quinta-feira, 1 de setembro de 2022

A Doutrina da Garantia da Salvação.
Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink (escrito em: 1932)

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

A título de introdução e, a fim de familiarizar o leitor com o ângulo particular de ponto de vista do qual agora abordamos nosso tema atual, que seja apontado que as mudanças de condições na Cristandade exigem uma ênfase cada vez maior em diferentes aspectos da verdade divina. O espaço permitiu e se o escritor estivesse totalmente equipado para tal tarefa – seria ao mesmo tempo interessante e instrutivo dar em detalhes a história do ensino da Garantia ao longo desta dispensa. Em vez disso, mal podemos desenrolá-lo. Em diferentes períodos, os verdadeiros servos de Deus tiveram que enfrentar situações amplamente diferentes e enfrentar erros de caráter variado.

Isso exigiu uma campanha de ataque e defesa adaptada às exigências de muitas situações. As armas adequadas para um conflito - eram bastante inúteis para outro, novas por demais que precisavam ser constantemente retiradas do arsenal das Escrituras.

No final daquele longo período conhecido como "idade das trevas" (embora ao longo dela, Deus nunca se deixou sem uma testemunha clara), quando o Senhor causou uma enxurrada de luz para romper sobre a cristandade, os Reformadores foram confrontados pelos erros vorazes do romanismo, entre os quais sua insistência de que ninguém poderia ser positivamente assegurado de sua salvação até que a hora da morte fosse alcançada.

Isso fez com que Lutero e seus contemporâneos entregassem uma mensagem positiva, buscando estimular a confiança em relação a Deus e o domínio de Suas promessas. No entanto, é preciso reconhecer que houve momentos em que seu zelo os levou longe demais, levando a uma posição que não poderia ser defendida com sucesso nas Escrituras. Muitos dos Reformistas insistiram que a garantia era um elemento essencial para salvar a própria fé, e que a menos que uma pessoa soubesse que ele era "aceito no Amado", ele ainda estava em seus pecados. Assim, na revolta do romanismo - o pêndulo protestante balançou muito para o lado oposto. Na grande misericórdia de Deus, o equilíbrio da verdade foi restaurado nos dias dos puritanos. A doutrina principal que Lutero e seus companheiros enfatizaram tão à força era a justificativa apenas pela fé - mas no final do século XVI e no início do século XVII, homens como Perkins, Gattaker, Rollock, etc... tornaram proeminente a doutrina colateral da santificação pelo Espírito. Durante os 50 anos seguintes, a igreja na Terra foi abençoada com muitos homens "poderosos nas Escrituras", profundamente ensinados por Deus e habilitados por Ele a manter um ministério bem alicerçado.

Homens como Goodwin, Owen, Charnock, Flavel, Sibbes, etc... embora vivendo em tempos turbulrntos e sofrendo perseguição feroz, ensinaram a Palavra com mais ajuda (em nosso julgamento) e foram mais usados de Deus do que qualquer outro desde os dias dos apóstolos até a hora atual. O ministério dos puritanos era uma busca excessiva. Enquanto ampliava a graça livre de Deus em termos incertos, enquanto ensinava claramente que a satisfação de Cristo sozinho dava título ao Céu, ao mesmo tempo em que repudiavam enfaticamente todos os méritos da criatura - eles, no entanto, insistiam que uma obra sobrenatural e transformadora do Espírito no coração e na vida do crente era indispensável para torna-lo apto para o Céu.

Os professores foram rigidamente testados e os resultados e frutos da fé foram exigidos antes de sua presença ser admitida. O autoexame era frequentemente insistido e detalhes completos dados sobre como se poderia verificar que ele era uma "nova criatura em Cristo Jesus". Os cristãos eram constantemente instados a "garantir sua convocação e eleição" (2 Pedro 1:10) ao verificar que eles tinham evidências claras do mesmo. Embora as condições estivessem longe de serem perfeitas - ainda há boas razões para concluir que almas mais iludidas eram desenganadas e as hipócritas expostas; mais do que em qualquer outro período desde o primeiro século.

O século XVIII testemunhou uma triste declamação e partida da fé. A prosperidade mundana trouxe deterioração espiritual. Como os líderes puritanos morreram, nenhum foi levantado para preencher seus lugares. A ervava satânica do arminianismo se espalhou rapidamente, seguido pelo deísmo (Unitarianismo), e outros erros fatais. A mundanidade engoliu as igrejas - e a ilegalidade e a maldade eram desenfreadas. O evangelho-trompete era quase silencioso e o remanescente do povo de Deus diminuiu para um punhado insignificante e indefeso.

Mas onde o pecado abundou - a graça fez muito mais abundancia. Mais uma vez a luz de Deus brilhou poderosamente na escuridão - Whitefield, Romaine, Gill, Hervey, e outros sendo criados por Deus para reviver Seus santos e converter muitos pecadores a Cristo. A principal ênfase de sua pregação e ensino foi sobre a graça soberana de Deus como exposto na aliança eterna, a certa eficácia da expiação de Cristo e para quem foi feito, e o trabalho do Espírito em regeneração. Sob os reavivamentos dados por Deus da última parte do século XVIII, as grandes doutrinas da fé cristã ocupavam o lugar mais proeminente.

Para que o equilíbrio da verdade pudesse ser preservado durante as próximas duas ou três gerações, tornou-se necessário que os servos de Deus enfatizassem o lado experimental das coisas. A ortodoxia intelectual não qualifica nenhuma criatura para o Céu. Deve haver uma transformação moral e espiritual, um milagre da graça forjada dentro da alma, que começa na regeneração e é continuada pela santificação. Durante esse período, a exposição doutrinária recuou cada vez mais para o fundo, e a aplicação prática da Palavra ao coração e à vida foi a característica nos círculos ortodoxos. Isso exigiu um autoexame sério, e que, em muitos casos, resultou em dúvidas e desânimo. Quando um devido equilíbrio não é preservado por pregadores e professores entre os lados objetivo e subjetivo da verdade — onde este último prepondera, seja uma espécie de misticismo ou falta de garantia se segue.

A segunda metade do século passado encontrou muitos círculos de cristãos professando nas fronteiras do arminianismo com os reformados. Em muitas “igreja”, a garantia total da salvação era vista como uma espécie de fanatismo ou como presunção carnal. Indevidamente ocupados consigo mesmos, mal instruídos sobre as "duas naturezas" no cristão — milhares de pobres almas consideravam dúvidas e medos, suspiros e gemidos, como a maior evidência de um estado regenerado; mas aqueles que estavam sendo misturados com luxúrias mundanas e carnudas - os sujeitos tinham medo de afirmar que eram filhos de Deus.

Para enfrentar essa situação, muitos evangelicalistas e professores mal treinados procuraram direcionar a atenção para Cristo e Seu "trabalho acabado", e para obter a confiança de seus ouvintes sobre a palavra de Deus nua. Assim, enquanto um mal foi corrigido - outro foi cometido. Enquanto a carta das Escrituras foi homenageada - o trabalho do Espírito foi (involuntariamente) desonrado. Supondo que eles tinham um remédio que certamente funcionaria em todos os casos, um trabalho superficial resultou, as consequências das quais estamos colhendo agora. Milhares de almas que não dão nenhuma evidência de ter nascido de novo - estão bastante confiantes de que Cristo as salvou. A partir do breve esboço apresentado acima, será visto que o pêndulo balançou de um lado para o outro. O homem é uma criatura de extremos - e nada além da graça de Deus pode permitir que qualquer um de nós escolha voluntariamente o caminho do meio.

Um estudo cuidadoso do curso da história religiosa também revela o fato de que os servos de Deus têm sido obrigados, de tempos em tempos, a variar sua nota de ênfase. Este é um significado dessa expressão, "E ser estabelecido na verdade atual" (2 Pedro 1:12) — ou seja, aquele aspecto ou linha de verdade particular que é mais necessário a qualquer momento.

Em vez de ganhar terreno, os puritanos teriam perdido - se tivessem apenas ecoado o que os Reformadores haviam ensinado. Não foi que Owen contradisse Lutero - em vez disso, ele o complementou. Onde o estresse particular foi colocado sobre os conselhos da graça soberana e a justiça imputada de Cristo - isso precisa ser seguido pela atenção que está sendo atraída para o trabalho do Espírito dentro dos santos. Da mesma forma, onde muito ministério foi dado sobre o estado cristão - há a necessidade de uma exposição clara de sua posição diante de Deus.

É verdadeiramente deplorável que tão poucos tenham reconhecido a necessidade de aplicar o princípio que acaba de ser mencionado. Muitos, tendo um zelo que não é temperado pelo conhecimento, suponha que, como algum servo honrado de Deus no passado foi concedido muito sucesso através de sua moradia tão amplamente sobre uma linha particular de verdade - que eles terão o mesmo sucesso desde que o imitassem. Mas as circunstâncias alteram os casos. Os diferentes estados pelos quais a igreja professante passa — exige um ministério diferente. Existe tal coisa como "uma palavra falada na temporada" (Pv. 15:23). O que pode agradar a Deus abrir os olhos de muitos para ver o que é mais "sazonal" para os tempos degenerados em que nosso lote é lançado, e conceder-lhes discernimento espiritual para reconhecer que mesmo muitas porções da verdade divina podem ser altamente prejudiciais para as almas se lhes derem fora da estação.

Reconhecemos este fato facilmente em conexão com coisas materiais. Por que estamos tão lentos para fazê-lo quando se trata de coisas espirituais? Carnes e nozes são nutritivos — mas quem pensaria em alimentar um bebê com elas? Assim, a doença do corpo exige uma mudança de dieta. O mesmo acontece com a alma. Para deixar isso mais claro, vamos selecionar um ou dois casos extremos.

A verdade do castigo eterno deve ser fielmente pregada por todos os servos de Deus - mas uma mulher de coração partido, que tinha acabado de perder seu marido ou filho, seria um público adequado?

A glória e a felicidade do Estado celestial é um tema precioso - mas seria apropriado apresentá-lo a um cristão professante que estava intoxicado?

A segurança eterna dos santos é claramente revelada na Sagrada Escritura, mas isso me justifica pressioná-lo sobre a atenção de um filho de Deus?

Nossa introdução foi longa - mas consideramos necessário abrir caminho para o que se segue. O servo de Deus enfrenta hoje uma situação terrivelmente séria e solene. Muito do que é querido de todos para o seu coração, ele tem em grande parte para ser silencioso. Se ele deve lidar fielmente com almas, ele deve dirigir-se à condição em que eles estão. A menos que ele esteja muito atento, a menos que ele constantemente busque sabedoria e orientação de cima - é provável que ele piore as coisas ruins.

De todos os lados estão pessoas cheias de garantias - certas de que estão viajando para o Céu. No entanto, suas vidas diárias mostram claramente que eles são enganados e que sua garantia é apenas carnuda.

Milhares estão, para usar suas próprias palavras, "descansando em João 3:16" e não têm a menor dúvida de que passarão a eternidade com Cristo. No entanto, é o dever limitado de todos os verdadeiros servos de Deus dizer à grande maioria deles que eles estão lamentavelmente iludidos por Satanás.

Que possa agradar a Deus nos dar a orelha e a atenção séria de alguns deles. Algum tempo atrás, lemos de um incidente, foi o seguinte. Há quase cem anos, as condições na Inglaterra eram semelhantes ao que aconteceu recentemente nos Estados Unidos da América. Os bancos estavam falindo e as pessoas estavam em pânico. Um homem, que tinha perdido a confiança nos bancos, sacou todo o seu dinheiro em notas de cinco libras e, em seguida, conseguiu um amigo para transformá-los em ouro. As condições pioraram, outros bancos faliram, e alguns amigos deste homem disseram-lhe que tinham perdido tudo. Com muita confiança, ele os informou que tinha sacado seu dinheiro, tinha transformado em ouro, e que isso estava secretamente escondido onde ninguém iria encontrá-lo, de modo que ele estava perfeitamente seguro. Um pouco mais tarde, quando precisou comprar algumas coisas, ele foi ao seu tesouro secreto e tirou cinco soberanos dourados. Ele ia de uma loja para outra, mas ninguém as aceitava - eram ruins. Completamente alarmado, ele foi até o seu dinheiro escondido, só para descobrir que era tudo moeda falsa!!!

Agora caro leitor, você também pode ter certeza de que sua fé em Cristo é verdadeiro "ouro", e ainda assim, afinal, estar enganado. O perigo disso não é imaginado, mas real. O coração humano é terrivelmente enganador (Jeremias 17:9). A Palavra de Deus nos adverte claramente que: "Há uma geração que é pura em seus próprios olhos — e ainda não é lavada de sua imundície" (Provérbios 30:12). Você pergunta (Ó que você pode, em profunda seriedade e verdade), como posso ter certeza de que minha fé é genuína e salvadora?

A resposta é, testá-lo. Certifique-se de que é a "fé dos eleitos de Deus" (Tito 1:1). Verifique se sua fé está acompanhada ou não com aqueles frutos que são inseparáveis de uma fé dada por Deus e feita pelo Espírito.

Provavelmente muitos estão prontos para dizer: "Não há necessidade de eu ser colocado em tal problema. Eu sei que minha fé é uma salvação, pois estou descansando no trabalho final de Cristo." Mas querido amigo, é tolice falar assim. O próprio Deus propõe ao Seu povo que faça sua "convocação e eleição com certeza" (2 Pedro 1:10). Isso é uma exortação desnecessária? Não coloque sua confiança vã - contra a sabedoria divina. É Satanás que está se esforçando tanto para manter muitos nesta mesma tarefa, para que eles não descubram que sua casa é construída na areia. Há esperança para quem descobre sua ilusão, mas não há nenhuma para aqueles que passam a acreditar na mentira do diabo e descansam contentes com a paz muito real, mas falsa que ele dá a tantas de suas pobres vítimas.

O próprio Deus nos forneceu testes, e estamos loucos se não aproveitarmos a nós mesmos e nos medirmos honestamente por eles. "Estas coisas eu escrevi para você que acredita no nome do Filho de Deus; que você pode saber que você tem vida eterna, e que você pode acreditar [de forma mais inteligente] no nome do Filho de Deus" (1 João 5:13). O próprio Espírito Santo comoveu um de Seus servos para escrever toda uma epístola para nos instruir como saberemos se temos ou não a vida eterna.

Parece que a questão pode ser determinada e resolvida tão facilmente quanto tantos pregadores e escritores atuais a representam? Se nada mais do que uma firme persuasão da verdade de João 3:16 é necessária para me assegurar da minha salvação - então por que Deus deu toda uma epístola para nos instruir sobre este assunto? Que a alma realmente preocupada leia lentamente e pensativamente através desta primeira epístola de João, e deixe-o observar devidamente que nem uma vez em seus cinco capítulos é-nos dito: "Sabemos que passamos da morte para a vida porque estamos descansando sobre o trabalho final de Cristo." A ausência total de tal afirmação deve certamente nos convencer de que algo deve estar radicalmente errado com o ensino popular sobre este assunto.

Mas não só não há tal declaração feita nesta epístola, em uma passagem contém algo familiar, "Nós sabemos", é exatamente o inverso do que agora está sendo amplamente defendido como o fundamento da garantia cristã. "E por este meio sabemos que o conhecemos - se mantivermos seus mandamentos" (1 João 2:3). Não é tão claro o suficiente? Uma vida piedosa é a primeira prova de que sou filho de Deus.

Mas vamos observar a declaração solene que imediatamente se segue. "Aquele que diz: 'Eu o conheço', e não mantém seus mandamentos – é um mentiroso, e a verdade não está nele" (1 João 2:4). Essas palavras te irritam? Não me importo. Elas são de Deus, não nossas. Você se recusa a ler mais deste artigo? Isso seria um mau sinal. Um coração honesto não teme a luz. Uma alma sincera está disposta a ser revistada pela verdade. Se você é incapaz de suportar agora as fracas sondagens de um de Seus servos - então como irá se sair em um dia breve, quando o próprio Senhor deve procurá-lo?

Ó caro amigo, dê uma chance justa à sua pobre alma e esteja disposto a verificar se sua fé é trigo de verdade - ou apenas joio. Se provar que é o último - ainda há tempo para você se humilhar diante de Deus e chorar a Ele para lhe dar a fé salvadora. Mas nesse dia será tarde demais!

"Aquele que diz: 'Eu o conheço', e não mantém seus mandamentos – é um mentiroso, e a verdade não está nele" (1 João 2:4). Como é simples e pontiagudo essa linguagem! Quão solene é sua clara insinuação! Você não vê, caro leitor, este versículo claramente implica que há aqueles que afirmam conhecer Cristo - e ainda são mentirosos? O pai das mentiras os enganou - e ele está fazendo tudo ao seu alcance para evitar que eles sejam esclarecidos. É por isso que o leitor não regenerado acha este artigo tão inpalatável e deseja se afastar dele. Ó, resista a esta inclinação, nós imploramos a você.

Deus nos deu este mesmo verso pelo qual podemos medir-nos e descobrir se nossa "garantia de salvação" suportará ou não o teste de Sua Santa Palavra. Então não aja como o avestruz bobo, que enterra sua cabeça na areia, em vez de enfrentar seu perigo.

Vamos citar mais um verso desta primeira passagem "sabemos" na epístola de João. "Mas quem mantém sua palavra, nele realmente é o amor de Deus aperfeiçoado – por este meio sabemos que estamos nele" (1 João 2:5). Isso está em contraste acentuado do verso anterior. O apóstolo foi movido para definir diante de nós algumas evidências bíblicas claras de fé espiritual e amor, que constituem a diferença vital entre ovelhas e cabras.

No versículo 4, é o professor vazio que diz: "Eu conheço Cristo como meu salvador pessoal." Ele tem um conhecimento teórico - mas não um conhecimento vital dele. Ele se gaba de estar descansando no trabalho final de Cristo, e está confiante de que está salvo - mas não mantém Seus mandamentos. Ele ainda é um enganador de si mesmo. Como lemos em Salomão, ele é "sábio em suas próprias vaidades;" (Pv. 26:16). Ele fala corajosamente, mas anda descuidadamente.

No versículo 5, é o cristão genuíno que está à vista. Ele não diz "Eu o conheço", em vez disso ele prova isso. O apóstolo não está aqui apresentando Cristo como objeto imediato de fé, mas está descrevendo-o que foi ao Senhor para se refugiar - e isso pelos efeitos produzidos. Nele, a Palavra de Cristo é tudo - sua comida, sua meditação constante, seu gráfico. Ele "mantém", na memória, no coração, em ação. Os "mandamentos" de Cristo ocupam seus pensamentos e orações, tanto quanto suas promessas. Aquela Palavra trabalhando nele...

Subjuga seus desejos carnais, alimenta suas graças, e os atrai para o exercício e ato real.

Essa Palavra tem um lugar tão grande em seu coração e mente que ele não pode deixar de dar provas do mesmo em sua palestra e caminhada. Desta forma, o "amor de Deus é aperfeiçoado" (1 João 2:5). A semelhança familiar está claramente estampada sobre ele. Todos podem ver a qual "pai" ele pertence — (João 8:44).

"Quem mantiver sua palavra... por este meio [desta forma] sabemos que estamos nele. Manter a palavra dele perfeitamente? Não. Mas, na verdade, caracteristicamente, em profundo desejo e esforço honesto para fazê-lo? Sim. Regeneração é aquele milagre da graça divina forjada na alma que...

Alinha os afetos para com Deus, traz a vontade humana para a sujeição ao divino, e produz uma mudança real e radical na vida. Essa mudança é da mundanidade — à divindade; da desobediência - à obediência. No novo nascimento, o amor de Deus é derramado no coração pelo Espírito Santo, e esse amor se manifesta em um desejo dominante e propósito sincero de agradar em todas as coisas – aquele que me arrancou como uma depravação total do pecado original, para a sua maravilhosa luz.

Há uma diferença maior entre o cristão genuíno e os enganados auto-professados cristãos - do que há entre um homem vivo e um cadáver. Ninguém precisa ficar em dúvida se eles vão honestamente medir-se pela Palavra Sagrada de Deus.

Só resta espaço para considerarmos outras Escrituras, ou seja, a parábola do semeador. Por que o Senhor Jesus nos deu essa parábola? Por que, mas para me levar a um inquérito sério e exame diligente para descobrir que tipo de "ouvinte" eu sou.

Nessa parábola, Cristo comparou aqueles que ouvem a Palavra a vários tipos de terra sobre as quais as sementes   caem. Ele dividiu-os em quatro classes diferentes. Três dos quatro não trouxeram frutas à perfeição. Isso é extremamente solene e merece nossa atenção. Em um caso, o diabo arranca a boa semente do coração (Lucas 8:12).

Em outro caso, eles "acreditam por um tempo — e em tempo de tentação eles caem" (Lucas 8:13). Em outro caso, eles são "sufocados com carinhos e riquezas e prazeres desta vida" (Lucas 8:14). Você, meu leitor, é descrito em um desses? Não ignore essa pergunta, nós imploramos. Encare-o honestamente e certifique-se quais dos vários solos representam seu coração.

Mas há alguns ouvintes do "bom terreno". E como eles devem ser identificados? O que o infalível Filho de Deus disse deles? Como ele os descreveu? Ele disse: "Aqueles em terreno bom são aqueles que descansam sobre a Palavra de Deus e não duvidam de Suas promessas; são completamente convencidos de que são salvos - e ainda assim continuar vivendo o mesmo tipo de vida que antes"? Não, ele não fez isso. Em vez disso, Ele declarou: "Mas aqueles em terreno bom são eles, que de um coração honesto e bom, tendo ouvido a palavra, mantêm-na, e produzem muitos frutos com paciência" (Lucas 8:15).

Ah, caros leitores, o teste é fruto — não conhecimento, não ostentação, não ortodoxia, não alegria — mas FRUTOS, e tais "frutos" como a mera natureza não pode produzir. É o fruto da videira, ou seja, semelhança com Cristo, sendo conformado com Sua imagem. Que o Espírito Santo procure cada um de nós e encontre estes frutos maravilhosos. 

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!