sexta-feira, 23 de setembro de 2022

A Memória (lembrança) do Cristão.

Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink. (escrito em: 1951) 

Traduzido e adaptado por: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Propomos escrever agora sobre uma dupla lembrança:

1. Deus está se lembrando de nós.

2. E Nossa lembrança dele.

Não precisamos salientar que quando as Escrituras falam de Deus "lembrando", tal linguagem é uma concessão graciosa de Sua parte - o Infinito acomodando-se à linguagem do finito. Com o grande eu sou, não há passado nem futuro, mas sim um sempre presente agora - "Conhecido a Deus são todas as suas obras desde o início do mundo" (Ato 15:18) expressa muito mais do que Sua onisciência absoluta. Assim, não existe tal coisa como esquecer ou lembrar por parte de Deus, mas isso não significa que o termo seja desprovido de significado quando é referido ao eterno; muito longe disso.

Quando a Bíblia nos diz que Deus "se lembra" de seu povo, significa: que Ele está atento a eles, que eles são os objetos de Sua consideração favorável, que Ele tem seu bem-estar no coração para com eles.

Como era de se esperar, a primeira vez que o termo ocorre em está em conexão direta com Deus. Na verdade, as cinco primeiras referências (o número de graça) são para a lembrança divina — que significativo e abençoado! Igualmente anterior e sugestivamente, a primeira vez que é usado para com o homem está em Gênesis 40:23, "mas o mordomo-chefe não se lembrava de José", que havia feito amizade com ele - tão inconstante é a memória humana não!

"E lembrou-se Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas." (Gênesis 8:1). Para apreciar a benção dessas palavras, precisamos refletir sobre a ocasião e visualizar a situação. À razão carnal e à impaciência natural, parece que o Senhor tinha esquecido completamente aqueles dentro da arca. Não só dias e semanas, mas meses se passaram desde que Ele a "fechou" (7:16).

Anteriormente, Deus havia prometido a Noé que Ele o preservaria e a todos que estavam com ele na arca (6:14-20), e agora não menos do que nove meses se passaram (8:5) e ainda estavam confinados nela! Sua fé tinha sido posta em um grande teste na construção da arca, e agora sua esperança foi severamente tentada, pois não há registro de que Deus o havia informado quanto tempo ele teria que permanecer nela. Quantas vezes tem sido assim com o povo do Senhor! Por uma temporada Ele parece negligenciá-los, mas no devido tempo Ele aparece para eles.

Em "ira" sobre os ímpios, Deus se lembra da "misericórdia" aos Seus eleitos (Hab 3:2). Que todos os santos que estão em estreitos se confortem e confiem em Gênesis 8:1. "O Senhor sabe como tirar o piedoso da tentação" (2 Pedro 2:9). Se nenhum pardal é esquecido por Deus (Lucas 12:6) — Ele certamente não esquecerá um de Seus queridos filhos!

"Ele se lembrou de sua aliança para sempre" (Salmo 105:8). A referência aqui, estando a esse arranjo formal e solene que Deus firmou com Cristo diante da fundação do mundo, na qual, como Chefe do Seu povo, o Mediador comprometeu-se plenamente a cumprir suas obrigações; e o Pai, por sua vez, prometeu conceder-lhes a recompensa conquistada por sua garantia. Esse pacto eterno é a base de todas as relações de Deus com Seus eleitos, o terreno do procedimento divino em todas as Suas dispensas com eles.

Êxodo 2:23-25 fornece uma ilustração abençoada dele. Quando os hebreus estavam sendo severamente oprimidos no Egito, e eles suspiraram e choraram em razão da escravidão, nos disseram "Deus ouviu seu gemido, e Deus se lembrou de Sua aliança . . . e Deus tinha respeito para com eles." Deus não pode violar esse gracioso pacto, pois é sagrado para Ele, sendo selado pelo sangue de Seu Filho (Heb 13:21).

No Salmo 105:42, o pacto é chamado de "Sua santa promessa", e um Deus santo deve fazer o seu juramento (Salmo 89: 4, 19). "Ele jamais estará desatento à sua aliança" (Salmo 111:5), pois Ele toma muito cuidado em atuar sempre de acordo com seu compromisso. Não se torna obsoleto pelo lapso de tempo; não pode ser quebrado, pois Deus é fiel. Zacarias reconheceu que as maravilhas que Deus fez em sua época foram o cumprimento de Suas promessas de aliança (Lucas 1:68-72).

"Pois ele sabe o nosso quadro; ele lembra que somos poeira" (Salmo 103:14). Bem-aventurado é isso! Deus não se esquece de nossa mortalidade nem de nossas enfermidades, e, portanto, Ele lida suavemente conosco. Muitas vezes ignoramos nossa fragilidade, indevidamente nos sobrecarregando e sobrecarregando nossa força. Também não temos em mente as enfermidades dos outros — quantos maridos não percebem que sua esposa é "a nave mais fraca" (1 Pedro 3:7), e, em vez de dar honra a ela como tal, impõe a ela.

No entanto o Senhor: "Ele se lembra que somos pó." Ele não é um mestre de tarefas egípcio! Nem o Senhor Jesus: Seu jugo é fácil e Seu fardo é leve (Mat 11:30). O Senhor tem compaixão por suas criaturas fracas. "Fraco" dizemos, pois embora o mundo possa falar de alguns homens que possuem "uma constituição de ferro", as Escrituras declaram "toda carne é fraca" (Isa 40:5). A medida de nossa força natural é soberanamente atribuída pelo nosso Criador. Não são os físicos mais poderosos que vivem mais tempo — a fraca esposa muitas vezes sobrevive ao seu marido robusto. Para que o Senhor nos "lembre" que é atencioso com nossa fragilidade, e para ouvir nossos gritos (1 Samuel 1:19-20), para nos apoiar e nos ajudar (Gal 2:10).

"Seus pecados e iniquidades, não me lembrarei mais" (Heb 10:17). Essas palavras apontam um dos muitos contrastes que o apóstolo estava aqui desenhando entre os antigos e os novos pactos enquanto ele esclarecia a imensurável superioridade do cristianismo sobre o judaísmo, pois neste último havia "uma lembrança novamente feita de pecados todos os anos" (versículo 3). Quão preciosa é essa declaração enfática! Significa que Deus absolve aqueles que acreditam salvadoramente em Cristo da culpa de seus pecados, para que nunca mais sejam trazidos contra eles por sua condenação. Significa que as consequências penais e eternas de nossos pecados foram anuladas, e, portanto, que nunca serão lembradas por Deus enquanto Ele exerce seu cargo de Juiz. Expressa a fixação e a finalidade do perdão divino: e que Deus nunca revogará seu perdão, que Ele não só remiu nossos pecados, mas age como se Ele os tivesse esquecido.

É indescritivelmente abençoador observar o quão repetida e enfaticamente esta verdade é expressa na Palavra. Deus lançou todos os nossos pecados pelas costas (Isa 38:17). Ele os removeu de ante de Seu rosto - até o leste e oeste (Salmo 103:12). Ele lançou todos eles nas profundezas do mar; Ele os apagou, pois o sol dissipa completamente uma nuvem (Isa 44:22). Lindamente é isso ilustrado pelo fato de que nenhum dos fracassos e quedas dos santos do Antigo Testamento - estão registrados no Novo! Por que? Porque todos os seus pecados estavam sob o sangue de Cristo! "Você deve se lembrar do SENHOR de Seu Deus" (Deu 8:18). No início de um novo ano, implore-lhe que escreva esta palavra em seu coração e torne-a eficaz em sua vida. Seu passado não mostra a necessidade disso? Infelizmente, quão rapidamente suas misericórdias desapareceram de nossas mentes. Como os efeitos produzidos em nossas almas a partir de Sua Palavra são rapidamente esquecidos por nós. Sentimentos agitados surgem — mas sem resultados duradouros; pois a verdade perde sua eficácia quando não se pensa seriamente. Ouvimos um sermão poderoso ou lemos um artigo impressionante, e recebemos a Palavra com alegria — mas as emoções resultantes logo diminuem. Por um breve momento, estamos derretidos por um sentido da bondade do Senhor.

Por que isso? Porque meditamos tão pouco sobre Seus favores - não temos tempo para pensar com gratidão sobre eles, e através de nossa negligência pecaminosa, eles se afastam de nossos corações (Deu 4:9).

Uma lembrança santificada é aquela em que a fé, o temor e o amor por Deus são ativados. No significado bíblico da palavra, "lembrar" Deus é ter apreensões emocionantes de Suas perfeições e da excelência de Sua vontade, por exemplo: lembrar de Seus mandamentos quando nos colocamos sinceramente na prática deles.

Devemos formar o hábito de refletir diariamente sobre as maravilhosas obras de Deus - tanto na natureza quanto na sua soberana graça.

"Lembre-se de todo o caminho que o SENHOR Deus te guiou" (Deu 8:2). A palavra mais adequada é esta também no início do ano. Alguns são propensos a habitar sobre as partes ásperas do caminho, outros desejam recordar apenas os lisos; mas estamos proibidos de lembrar "Todo o caminho".

Os lugares onde desconfiamos e murmuramos - que a lembrança pode nos humilhar. As seções são desagradáveis porque seguimos uma política de auto-vontade, Deus cobriu nosso caminho com espinhos: “Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites? (Hebreus 2:6).

Lembre-se também das partes de teste, quando a providência ordenou seu curso que você foi levado para o canto do juízo final, mas em resposta aos seus gritos, o Senhor lhe entregou o refrigério e a vitória. Lembre-se dos estágios difíceis da jornada, quando suprimentos visíveis e meios externos falharam, e seu Deus que trabalha maravilhas lhe deu água para fora da Rocha apaixonada, para que você possa reconhecer, "Que se lembrou da nossa baixeza; porque a sua benignidade dura para sempre;" (Salmos 136:23).

Que essas duas coisas sejam fixadas em sua mente na entrada e término dos anos de sua vida, lembre-se DELE em 01 de janeiro e 31 de dezembro; lembre do fato de que o Senhor nunca vai esquecê-lo - e você tem o dever de se lembrar dele. Veja que você é um daqueles cuja resolução sagrada é, "vamos lembrar do seu amor". Diga "Abençoe o SENHOR, ó minha alma, e não esqueça todos os seus benefícios" (Salmo 103:2), percebendo que cada um deles emite seu amor. Que a realização de Seu amor arrebate seu coração, pois aumentará muito sua valorização dele. Como você faz isso, ele vai... tornar o pecado mais odioso, banir medos desnecessários, tranquilizar sua mente, e fazer Cristo mais precioso para você!

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!