sábado, 24 de setembro de 2022

Identificação do Divino (III).

Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink. (escrito em: 1949)

Traduzido e adaptado por: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

"Para que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna" (João 6:40).

Há uma visão do Filho que é necessária para uma fé salvadora nEle. Essa visão Dele é muito mais do que uma percepção intelectual, sendo uma revelação experiencial Dele na alma. A maioria dos cristãos professos não tem nada melhor do que uma noção e imagem natural de Cristo em seus cérebros; mas aqueles que O contemplam para seu bem-estar eterno, recebem uma visão espiritual e sobrenatural Dele.

Isso levanta a questão vitalmente importante: Como posso ter certeza de que o último é o meu caso? Pelos efeitos produzidos. O pecador é levado a perceber sua necessidade desesperada e terrível de Cristo, e torna-se sensato de que somente Ele pode atender seu caso desesperado. Cristo só pode ser efetivamente visto em Sua própria luz (Salmo 36:9; 2 Coríntios 4:6). Assim como o sol não pode ser visto exceto por sua própria luz, o Filho da justiça também não pode ser visto, a menos que Ele se levante sobre nós com cura em Suas asas.

Aquele cujos olhos antes estavam cegos pelo pecado – agora é dada uma visão espiritual e interior dAquele que é mais justo do que os filhos dos homens. Por essa visão, Cristo é visto como um Salvador todo-suficiente para o mais vil dos pecadores; e o coração é atraído irresistivelmente para Ele. Ele agora é visto como um perfeitamente pleno salvador... Médico para curar, Profeta para instruir, Sacerdote para purificar e Rei para subjugar Seus inimigos.

1. Uma visão espiritual do Filho gera FÉ Nele. Não pode ser de outra forma, pois tal visão de Cristo compele a confiança nEle. Quando o Senhor Jesus realizou Seu primeiro milagre em Caná e "manifestou sua glória", lemos que Seus discípulos "creram nele" (João 2:11). Uma revelação de Cristo tira a incredulidade do semblante. Enquanto a incredulidade prevalece, ela diz: "Se eu não vir em suas mãos a marca dos pregos... não acreditarei" (João 20:25); mas quando Cristo aparece, a fé exclama: "Meu Senhor e meu Deus!" (João 20:28). Quando os olhos de um homem se abrem para ver o Rei em Sua beleza - seu coração imediatamente se fecha com Ele. "Aqueles que sabem o seu nome vão confiar em ti" (Salmo 9:10).

2. Uma visão espiritual do Filho opera ARREPENDIMENTO e tristeza pelo pecado. Está escrito: "Olharão para mim, a quem traspassaram, e chorarão, como quem chora por seu filho único" (Zacarias 12:10), o que se cumpre na experiência de cada um cujos olhos foram abertos pela graça divina. "Foi possível para você, ó crente, olhar para este glorioso Filho da justiça sem olhos lacrimejantes e um coração penitente de luto? do amor de Deus manifestado em Cristo?" Ralph Erskine (1685-1752). Quando Jó viu o Senhor, ele se aborreceu e se arrependeu no pó e na cinza (Jó 42: 5-6).

3. A visão espiritual do Filho inspira ESPERANÇA. O não regenerado, mesmo o hipócrita, tem uma "esperança" (Jó 8:13), mas quando uma pessoa é sobrenaturalmente iluminada pelo Espírito, ela percebe que sua esperança repousa sobre um fundamento podre, e ela é obrigada a abandonar seu refúgio de mentiras. Agora ele está horrorizado com sua inimizade contra Deus e aterrorizado com a perspectiva iminente de sofrer Sua ira para sempre. Seus terríveis pecados o encaram de frente, e sua expectativa de escapar do justo castigo deles expira. Mas uma revelação de Cristo à alma transforma seu desespero em uma esperança viva, e seu desejo ardente agora é "partir e estar com Cristo, o que é muito melhor" (Fp 1:23).

4. Uma visão espiritual do Filho engendra AMOR a Ele, não apenas por Sua generosidade, mas principalmente por Sua beleza. É isso, e somente isso – o que quebra o poder da inimizade natural contra Deus. Nada além de uma revelação de Cristo ganhará o coração para Ele. "A quem, não tendo visto [pelo sentido], você ama" (1 Pedro 1:8). Não foi assim com Saulo de Tarso? Cheio de preconceito e ódio contra Cristo e Seus seguidores, a visão de Jesus o fez largar imediatamente as armas de sua rebelião e clamar: "Senhor, o que queres que eu te faça?" (Atos 9:6). É impossível ter uma descoberta de Cristo feita na alma - e ainda assim não amá-Lo, Seu povo e Seus preceitos. Eu posso realmente lamentar a fraqueza e incontinência de meu amor - mas certamente não o faria se ainda o odiasse!

5. A visão espiritual do Filho provoca um desejo de CONHECIMENTO. Não de especulações inúteis sobre profecia, nem para uma melhor compreensão da teologia - mas para uma compreensão mais profunda e completa do próprio Cristo: em Sua pessoa maravilhosa, Seus ofícios gloriosos, Suas perfeições inigualáveis ​​e Sua obra perfeita; e que, não são meramente informações do mesmo, mas um conhecimento pessoal com ele. Quando Cristo Se dá a conhecer a alguém, seu anseio é: "Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e adora-lo no seu templo" (Salmo 27:4). Não importa até que ponto ele possa crescer na graça - ainda assim, ele desejará e terá propósito como Paulo, "que eu o conheça" (Fp 3:10), contando tudo menos perda, "pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus meu Senhor" (Filipenses 3:8), ansiando pela visão imediata dEle em glória.

6. Uma visão espiritual do Filho traz LIBERDADE. "Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade" (2 Coríntios 3:17). A referência ali, como o próximo versículo mostra, é ao Consolador como um Espírito de revelação – revelando ao crente a glória do Senhor, e conformando-o com ela. Tal é a experiência real dos filhos de Deus. Uma contemplação sobrenatural da glória de Deus na face de Cristo... solta nossas correntes, nos liberta de nossa escravidão legal e nos livra do medo da ira vindoura.

A liberdade é então nossa para nos entregarmos livremente ao Senhor como nunca fizemos antes, para entregar a Ele o fardo de nossos corações, orar e suplicar diante dEle como uma criança. Isto é, que liberta o cativo e abre as portas da prisão para aquele que anteriormente estava preso (Is 61:1). "Busquei ao Senhor, e ele me ouviu, e me livrou de todos os meus temores" (Salmo 34:4).

7. Uma visão espiritual do Filho infunde ALEGRIA. Aí está o cumprimento espiritual e a aplicação pessoal dessa promessa: "O deserto e o lugar solitário [a alma sem Cristo] se alegrarão por eles; e o deserto se alegrará e florescerá como a rosa. com alegria e cantando." E o que é, caro leitor, que ocasiona uma transformação tão gloriosa de desolação e esterilidade – em júbilo e fertilidade? Este: "Eles verão a glória do Senhor e a excelência do nosso Deus" (Is 35:1-2). A experiência de seu pai Abraão, é reproduzida em todos os seus filhos crentes: "Abraão se alegrou por ver o meu dia", disse Cristo, "e ele viu, e se alegrou" (João 8: 56). Assim foi, também, com os apóstolos: alegres, quando viram o Senhor” (João 20:20). Uma descoberta de Cristo para a alma – não pode deixar de produzir alegria plena e absoluta.

8. A visão espiritual do Filho engendra SENSAÇÕES. Anseios a serem aplicados, tais como... a fúria do pecado interior, os surtos de orgulho, os aumentos da vontade própria, as rajadas arrepiantes da incredulidade de tudo o que impede seu desfrute do Senhor.

A experiência de tal alma é expressa nessas palavras: "Como o cervo anseia pelas correntes das águas - assim a minha alma anseia por ti, ó Deus" (Salmo 42:1).

Anseia... por mais de Sua graça, triunfar sobre provações e obstáculos; por mais de Sua santidade, por ser mais plenamente conformado à Sua imagem; por mais de Sua força, para vencer as tentações; por mais do Seu espírito, para ser levado a uma comunhão mais próxima e constante com Ele. Sim, uma descoberta de Cristo para a alma, cria anseios de sair desta cena terrena e estar com Ele para sempre.

9. A visão espiritual do Filho causa desprezo pelo MUNDO. Uma vez que Cristo se torna uma realidade viva para o coração, essa pessoa percebe que tudo sob o sol é "vaidade e aflição de espírito" (Ec 1:14; 2:17). Ele agora descobre que os poços mais atraentes deste mundo são "cisternas quebradas, que não podem reter água" (Jr 2:13), e não podem ministrar satisfação para ele. Ele foi completamente mimado por eles. Uma revelação interna de Cristo, eclipsa completamente a beleza e a glória daqueles objetos que encantam os ímpios. Sua linguagem agora é: "O que mais tenho eu a fazer com os ídolos?" (Os 14:8). Moisés considerou o próprio "opróbrio de Cristo, maiores riquezas do que os tesouros do Egito" (Hb 11: 26). Mesmo que ele sofra uma recaída, e seu amor por Cristo esfrie tanto, por um determinado tempo, e ele volte para as lentilhas das quais os não regenerados se alimentam - ele as acha que não são melhores do que "bolotas" que os porcos comem.

10. Uma visão espiritual do Filho evoca ZELO. Há, de fato, muitos que "têm zelo por Deus, mas não segundo o conhecimento profundo de Cristo na alma" (Rm 10:2), pois emana da energia febril da carne - em vez de ser movido pelo Espírito Santo; é dirigido por impulsos, razões carnais ou tradição — em vez de por meio da Palavra de Deus.

Mas uma revelação interior de Jesus Cristo transmite tal conhecimento experiencial Dele, pois regulariza nossas energias e leva a alma a sofrer por Ele. O amor por Ele o constrange a promover Sua causa e ajudar Seus seguidores. Ele tem um verdadeiro zelo pela honra e glória de Cristo - como o leva a negar a si mesmo, separar-se do mundo e seguir o caminho de Seus mandamentos. Embora ele seja ridicularizado e perseguido, essas coisas não o comovem, e ele não considera sua vida preciosa para si mesmo. Se tais efeitos como os acima foram produzidos em vocês, meus leitores, Bem-aventurados os vossos olhos, porque veem” (Mt 13:16).

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!