sexta-feira, 23 de setembro de 2022


Identificação do Divino (I).

Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink. (escrito em: 1945).

Traduzido e adaptado por: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Em dias como os atuais, por causa da abundância de iniquidade, o amor de muitos esfriou - pode-se pensar que não é fácil distinguir o genuíno do espúrio, o cristão vivo do professo sem vida. Mas essa é uma noção equivocada. O espiritual é exatamente o oposto, pois um pouco de atenção deve ser o bastante para uma compreensão logica e objetiva. O Espírito de Deus está poderosamente atuando em seus eleitos e eleitas. Embora os não regenerados, não experimentem, e temendo a ira vindoura, eles exercem um poder natura e temporário de uma falsa fé em Cristo.

Tais são aqueles que “recebem a palavra com alegria” (Lucas 8:13) – mas não têm “raiz em si mesmos” (Marcos 4:17; Mateus 13:20). Eles flutuam com a maré do avivamento e são levados às companhias do povo de Deus; mas como Mateus 13:21 continua a dizer, eles duram "por algum tempo" apenas, pois sua bondade é "como a nuvem da manhã, e como o orvalho da madrugada vai embora" (Oséias 6:4).

O que apontamos acima — por mais que pensem que seja tudo para aqueles que gostam de verdade — é ilustrado e demonstrado por toda a história religiosa. É-nos dito claramente que o Senhor "chamou [Abraão] (Isaías 51:2) No entanto, Gênesis 11:31 nos diz que Terá, seu pai, o elogiou "para ir à terra de Canaã"; ele nunca chegou lá morrendo, mas Harã (versículo 32) que significa "No meio do caminho". Quando o Senhor estendeu sua mão poderosa e libertou os hebreus da casa da escravidão " (Êxodo 12:38) subiu! do lado de Israel, pois foram eles que "sentiram desejo" pelos potes de carne do Egito e influenciaram mal o povo de Deus a ficar insatisfeito com o maná (Nm 11: 4, 5). certo o êxodo de Israel foi um tipo divinamente designado para redenção dos eleitos de Deus, de modo que uma “multidão” que se uniu a eles prenunciou um Egito grande de professores vazios que já se associaram a eles.

Em um de seus projetos, Deus operou maravilhosamente através de José, lemos sobre os dados que determinaram a sua sorte com Israel, e tão habilmente eles posaram como "estranhos e peregrinos" e o servo de Deus foi enganado por eles. Eles chegaram à dizendo: “Seus servos da piedade com a causa da fama do Senhor seu Deus".

Pois ouvimos relatos de tudo o que ele fez no Egito etc. (Josué 9: 9, 10), que serve para ilustrar o mesmo princípio e fato. Todos nós sabemos como foi com Cristo durante os dias de Seu ministério terreno. Falando com os homens, andando por aí fazendo o bem, operando milagres, como grandes e não acorreram muitos a Ele, creram com fé em seu nome apenas, alguns poucos (João 2:23, 24) e “Ele como Seus "discípulos" por um tempo - mas depois O abandonaram (João 6:66). Eles “caminhavam” com Ele, você acha que foi fácil perceber seu caráter verdadeiro? Não, de fato, como você percebe às próximas palavras de nosso Senhor aos apóstolos: "também irão embora?" (João 6:67). Foi somente quando chegou a hora do teste, que seu verdadeiro caráter foi revelado.

E assim tem sido ao longo dos séculos desta era cristã. Assim, foi nos dias abençoados dos reformadores e dos primeiros puritanos. Assim, foi sob a pregação de George Whitefield, Jonathan Edwards e Charles Spurgeon. Mas isso está muito longe de ser o caso agora ou por muitos anos atrás. Nossa sorte é lançada em um dia em que o Espírito é “entristecido” e Seu poder retido, quando na maioria dos lugares, Ele foi “apagado” e Sua presença retirada. Sobre a grande maioria das "igrejas" e "capelas", a frase está escrita, "sua casa é deixada para você desolada!" e embora os cultos sejam continuados, eles são sem vida e sem ação; e embora novos membros ainda sejam adicionados, eles são apenas ramos estéreis como evidência de suas vidas infrutíferas; e assim, eles são facilmente distinguidos do santo genuíno; É a santa presença do Espírito e as operações graciosas que fazem toda a diferença, não apenas para o regenerado, mas também para o não regenerado.

Existem Suas operações gerais, bem como – o primeiro sendo Sua obra sobre muitos, enquanto o último é Sua obra vivificante dentro de apenas alguns. Mesmo os ímpios que frequentam cultos onde o poder de um Espírito entristecido é sentido, são pelo menos sóbrios e temerosos, muitos movidos para uma reforma de vida, e não poucos para fazer uma profissão e unir-se ao povo de Deus; e se sua profissão deve ser creditada, sua caminhada deve ser ordenada. Mas em um dia em que o Espírito é “apagado”, Suas poderosas operações cessam mais ou menos, e então todo o tom das coisas é rapidamente reduzido, e os professantes com um andar desordenado ainda podem manter sua posição; no entanto, eles são muito mais facilmente reconhecidos! Não há nenhuma boa razão para que qualquer filho de Deus se engane sobre professores vazios. Ele tem apenas que os medir, como ele mesmo deveria também, pelo padrão infalível da Palavra de Deus.

Nela, o Senhor descreveu claramente Seu povo por muitas 'marcas' diferentes, pelas quais eles podem ser identificados. Veremos agora um que é menos conhecido e sobre o qual muito menos é escrito e dito do que muitos outros. "Sim, e todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus serão perseguidos" (2 Timóteo 3:12). Observe como essa afirmação é minuciosa: Não "alguns", mas todos; não "pode", mas "deverá "sofrer perseguição", se eles quiserem (estão determinados) a "viver piedosamente." O que é viver piedosamente? É dar a Deus o devido lugar em nossos corações e vidas.

É desprezar os costumes deste mundo, não nos próprios entendimentos - mas ter nosso caráter e conduta formados e regulados pela Palavra. É sincera e fervorosamente buscar agradar a Deus em todas as coisas. É que as graças da fé, esperança e amor sejam constantemente exercidas sobre Ele - para que eles produzam seus frutos apropriados.

Agora, aqueles que “vivem piedosamente” – todos os que assim o fazem, “sofrerão perseguição”. Eles sempre fizeram isso, e sempre farão neste mundo. O piedoso Abel foi perseguido por Caim, Isaque foi perseguido por Ismael, Davi foi perseguido por Saul, os profetas foram perseguidos pelos apóstatas, Cristo foi perseguido pelos judeus. E tanto a Escritura quanto a história mostram que a perseguição sempre veio principalmente de santos nominais, do mundo cristão professo.

É verdade que existem vários graus de perseguição: desde o escárnio e frieza, até ser desassociado da igreja; de ser apelidado de "puritano", para ser colocado no estoque.

Assim também a perseguição assume diferentes formas: como existe no coração, procede da língua ou por ações; mas geralmente é feito sob o manto da falsa religião.

Agora, um cristão professo pode escapar da "perseguição" simplesmente transigindo. Mas ele não vai chamá-lo assim; em vez disso, ele diz, "ele está evitando extremos", "agindo com prudência", etc. Mas os verdadeiros cristãos se recusam a ajustar suas velas; e, portanto, eles devem, e vão sofrer perseguição. Leitor, se você não está sendo perseguido de uma forma ou de outra, você não tem o direito de se considerar vivendo uma vida piedosa.

Há aqueles que acreditam que a "perseguição" de uma forma mais pronunciada logo será o destino da cristandade inteira. Pessoalmente, discordamos enfaticamente desta ideia absurda e profana. Certamente o que é conhecido como "cristianismo organizado" não está às vésperas de ser perseguido como em épocas anteriores. Por que somos tão carismáticos? Porque Satanás é o autor da perseguição, e ele não levantará oposição contra as “igrejas” como elas são agora. Ele está muito satisfeito em deixá-los sozinhos em sua heterodoxia ou formalidade morta. Há muito pouco de piedade prevalecendo neles hoje para causar qualquer mal-estar a Satanás! O homem forte armado tem plena posse dos corações dos professores mortos; e, portanto, ele os deixa descansar em uma falsa paz. Mas se o Espírito voltasse a operar de uma maneira inconfundível - lá fora, no "deserto" - então o Diabo se enfureceria e incitaria seus agentes eclesiásticos a fazer tudo ao seu alcance para acabar com isso. Mas ele ainda está se opondo aos nobres piedosos e, por sua oposição, podemos identificá-los.

"Quando um homem forte armado guarda seu palácio, seus bens estão em paz" (Lucas 11:21). O "homem forte" aqui é Satanás, como mostra o contexto. Seu "palácio" tem uma dupla referência: individualmente, significa o coração do pecador, no qual o Diabo reside e governa. Coletivamente, é uma cristandade apóstata, onde ele preside como "deus" do mundo religioso (2 Coríntios 4:4). Seus "bens" são as faculdades da alma individual e suas vítimas iludidas na empresa corporativa. Mas o que devemos observar especialmente é que Satanás preserva seus bens “em paz”. Não há conflito incessante dentro daquele a quem Satanás “guarda”, mas sim, o sono da morte. Assim, em sua “sinagoga” (Apocalipse 2:9), ele mantém seus membros em paz uns com os outros. São os santos - aqueles que são determinados pela graça a "viver piedosamente" - que são os objetos de sua malícia, e contra quem ele provoca perseguição, usando quando pode, professos cristãos como seus instrumentos.

Acima, cobrimos basicamente o terreno pretendido; mas depois de ponderar sobre o mesmo, sentimos que há um ou dois pontos que precisam de esclarecimento e amplificação. Por exemplo, a presença de tantos cristãos nominais entre os regenerados e a tarefa de distinguir um do outro. É verdade que em todas as épocas houve um grande número de crentes professos vazios; ainda assim, na maioria das vezes, eles eram facilmente reconhecidos – por aqueles que mediam sua conduta externa pelas regras das Escrituras. É igualmente verdade que alguns dos próprios filhos de Deus sofrem declínios espirituais; e enquanto eles estão em um estado de apostasia, eles diferem, praticamente, muito pouco dos não regenerados; como Paulo disse dos gálatas: "Tenho dúvidas de vós" (Gálatas 4:20). Os apóstatas não têm garantia bíblica para se considerarem filhos de Deus; ainda menos esperar que outros os credenciem como tal. Mas não é deles que escrevemos; mas sim dos que trazem as marcas dos que estão em Cristo Jesus.

"Todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus serão perseguidos" (2 Timóteo 3:12). Deve-se notar que este versículo ocorre em uma passagem que descreve um tempo de apostasia; e, portanto, é aquele que é mais pertinente aos nossos dias. "Os últimos dias" do versículo 1 não significam os dias finais desta era - mas significam esta própria era cristã, que é a última na história da terra. Nesta era cristã, haveria "tempos perigosos" (2 Timóteo 3:1), ocorreriam e se repetiriam épocas de declínio e afastamento de Deus, pois a passagem descreve não o mundo profano - mas o mundo professo; não o caráter e a condição dos homens em geral, mas a de cristãos em particular. Isso fica claro a partir de "amantes dos prazeres, mais do que amigos de Deus" (2 Timóteo 3:4), pois aqueles no mundo professo não fingem nenhum amor por Ele.

É ainda confirmado pelo que é dito no versículo 5. É esta característica dele que torna a passagem de tão profunda importância para nós na presente conjuntura. Agora, se observarmos cuidadosamente as diferentes características enumeradas nos versículos 2 a 4, não haverá dificuldade em identificar aqueles que possuem as mesmas. Não que tudo desses recursos estão estampados em cada um deles - mas suficientes para classificá-los. E não é a menor violação da caridade - mas sim uma declaração sóbria de fato - quando dizemos que muitos, de fato a maioria, dessas mesmas características são agora suportadas pela maioria dos "membros da igreja" que professam ser cristãos; no entanto, que estão altamente indignados se alguém se atreveu a contestar sua reivindicação! Mas Deus exige que os julguemos e ajamos de acordo com sua palavra santa:

"Tendo aparência de piedade, mas negando seu poder. Não tenha nada a ver com eles". (2 Timóteo 3:5). Isso implica claramente em duas coisas: que o povo de Deus é capaz de reconhecer claramente tais personagens; e que eles não devem ter comunhão com eles.

Se eles desrespeitassem essa liminar, as consequências seriam mais sérias - compare Apocalipse 18:4-5: "Saia dela, povo meu, para que você não participe dos seus pecados, para que você não receba nenhuma de suas pragas; porque os seus pecados estão empilhados até o céu, e Deus se lembrou de seus crimes”.

Aqueles mencionados no versículo 5 - e há uma multidão deles hoje - são descritos como, primeiro, "tendo uma forma de piedade", o que significa que eles têm um verniz religioso. Eles levam o nome de Cristo, pertencem a alguma igreja chamada evangélica e procuram criar a impressão de que são pessoas regeneradas. Mas, como as virgens loucas, eles “tomaram suas lâmpadas – e não levaram óleo com eles” (Mateus 25:3, 4), eles não são habitados pelo Espírito Santo, nem feitos participantes da graça transformadora de Deus. (2 Timóteo 3:5), falta a realidade da piedade vital, as belezas da santidade não são encontradas neles.

Por seus lábios, eles afirmam ser piedosos, mas por suas vidas, eles desmentem isso. “Eles professam que conhecem a Deus; mas pelas obras o negam, sendo abomináveis, e desobedientes, e réprobos para toda boa obra” (Tito 1:16).

Em contraste com tais personagens, o apóstolo disse a Timóteo: "Mas tu conheces bem a minha doutrina, modo de vida, propósito, fé, longanimidade, caridade, paciência, perseguições, tribulações" (2 Timóteo 3:10, 11).

Há o ouro genuíno – colocado contra o ouro de tolo. Existe o poder da piedade, colocado contra a mera “forma” dela. Consiste em solidez na doutrina, pois onde não há isso, não pode haver nenhum dos outros. Consiste em uma "maneira de vida" definitivamente marcada, trilhando o caminho da obediência, em sujeição à autoridade de Deus. Consiste na presença e no exercício das graças espirituais. Consiste em evocar e enfrentar o ódio e a oposição de religiosos ímpios. Então Paulo acrescenta - como se dissesse, meu testemunho e experiência são comuns aos redimidos: "Sim, e todos os que piamente viverem em Cristo Jesus serão perseguidos" (2 Timóteo 3:12).

Mais uma vez, enfatizamos o fato de que 2 Timóteo 3:12 ocorre em uma passagem que descreve uma época de declínio e afastamento de Deus - como o versículo que se segue imediatamente também mostra. Essas estações de declínio são designadas "tempos perigosos" no versículo de abertura do capítulo; e, portanto, devemos fornecer resposta à pergunta: O que constitui particularmente qualquer "tempo" ou estação "perigosa" para a cristandade? Certamente, a resposta é óbvia: é a retirada do poder do Espírito Santo, quando Suas operações graciosas e unção são retidas, porque o insulto foi feito a Ele. Então é que a mão restritiva de Deus também é removida, e a carne recebe rédeas mais ou menos livres.

As consequências são óbvias: em vez de paz, haverá conflito, a oração se torna formal, a pregação é monótona e inútil, a velha "tradição" suplanta "a verdade presente" (2 Pedro 1:12); e uma ortodoxia morta é o resultado.

Logo, uma ortodoxia morta é seguida por heterodoxia, o padrão bíblico é rebaixado, o mundanismo vem rapidamente e Cristo é excluído (Apocalipse 3:20).

"Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados" (2 Timóteo 3:13). São os "sedutores" religiosos que estão em vista, os homens não regenerados que ocupam a maior parte de nossos púlpitos hoje; e que por sua “forma de piedade” (2 Timóteo 3:5) iludem os incautos – os iludem, porque eles não percebem que suas vidas (por mais morais e respeitáveis ​​que sejam) negam o poder ou realidade e eficácia da mesma.

"Perigosa" é realmente uma época em que tais pregadores abundam! E qual a palavra especial para nós numa hora dessas? O versículo seguinte responde: "Mas, quanto a ti, continua naquilo que aprendeste e de que te convenceste" (2 Timóteo 3:14). Não se deixe influenciar pelo que quase todos os outros crentes professos estão fazendo – observe bem seus próprios rumos.

"Continue", não se afaste do "reconhecimento da verdade que é segundo a piedade" (Tito 1:1). Se outros estão determinados a fazer naufrágio da fé, cuide para que você "desenvolva a sua própria salvação com temor e tremor". Mas lembre-se de que a fidelidade lhe custará algo. Em um momento "perigoso", você pode — e provavelmente terá — que andar sozinho, como Enoque fez. Se você resolver que pela graça divina você "viverá piedosamente em Cristo Jesus", então saiba que a "perseguição" deve ser sua porção. E essa perseguição virá sobre você não de ateus e infiéis, mas daqueles que levam o nome de cristãos. Ele sairá daqueles que ainda mantêm uma "forma (ou aparência) de piedade", chegará a você de professores vazios cujas maneiras comprometedoras são condenadas por sua recusa em se conformar com elas; cujo mundanismo e carnalidade é repreendido por sua espiritualidade. Foram os líderes religiosos de Israel que perseguiram o Salvador até a morte!

Assim, é por sua vida piedosa que o verdadeiro se distingue do falso, e pela oposição que encontra do último, que eles podem ser claramente identificados. Seu cuidado em evitar o que eles chamam de "singularidade" e "puritanismo" - e assim escapar da "perseguição" - é o que expõe o crente professo e vazio! O verdadeiro povo de Deus - então, é claramente distinguido dos falsos cristãos.

As marcas características do primeiro: Sua determinação de viver, a todo custo, uma vida piedosa; e, em consequência, sua perseguição sofrida de várias formas - não apenas de infiéis declarados - mas particularmente, de membros da igreja não regenerados. Os últimos têm algo da “forma de piedade”, mas são estranhos ao seu poder ou influência vital.

A genuína "piedade" é consistente, toda de uma só peça, evidenciando-se em cada situação e circunstância. Aqueles com apenas a "forma" são "religiosos" apenas em certos momentos e em certas relações.

A genuína piedade é uma nova natureza interior – manifestando-se por fora; a mera forma de piedade nada mais é do que um manto externo, procurando esconder o velho. A genuína piedade emana do temor filial e do amor espiritual; a mera forma de piedade resulta do medo servil e do amor egoísta. A genuína piedade é vitalizada pelo Espírito Santo; a mera forma de piedade é regulada por considerações egoístas, ou é estimulada pela emoção. A genuína piedade é duradoura; a mera forma de piedade é apenas evanescente. 

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!