quinta-feira, 1 de setembro de 2022

 

Submissão a Deus. 

Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink (escrito em: 1945) 

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

“E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.” (Jó 1:21).

Quando alguma perda dolorosa ou calamidade severa recai sobre eles, há muitos que lamentam o fato de não terem a mesma renúncia do patriarca Jó— mesmo em circunstâncias mais extremas — mas é de se temer que poucos façam qualquer tentativa séria de determinar por que eles são tão carentes, ou que a explicação certa seria aceita se o fizessem. Provavelmente a maioria dos cristãos professantes diria: "É porque o Senhor não tem o prazer de me dar a graça necessária." Por mais piedoso que possa parecer, em muitos casos, seria a linguagem da insinceridade — se não de algo pior. Se isso foi dito por desculpa ou auto-atenuação para um espírito de murmuração, é uma calúnia perversa sobre o personagem Divino! Que seja claramente reconhecido que a verdadeira razão — e a única razão, no que nos diz respeito — por que Deus não nos concede mais graça, é porque não usamos o que Ele já nos concedeu! Lucas 8:18.

Aquiescência na providência divina, quando Deus tira de nós o que está próximo e querido, não é uma alta realização espiritual que é alcançada em ocasiões especiais. Assim como aquele que não está acostumado com o uso regular de certos músculos é incapaz de qualquer exercício extenuante deles quando colocado em um teste real, assim também é, com o emprego de nossas graças. O homem comum que constantemente dirige em seu carro, ou aquele que se senta mais durante o dia em seu escritório e anda de ônibus ou trem de casa para seu trabalho e vice versa — estaria cansado se andasse cinco milhas em um trecho, bastante exausto se fossem dez, e totalmente incapaz de aguentar por vinte. Mas um pastor ou fazendeiro que passou a maior parte de sua vida em seus pés cruzando os pântanos ou caminhando em seus campos, não encontraria nenhuma tensão indevida para cobrir uma única viagem de 20 milhas. Aquele que permitiu que sua mente vagasse aqui e ali enquanto estava envolvido em uma leitura comum, não pode de repente se concentrar em um bom livro quando ele deseja fazê-lo. O mesmo princípio obtém no reino espiritual: Não existe tal coisa como fazer um esforço extraordinário de qualquer graça — se não estiver em exercício regular.

Voltando ao nosso texto: Qual foi o caráter do homem que deu expressão a essas palavras honradas por Deus? É muito importante pesar cuidadosamente a questão, pois caráter e conduta estão tão inseparavelmente conectados, como são causa e efeito. A resposta é fornecida no contexto. Essas palavras emitidas a partir do coração de alguém que era "perfeito [sincero] e ereto, e aquele que temia a Deus, e evitava o mal" (Jó 1:1), que é apenas uma maneira amplificada de dizer que ele era um homem piedoso.

Agora, a primeira característica e evidência de piedade genuína é uma caminhada obediente; e obediência em está fazendo a vontade de Deus de coração. Ou em outras palavras, obediência é uma submissão à Sua autoridade, uma conduta minha de acordo com as regras que ele prescreveu para mim. Se, então, eu tenha formado o hábito de me conformar com a vontade preceptiva de Deus (que necessariamente pressupõe negar as luxúrias da carne), haverá pouca dificuldade em me submeter à Sua vontade providencial. Se eu for fiel em fazer o primeiro, eu vou estar desmentindo em concordar com o último. Mas se eu desrespeitar um, me rebelarei contra o outro.

"O Senhor deu - e o Senhor levou embora; abençoado seja o nome do Senhor. Essa era a linguagem de quem estava acostumado a possuir a autoridade de Deus.

Era a linguagem de alguém que se rendeu a Suas reivindicações justas, e o trono de cujo coração estava realmente ocupado por Ele. Não foi a explosão repentina de alguém que até então tinha seguido seus próprios desejos e dispositivos - mas sim de um santo genuíno que tinha sido verdadeiramente sujeito à vontade divina. Era a linguagem de quem reconhecia e possuía que Deus tinha o direito perfeito de pedir sua vida e a de sua família— assim como parecia bom à sua vista. Era a língua de quem segurava tudo em sujeição à vontade daquele com quem ele tinha que fazer. Não foi um espasmo excepcional de piedade — mas sim o que fez manifestar o temor geral de sua espiritualidade. Meu leitor; os sofrimentos da vida demonstram o que está em nós de fato, o que realmente somos: eles fazem manifestar as coisas ocultas do nosso coração.

Há uma vontade de Deus que somos obrigados a realizar — e há também uma vontade de Deus na qual devemos, felizmente, concordar. A primeira é Sua vontade preceptiva, que é conhecida em Seus mandamentos; este último em Sua vontade providencial, que regula todos os nossos assuntos. E quanto mais executamos o primeiro, mais fácil acharemos que ele aceite e conforme nossos corações com a última.

Submissão cristã é, portanto, uma coisa dupla; ou melhor, tem respeito a dois aspectos do nosso dever e tem a ver com duas relações diferentes que Deus nos sustenta — como nosso Rei e nosso Provedor. O primeiro aspecto da submissão é tomar o jugo divino sobre nós, estar em sujeição à autoridade divina, para ter todos os nossos caminhos regulados pelos estatutos divinos. O segundo aspecto da submissão é receber como da mão de Deus, o que vier a mim de forma providencial, com o reconhecimento de Seu direito absoluto de tirar o mesmo — quando Ele julgar que será mais útil para Sua glória e meu bem. Quando oramos, como estamos ordenados e orientados a fazer, "Que Sua vontade seja feita na terra — como é no céu" (Mateus 6:10), a ênfase deve ser colocada nas palavras "seja feita a sua vontade".

É, em primeiro lugar, um pedido para que a vontade divina possa ser feita em nós, pois só podemos trabalhar nossa "própria salvação com medos e tremores", pois Deus tem o prazer de trabalhar em nós "tanto à vontade quanto ao seu bom prazer" (Filipenses 2:12-13); pois é assim que Deus escreve Sua lei em nossos corações. Apenas quando Sua vontade é forjada em nós - nossas vontades rebeldes são então, submetidas em acordo com a suprema vontade de Deus.

Segundo, é um pedido para que o Divino possa ser realizado por nós. O primeiro é para o segundo. A vontade de Deus é feita por nós — quando consciente e voluntariamente nos abstemos e evitamos essas coisas que Ele proibiu, e quando praticamos essas coisas que Ele nos ordenou. Em terceiro lugar, é um pedido para que o Divino possa ser aceitável para nós, para que possamos estar satisfeitos com o que lhe agrada; podemos receber, felizmente, qualquer coisa que Deus esteja satisfeito em nos enviar ou nos dar — Suas punições não excedidas ou suas dadivas grandiosas e graciosas. A exemplificação perfeita do que temos procurado trazer acima, é encontrada em nosso abençoado Redentor.

Primeiro, não havia nada dentro dele que fosse contrário a Deus, que era capaz de resistir à sua vontade. Ele era essencialmente santo - tanto em Sua Pessoa Divina quanto em Sua natureza humana; e como o homem segundo o coração de deus declarou: "Sua lei está dentro do meu coração" (Salmo 40:8). Segundo, quando Ele entrou neste mundo, foi com a afirmação: "eu venho fazer a Sua vontade, Ó Deus" (Hebreus 10:7); e tão completamente fez isso ser bom, ele poderia dizer: "Eu sempre faço aquelas coisas que lhe agradam" (João 8:29).

Terceiro, Ele nunca pronunciou o menor murmúrio contra a providência divina; mas, em vez disso, declarou: "Você me designou a minha porção e meu copo; você fez meu lote seguro. As linhas de fronteira caíram para mim em lugares agradáveis; certamente eu tenho uma herança deliciosa" (Salmo 16: 5-6).

E quando o teste supremo veio, Ele humildemente curvou-se, dizendo: "O cálice que meu Pai me deu - não devo eu beber?" (João 18:11). Quando em Getsêmani, Ele orou: "Que sua vontade seja feita" (Mateus 26:42).

Se — então, devemos ser capazes de dizer como Jó fez quando tão severamente testado, devemos emular sua conduta anterior e trilhar regularmente o caminho da obediência. Além disso, devemos "aprender a nos sentarmos soltos a todos os confortos mundanos e estar prontos para nos separarmos de tudo quando Deus exigir. Alguns de vocês podem talvez ter amigos que são tão queridos para você como suas próprias almas; e outros podem ter filhos em cujas vidas suas próprias vidas estão ligadas: todos têm seus problemas e suas delícias particulares. Trabalho, mão-de-obra, seus filhos e filhas de Abraão para resigná-los de hora em hora em afeto a Deus, que quando Ele exigirá que vocês realmente os sacrifiquem — você não poderá conferir com carne e sangue mais do que o abençoado patriarca fez." George Whitefield (1714-1770).

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!