Eis que eu sou vil!" Essa é a confissão sincera e triste do escritor.

1. Eu sou vil em minha imaginação. O que é escória sobe à superfície quando as luxúrias fervem dentro de mim. Que imagens imundas são visionadas nas "camarás das minhas imagens" (Ezequiel. Que desejos ilegais correm dentro de mim. Sim, mesmo quando engajada em meditar sobre as coisas sagradas de Deus, a mente vagueia e a fantasia se envolve com o que é sujo e vil.

Quantas vezes o escritor tem que reconhecer diante de Deus que "da sola do pé até a cabeça não há solidez" nele, "mas feridas, e contusões, e chagas putrefadas" (Isaías 1:6). Ele se aproveita daquela Fonte que foi aberta "para o pecado e para a impureza" (Zac. 13:1).

2. Eu sou vil em minha auto-vontade. Como eu sou inquieto quando Deus explode meus planos e frustra meus desejos. Que surgindo de rebelião dentro do meu seio perverso, quando as providências de Deus desagradam. Em vez de mentir placidamente como argila na mão do oleiro, quantas vezes eu ajo como o potro indisciplinado, que levanta e chuta, recusando-se a ser mantido com pouco e freios, determinado a ter o meu próprio caminho. Infelizmente, infelizmente, como muito pouco eu aprendi sobre Aquele que era "manso e humilde no coração." Em vez de "a carne" em mim ser purificada, ela apodrece; em vez de sua resistência ao enfraquecimento do espírito, parece ser mais forte a cada ano. Que eu tinha as asas de uma pomba, que eu poderia voar para longe de mim mesmo!

3. Eu sou vil em minhas pretensões religiosas. Quantas vezes estou ansioso para fazer "um show justo em carne e osso" e ser considerado altamente espiritual pelos outros. De que hipocrisia fui culpado em tentar ganhar reputação de espiritualidade. Com que frequência transmiti falsas impressões aos outros, fazendo-os supor que era muito diferente dentro de mim, do que era realmente o caso. Que orgulho e autojustiça me influenciaram.

E do que a insinceridade eu, às vezes, fui culpado no púlpito: orar aos ouvidos da congregação em vez de Deus, fingir ter liberdade quando meu próprio espírito estava ligado, falando das coisas que eu não tinha sentido e manuseado pela primeira vez. Muito, muito porque tem o escritor para tomar o lugar do leproso, cobrir seus lábios, e gritar "Impuro, impuro!"

4. Eu sou vil na minha incredulidade. Quantas vezes ainda estou cheio de dúvidas e questionamentos. Quantas vezes me inclino para minha própria compreensão em vez de sobre o Senhor. Quantas vezes eu não espero de Deus (Marcos 11:24) as coisas pelas quais eu lhe peço. Quando a hora do teste chega, apenas com muita frequência são livramentos passados esquecidos. Quando os problemas assaltam, em vez de olhar para as coisas invisíveis, estou ocupado com as dificuldades que me antecedem. Em vez de lembrar que com Deus todas as coisas são possíveis, estou pronto para dizer: "Deus pode fornecer uma mesa no deserto?" (Salmo 78:19). É verdade que nem sempre é assim, pois o Espírito Santo graciosamente mantém viva a fé que Ele colocou dentro de mim; mas quando Ele deixa de trabalhar, e um julgamento é enfrentado, quantas vezes eu dei ao meu Mestre ocasião para dizer: "Como é que você não tem fé?" (Marcos 4:40).

Leitor, quão de perto sua experiência corresponde com o acima? Temos descrito alguns dos sintomas do seu coração doente? Você já teve antes de Deus, "Eis que eu sou vil"? Você testemunha o fato humilde diante de seus irmãos e irmãs em Cristo? É relativamente fácil proferir tais palavras, mas você as sente? A realização dessa verdade faz você "chorar" (Ezra 9:6) e gemer em segredo? Você tem um sentido tão pessoal e doloroso de sua vileza que, muitas vezes, você se sente completamente incapaz de se aproximar de um Deus santo? Se assim for:

1. Você tem motivos abundantes para ser grato a Deus que Seu Espírito Santo lhe mostrou algo de seu eu miserável, que Ele não o manteve na ignorância do seu estado lamentável, que Ele não te deixou naquela escuridão espiritual que envolve milhões de “cristãos professantes”. Ah meu irmão ferido, se você está gemendo sobre o oceano de corrupção interior, e se sente totalmente indigno de tomar o nome sagrado de Cristo sobre seus lábios poluídos, então você deve ser infinitamente grato que você não pertence a essa grande multidão de religiosos autocomplacentes e hipócritas de quem está escrito: "Eles não estavam em todos envergonhados, nem poderiam chorar: portanto, cairão entre eles que caem: no tempo de sua visitação, eles serão derrubados" (Jer. 8:12).

Muito porque você tem para louvar o Deus de toda a graça que Ele ungiu seus olhos sim-cegos, e que agora, em Sua visão, você é capaz de ver um pouco de suas deformidades horríveis, e gritar "Eu sou revestido de trevas!".

2. Você tem motivos abundantes para andar suavemente diante de Deus. Não deve a realização de nossa vileza verdadeiramente nos humilhar diante dele, nos fazer ferir sobre nosso peito, e gritar "Deus seja misericordioso para mim, o pecador!" Sim, tal oração é tão adequada ao santo mais maduro como era quando foi condenado pela primeira vez por sua propriedade perdida, pois ele deve continuar como começou: Colossenses 2:6, Apocalipse 2:5. Mas, infelizmente, quão rapidamente a apreensão de nossa vileza nos deixa! Com que frequência o orgulho nos domina novamente. Por esta razão estamos proibidos de "Olhe para a rocha de onde você está cortado, e para o buraco do poço de onde você está enterrado" (Isaías 51:1). Implore a Deus que lhe mostre diariamente sua vileza para que você possa andar humildemente diante dele.

3. Você tem motivos abundantes para se maravilhar com o amor do Deus triúno em relação a você. Que os Três Eternos deveriam ter colocado seu coração em cima de um miserável é de fato a maravilha de todas as maravilhas.

Que Deus, o Pai, deveria prever cada pecado do qual você seria culpado em pensamentos, palavras e ação, e ainda assim te amou "com um amor eterno" deve realmente preenchê-lo de espanto. Que Deus, o Filho, deveria ter deixado de lado as vestes de Sua glória e ser feito à semelhança da carne do pecado, a fim de redimir um tão sujo e imundo como eu, era realmente um amor "que passa conhecimento!" Que Deus, o Espírito Santo, deveria retomar sua residência e habitar no coração de alguém tão vil, só prova que onde o pecado abundava a graça fez muito mais. "Para Aquele que nos amava, e nos lavou de nossos pecados em Seu próprio sangue, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e Seu Pai; para Ele seja glória e domínio para sempre. Amém!!!

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!