sábado, 24 de setembro de 2022


A tríplice maravilha.
 Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink. (escrito em: 1946)
Traduzido e adaptado por: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C. 

"Pois assim diz o Alto e o Sublime: Aquele que vive para sempre, cujo nome é santo: hábito num lugar alto e santo, mas hábito também com o contrito e humilde de espírito". (Isaías 57:15); será exclusivo para uma mente humana, por mais talentosa que seja, começar a fazer justiça a um versículo como este; em vez disso, ele provavelmente usa sua grandeza e sublimidade na avaliação para fins e propósitos indevidos.

Tão notáveis ​​​​declarações das Sagradas Escrituras que são carimbadas inequivocamente com o autógrafo de seu Divino Autor. A mente da criatura não pode ter parte nesta grandeza, os pensamentos de um ser 100% caído, conceberiam um objeto tão afável como apresentado nestes versos? nem um ato tão surpreendente de grandeza DIVINA; poderia ser escrito desta forma tão sublime e perfeita por um pecador.

PRIMEIRO, uma maravilha e milagre da condescendência divina, a saber, a do Altíssimo. Nossa estimativa da natureza estupenda e dessa maravilha será proporcional ao conceito da grandeza e majestade do Senhor Deus. A verdadeira natureza de Deus é tão pouco percebida, mesmo pela maioria, que professam ser seu povo. Tão pouco o púlpito moderno apresenta as perfeições da Deidade; sim, Ele é tão miseravelmente caricaturado, que Ele tem boas razões para dizer nas idéias: "Você pensou que eu era totalmente como você!" (Salmo 50:21).

Deus é retratado como fraco, inconstante, comprometedor; incapaz de cumprir Seu propósito; Sujeito aos eventos do tempo e por eles influenciado; e indiferente ao pecado. Não é demais dizer que o Deus das Escrituras é "O DEUS DESCONHECIDO" (Atos 17:23) da cristandade moderna! O "deus" das "igrejas" você vai comparar Deus? Com que imagem você vai compara-lo?" (Isaías 40:12-18).

Faça uma pausa, meu leitor, pondere essas palavras; e pergunte a si mesmo: "Não há necessidade real e urgente de revisar mesmo, sim, alterar radicalmente meu conceito desse poderoso e majestoso Deus?" "Assim diz o Senhor: Rei e Redentor de Israel, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e sou o último; fora de mim não há Deus" (Isaías 44:6).

O Deus das Escrituras é "o bendito e único Governante, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único imortal e que vive em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele seja honra e poder para sempre! Amém." (1 Timóteo 6:15-16). Se isso seria mais brilhantemente maravilhoso por nossas mentes, e poderá influenciar mais poderosamente nossos corações - nós, com espantoso exclamamos com um dos nossos antigos: "Mas Deus realmente habitará na terra?" (1 Reis 8:27). Tal foi o templo sagrado em todos os seus vasos dignos e dignos do todo. Para fazer Jeová Sua morada ali parecia incrível ou mesmo, impossível. Considerando Sua imensidão, ele continua dizendo: "Eis que o céu e o céu dos céus não podem conter sua grandeza; quanto menos esta casa que eu edifiquei?" (1 Reis 8:27).

Aquele que os céus são incapazes de conter não pode ser circunscrito no lugar nem retido pelo espaço, sendo infinito e onipresente. O Céu é o Seu trono e a terra é o Seu "escabelo" - então o Rei da glória ocupará isso como Seu assento! Poderia portanto, este DEUS fazer Sua morada em um coração humano? Claro tal coisa é muito além da mais ampla extensão da imaginação. O que! Que Ele “que humilhante a si mesmo – a contemplar as coisas nos céus” (Salmo 113:6) deve se dignar a habitar em um verme da terra! está além de sua compreensão! "habita a eternidade" (57:15) habitar uma criatura do tempo, o uma que deve se curvar diante de sua majestade suprema e sua exaustiva e absoluta soberania, de fato, deve ser um milagre.

No entanto, Jeová não é apenas o alto e sublime que habita a eternidade - "cujo nome é santo" (Isaías 57:15). Sua própria natureza é inefavelmente pura. Aos Seus olhos imaculados, os próprios céus são impuros (Jó 15:15), "as estrelas não são puras aos seus olhos" (Jó 25:5). "Tu és tão puro de olhos que não podes ver o mal, e a iniquidade não podes contemplar" (Hab. 1:13). Se - então, é uma coisa incrível para o grande Deus habitar na terra, se seria uma coisa incompreensível para Ele habitar em uma criatura finita de tempo - mesmo que essa criatura fosse sem pecado - para que Alguém que é infinitamente Santo habitar dentro de alguém que é 100% caído, corrupto e vil? Isso é realmente uma maravilha e   milagre da graça soberana - apreciado apenas na proporção em que compreendemos Quem Ele é - e o que somos diante Dele!

Lemos que "o lobo viverá com o cordeiro, e o leopardo se deitará com o bode. O bezerro, o leão novo e o cevado estarão juntos" (Isaías 11:6), e isso é um milagre da natureza; mas para o Santo habitar um pecador é um milagre de milagres, a maravilha transcendente da graça soberana!

Sim, não é apenas uma maravilha de condescendência que o Deus infinito resida em uma criatura finita - mas SEGUNDO, é também um milagre da misericórdia divina que o inefável Santo deve fazer morada no coração de uma criatura caída e pecadora. Se a Palavra da Verdade não ensinasse isso clara e repetidamente - não ousávamos afirmá-lo, nem mesmo imaginar tal maravilha para nós mesmos. "Ainda que o Senhor seja exaltado, Ele se apercebe dos humildes" (Salmo 138:6). Oh, se nossos corações fossem devidamente afetados por Sua graça inigualável. Se fossem, exclamaríamos com o salmista: "Quem é como o Senhor nosso Deus, aquele que está entronizado nas alturas, que se inclina para olhar os céus e a terra? Ele levanta do pó o pobre e levanta o necessitado da pilha de lixo, a fim de sentá-los com nobres - com os nobres de Seu povo!" (Salmo 113:5-8). O alto e sublime que habita a eternidade, cujo nome é Santo - "o Deus de toda a graça" (1 Pedro 5:10). "Moro num lugar alto e santo, mas também com o contrito e abatido de espírito" (Isaías 57:15).

Isso nos exibe, TERCEIRO, uma maravilha e milagre do poder Divino. Por natureza, não há "um espírito contrito e humilde". Longe disso, todos os filhos caídos de Adão estão apaixonados pelo pecado e pelo eu caído e 100% depravado! Em todo o mundo - os não regenerados são intratáveis, impenitentes, orgulhosos e obstinados. É somente pelas operações sobrenaturais do poder Divino - que os selvagens são domados, os corajosos ficam contritos e os altivos se tornam humildes.

Acima, dissemos que o grande Deus faz Sua morada em um verme da terra - mas não é um "verme da terra" que Ele o faz; Não, este “verme” é alguém em quem o Senhor conheceu seu coração desde antes da fundação do mundo, como seu precioso redimido por Cristo Jesus e purificado por seu precioso sangue, que foi 100% regenerado e renovado pelo Espírito Santo, que o derrubou de sua arrogância interior e o rendeu completamente às pessoas de Deus, como alguém que foi feito uma nova criatura pelo poder da Onipotência de Deus. Maravilhe-se e adore esta tríplice, maravilha e milagre da graça soberana!!!

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!