quinta-feira, 1 de setembro de 2022

 

Nossa Responsabilidade Diante de Jesus Cristo. 

Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" (Mateus 16:24).

"Então disse Jesus aos Seus discípulos, se qualquer homem o fizer"; a palavra "vontade" aqui significa "desejo" assim como naquele verso, "Se algum viverá piedosamente". Significa "determinar". "Se algum homem quiser ou deseja vir atrás de Mim, deixe-o negar a si mesmo e pegar sua cruz (não uma cruz — mas sua cruz) e me seguir." Então, em Lucas 14:27 Cristo declarou: "E quem não carrega sua cruz, e vem atrás de Mim, não pode ser meu discípulo." Portanto, o seguir a Cristo não é opcional. A vida cristã é muito mais do que assinar um sistema de verdades, ou adotar um código de conduta — ou de se submeter a ordenanças religiosas. A vida cristã é principalmente para uma pessoa; uma experiência de companheirismo com o Senhor Jesus Cristo, e apenas em proporção como sua vida é vivida em comunhão com Cristo, a essa medida você está vivendo a vida cristã, e apenas nessa medida.

A vida cristã é uma vida que consiste em seguir Jesus. "Se algum homem vier atrás de Mim, deixe-o negar a si mesmo, e pegar sua cruz, e seguir-me." Ó que você e eu possamos ganhar distinção para a proximidade de nossa caminhada a Cristo! Há uma classe descrita nas Escrituras de quem se diz: "Estes são aqueles que seguem o Cordeiro onde quer que Ele vá." Mas é triste dizer que há outra classe, e uma grande classe, que parecem seguir o Senhor de forma adequada, porém, sem coração, ocasionalmente, distante. Há muito do mundo e muito de si mesmo em suas vidas — e tão pouco de Cristo. Três vezes feliz ele será, se como Calebe - seguir o Senhor plenamente.

Agora, amado, nosso principal negócio e desejo é seguir Cristo — mas há dificuldades no caminho. Há obstáculos no caminho, e é para eles, que a primeira parte do nosso texto se refere. Você nota que as palavras "siga-me" vêm no final. E o mundo com suas dez mil atrações e distrações é um obstáculo; e, portanto, Cristo diz: "Se algum homem virá após Mim - (primeiro) deixe-o negar a si mesmo, (segundo) pegar sua cruz, (terceiro) e seguir-me." E lá aprendemos a razão pela qual tão poucos cristãos professando estão seguindo-o de perto, manifestamente, consistentemente.

O primeiro passo para um seguidor diário de Cristo, é a negação de si mesmo. Há uma grande diferença, irmãos e irmãs, entre negar a si mesmo e a chamada auto-negação. A ideia popular que prevalece tanto no mundo quanto entre os cristãos, é a de desistir de coisas que gostamos. Há uma grande diversidade de opiniões sobre o que deve ser desistido. Há alguns que o restringiriam ao que é caracteristicamente mundano — como teatro, dança ou outros tipos de diversões. Mas métodos como esses só promovem o orgulho espiritual, pois certamente eu mereço algum crédito — se eu desistir mais do que meus amigos.

O que Cristo fala em nosso texto (que o espírito de Deus o aplique às nossas almas esta manhã); como o primeiro passo para segui-lo, é - a negação do próprio EU - não simplesmente algumas das coisas que são agradáveis a si mesmos. Não algumas das coisas depois das quais a auto-negação - mas o negar a si próprio. O que isso significa, "Se algum homem virá após Mim, deixe-o negar a si mesmo?"

Significa, em primeiro lugar, abandonar sua própria justiça; mas significa muito mais do que isso. Esse é apenas o seu primeiro significado. Significa recusar-se a descansar sobre minha própria sabedoria. Significa muito mais do que isso.

Significa deixar de insistir nos meus próprios direitos. Significa repudiar a si mesmo. Significa deixar de considerar nossos próprios confortos, nossa própria facilidade, nosso próprio prazer, nosso próprio engrandecimento, nossos próprios benefícios. Significa, amado, dizer com o apóstolo, não vivo, mas eu, — mas Cristo vive em mim. Para mim o viver é obedecer a Cristo, servir a Cristo, honrar Cristo, me gastar por Ele. Isso é o que significa.

E "se algum homem vier após Mim", diz nosso Mestre, "deixe-o negar a si mesmo". Em outras palavras, é o que você tem em Romanos 12:1: "Apresente os seus corpos, como um sacrifício vivo a Deus." O segundo passo para seguir Cristo, é a tomada da CRUZ. "Se algum homem virá após Mim, deixe-o negar a si mesmo, e pegar sua cruz." Ah, meus amigos, viver a vida cristã é algo mais do que um luxo passivo; é uma empreitada séria. É uma vida que tem que ser disciplinada em sacrifício.

A vida do discipulado começa com a auto-renúncia e continua por auto-mortificação. Em outras palavras, nosso texto refere-se à CRUZ não apenas como um objeto de fé — mas como um princípio de vida, como o distintivo do discipulado, como uma experiência na alma. E, ouça! Assim como era verdade que o único caminho para o trono do Pai para Jesus de Nazaré era pela cruz — então o único caminho para uma vida de comunhão com Deus e a coroa no final para o cristão, é através da cruz. Os benefícios legais do sacrifício de Cristo são assegurados pela fé, quando a culpa do pecado é cancelada; mas a cruz só se torna eficaz sobre o poder do pecado habitante, quando se persevera em nossas vidas diárias.

Quero chamar sua atenção para o contexto. Vire-se comigo por um momento para Mateus 16, versículo 21: "Daquele tempo em diante começou Jesus a mostrar aos Seus discípulos, como ele deveria ir até Jerusalém, e sofrer muitas coisas pelas mãos dos anciãos, sacerdotes e escribas, e ser morto, e ser ressuscitar novamente no terceiro dia. Então Pedro começou a repreendê-lo. Ele estava cambaleando e disse: "Tenha pena de si mesmo, Senhor!" Isso expressou a política do mundo. Essa é a soma da filosofia mundial — auto-blindagem e auto-busca; mas o que Cristo pregou não era poupar-se - mas sacrificar-se. O Senhor Jesus viu na sugestão de Pedro uma tentação de Satanás — e Ele a jogou para longe dele. Então Ele se virou para seus discípulos e disse: "se algum homem virá após Mim — deixe-o negar a si mesmo, e pegar sua cruz, e seguir-me." Em outras palavras, o que Cristo disse foi o seguinte: eu estou indo até Jerusalém para a cruz - se alguém for de fato, meu seguidor - há uma cruz para ele. E, como diz Lucas 14: "Quem não carrega sua cruz — não pode ele, ser meu discípulo." Não só Jesus deve ir até Jerusalém e ser morto — mas todos que vierem após ele, devem pegar sua cruz. O "deve" é tão imperativo em um caso como no outro. A cruz de Cristo está sozinha — mas experimentalmente é compartilhada por todos que entram na vida eterna.

Agora, então, o que "a cruz" significa? O que Cristo quis dizer quando disse que "a menos que um homem pegue sua cruz"? Meus amigos, é deplorável que nesta data tardia, tal pergunta precise ser feita, e é mais deplorável ainda, que a grande maioria do próprio “povo de Deus” tenha concepções tão esdrúxulas do que a "cruz" representa. O cristão médio parece considerar a cruz neste texto, como qualquer julgamento ou problema que possa ser colocado sobre ele. O que quer que venha à tona que perturbe nossa paz, que é despreocupado com a carne, ou que irrita nosso temperamento, é encarado como uma cruz. Um diz: "Bem, essa é a minha cruz", e outro diz: "Bem, esta é a minha cruz", e outra pessoa diz que outra coisa é a cruz deles. Meus amigos, a palavra nunca é tão usada no Novo Testamento!

A palavra "cruz" nunca é encontrada no número plural, nem nunca é encontrada com o artigo indefinido antes dele, "uma cruz", note também que em nosso texto a cruz está ligada a um verbo na voz ativa e não à passiva. Não é uma cruz que está sobre nós, mas uma cruz que deve ser "tomada"! A cruz representa realidades definitivas que encarnam e expressam as principais características da agonia de Cristo.

Outros entendem a "cruz" como se referindo a deveres desagradáveis que eles relutantemente descarregam — ou a hábitos carnais que eles negam relutantemente. Eles imaginam que são transversais quando, impulsionados no ponto da consciência, eles se abstêm das coisas seriamente desejadas.

Essas pessoas invariavelmente transformam sua cruz em uma arma com a qual atacam outras pessoas. Eles desfilam sua auto-negação e saem por aí insistindo que outros devem segui-los. Tais concepções da cruz são tão farisaicas como falsas, e tão mentirosas quanto errôneas! Agora, como o Senhor me permite, deixe-me apontar três coisas que a cruz representa:

Primeiro, a cruz é a expressão do ódio do mundo. O mundo odiava Cristo, e seu ódio acabou por se manifestar por crucificá-lo. No 15º capítulo de João, sete vezes mais, Cristo se refere ao ódio do mundo contra Si mesmo e contra Seu povo. E apenas em proporção como você e eu estamos seguindo Cristo, apenas em proporção como nossas vidas estão sendo vividas como Sua vida foi vivida, apenas em proporção como nós saímos do mundo e estamos em comunhão com Ele - assim o mundo vai nos odiar!

Lemos nos Evangelhos que um homem veio e se apresentou a Cristo para ser discipulado, e ele pediu que ele primeiro fosse e enterrasse seu pai - um pedido muito natural, e talvez um muito louvável não! Mas a resposta do Senhor é quase surpreendente. Ele disse a esse homem: "Siga-me e deixe que os mortos enterrarem seus mortos." O que teria acontecido com aquele jovem se ele tivesse obedecido a Cristo?

Eu não sei se ele fez ou não - mas se ele fez, o que aconteceria? O que seus parentes e seus vizinhos pensariam dele? Eles seriam capazes de apreciar o motivo, a devoção que o fez seguir Cristo e negligenciar o que o mundo chamaria de dever filial? Ah, meus amigos, se vocês estão seguindo Cristo — o mundo vai pensar que você está louco — e alguns de vocês vão achar muito difícil suportar aspersões em sua sanidade. Sim, há alguns que acham as reprovações dos vivos — um julgamento mais difícil do que a perda dos mortos.

Outro jovem apresentou-se a Cristo para ser discipulado e pediu ao Senhor que primeiro ele pudesse ir para casa e dizer adeus aos seus amigos — um pedido muito natural não! certamente — e o Senhor lhe apresentou a cruz: "Nenhum homem, tendo colocado a mão no arado, e olhando para trás, está apto para o reino de Deus!" Naturezas afetuosas encontrar a chave de laços domésticos, muito difícil de suportar; mais difícil ainda são as suspeitas de entes queridos e amigos por terem sido desprezados!

Sim, a reprovação do mundo torna-se muito real — se estamos seguindo Cristo de perto. Nenhum homem pode continuar com o mundo — e segui-lo.

Outro jovem veio e se apresentou a Cristo e caiu aos Seus pés e o adorava, e disse: "Mestre, que coisa boa devo fazer?" e o Senhor lhe apresentou a cruz. "Venda tudo o que você tem e dê aos pobres — e venha me seguir. E o jovem foi embora triste. Cristo ainda está dizendo a você e a mim esta manhã:

"Quem não carrega sua cruz, e vem após Mim — não pode ser meu discípulo." A cruz representa a censura e o ódio do mundo. Mas como a cruz foi voluntária para Cristo, é para seu discípulo. Pode ser evitado ou aceito. Pode ser ignorado ou "retomado"! Mas em segundo lugar, a cruz representa uma vida que é voluntariamente entregue à vontade de Deus. Do ponto de vista do mundo, a morte foi um sacrifício voluntário. Vire-se por um momento para o 10º capítulo de João, começando no 17º verso: "Portanto, meu pai me ama, porque eu entrego minha vida, para que possa tomá-la novamente. Nenhum homem tira-a de mim, mas eu dei a mim mesmo. Eu tenho poder para entrega-la, e tenho poder para toma-la novamente. Por que ele assim entregou sua vida? Veja a frase final do versículo 18: "Este mandamento recebi do Meu Pai." A cruz foi a última exigência de Deus sobre a obediência de Seu Filho.

8 E sendo encontrado na aparência como um homem, ele se humilhou e tornou-se obediente à morte" (esse foi o clímax, que foi o fim do caminho da obediência), "até mesmo a morte da cruz!" Cristo nos deixou um exemplo de que devemos seguir seus passos. A obediência de Cristo deve ser a obediência do cristão — voluntária, não obrigatória; contínuo, fiel, sem qualquer reserva, até a morte. A cruz então significa obediência, consagração, rendição, uma vida colocada à disposição de Deus. "Se algum homem vier após Mim, deixe-o pegar sua cruz e me seguir" e "Quem não suportar sua cruz e vir — não pode ser meu discípulo." Em outras palavras, caros amigos, a cruz representa o princípio do discipulado, nossa vida sendo guiada pelo mesmo princípio que a de Cristo foi. Ele veio aqui - e Ele não agradou a si mesmo; não vivo, mas eu; este é nosso lema. Ele fez-se de nenhuma reputação: eu também. Ele foi fazer o bem: eu também deveria. Ele não veio para ser ministrado até - mas para ministro; Assim como nós.

Tornou-se obediente até à morte, mesmo à morte de cruz. É isso que a cruz representa:

Primeiro, a censura do mundo — porque o antagonizamos, levantamos sua ira separando-nos dele e caminhando em um plano diferente — porque somos acionados por diferentes princípios, daqueles pelos quais ele caminha.

Em segundo lugar, uma vida sacrificada a Deus — estabelecida em devoção a Ele.

Em terceiro lugar, a cruz representa sacrifício e sofrimento vicários. Volte-se agora, para a primeira Epístola de João, o terceiro capítulo, versículo 16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16); essa é a lógica do Calvário. Somos chamados para a comunhão com Cristo, para nossas vidas serem vividas pelos mesmos princípios pelos seus termos vividos — obediência a Deus, sacrifício pelos outros. Ele morreu para que possamos viver e, meus amigos, temos que morrer para que possamos viver.

Olhe para o 25º verso de Mateus 16:Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á”. (Mateus 16:25).

Isso significa que todo cristão, pois Cristo estava falando lá com discípulos. Todo cristão que viveu uma vida egocêntrica, considerando seus próprios confortos, sua própria paz de espírito, seu próprio bem-estar, suas próprias vantagens e benefícios - que a "vida" vai ser perdida para sempre - tudo desperdiçado no que diz respeito à eternidade; madeira, feno e barba — que vai subir em fumaça! Mas "quem perder sua vida por mim", ou seja, quem não viveu sua vida considerando seu próprio bem-estar, seus próprios interesses, seu próprio lucro, seu próprio avanço — mas sacrificou essa vida, passou-a a serviço dos outros, pelo amor de Deus — ele encontrará a vida! Essa vida foi construída de materiais imperecíveis que sobreviverão ao teste de fogo no dia seguinte. Ele encontrará "vida". Cristo morreu para que possamos viver; e temos que morrer — se quisermos viver! "Quem perder sua vida por mim, a encontrará."

Novamente, no 20º capítulo de João, Cristo disse aos seus discípulos: "Como o Pai me enviou, mesmo assim eu te mando." O que Cristo foi enviado aqui para fazer? Para glorificar o Pai; para expressar o amor de Deus; para manifestar a graça de Deus; para chorar sobre Jerusalém; ter compaixão sobre os ignorantes e aqueles que estão fora do caminho; para trabalhar tão assiduamente que Ele não tinha lazer tanto quanto para comer; para viver uma vida de tal auto-sacrifício que até seus parentes disseram: "Ele está fora de si!" E, "como o Pai me enviou, mesmo assim", diz Cristo, "Eu te envio". Em outras palavras, eu te mando de volta ao mundo — do qual eu te salvei. Eu te mando de volta ao mundo para viver com a cruz estampada em você.

Ó irmãos e irmãs, quão pouco "sangue" há em nossas vidas! Quão pouco há o rumo da morte de Jesus em nossos corpos! (2 Coríntios 4:10); começamos a "pegar a cruz"? Há alguma admiração que estamos seguindo Ele a tal distância? Há alguma admiração que tenhamos tão pouca vitória sobre o poder do pecado? Há uma razão para isso. Mediatorialmente, a Cruz de Cristo está sozinha — mas experimentalmente a cruz deve ser compartilhada por todos os seus discípulos. Legalmente, a cruz do Calvário anulou e tirou nossa culpa, a culpa de nossos pecados; mas, meus amigos, estou perfeitamente convencido de que a única maneira de obter libertação do poder do pecado em nossas vidas e obter domínio sobre o velho homem dentro de nós - é pela cruz se tornando parte da experiência de nossas almas! Foi na cruz, que o pecado foi tratado legal e judicialmente. É apenas quando a cruz é "tomada" pelo discípulo que se torna uma experiência, matando e profanando o pecado dentro de nós. E Cristo diz: "Quem não carrega sua cruz, não pode ser meu discípulo". O que precisa cada cristão aqui esta manhã, para ficar sozinho com o Mestre, e consagrar-se ao Seu serviço santo???

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!