sábado, 24 de setembro de 2022


O Caminho Estreito. 
Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink.
Traduzido e adaptado por: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." (Mateus 7:13-14).

A segunda metade de Mateus 7 forma a parte aplicável daquele discurso mais importante do nosso Senhor, conhecido como "o Sermão da Montanha". Um dos principais projetos do Sermão foi mostrar a natureza espiritual e a ampla extensão dessa obediência que caracteriza os verdadeiros sujeitos do reino de Cristo, e que a obediência é absolutamente necessária para o gozo desse estado final que a graça divina lhes proporcionou. Como profeta de Deus, Cristo deixou claro que a justiça de Seu reino excede e muito a "justiça dos escribas e dos fariseus".

Agora os judeus imaginavam que todos eles eram os súditos do reino do Messias; que em virtude de sua descendência de Abraão, eles eram os herdeiros legítimos dele; que a "justiça dos escribas e fariseus" (esse sistema de dever religioso e moral ensinado por eles) cumpria todos os requisitos da lei de Deus. Mas isso era uma ilusão, e o Senhor Jesus aqui expôs que a descida de Abraão não poderia dar título a um reino espiritual. O que era meramente natural não era qualificação para o reino sobrenatural. Só eles foram contabilizados os verdadeiros filhos de Abraão — que tinham sua fé (Romanos 4:16), que fizeram suas obras (João 8:39), e que estavam unidos a Cristo (Gálatas 3:29).

No Sermão da Montanha, o Senhor delineou o estado interno daqueles que pertenciam ao Seu reino espiritual (Mateus 5:4-11); descreveu a conduta externa pela qual eles podem ser identificados (Mateus 5:13-16); expôs a justiça pessoal que a justiça de Deus exigiu (Mateus 5:17-28); e definiu esse repúdio total ao pecado que ele exigia de Seu povo (Mateus 5:29-30). Tão altas são as exigências do três vezes santo, tão intransigente são os requisitos de Seu caráter inefável, que ninguém pode habitar com Ele eternamente — que não o faz neste mundo — detesta, resiste e se afasta de tudo o que é repulsivo ao Seu olho puro. Nada menos do que a negação completa de si mesmo, o abandono do ídolo mais querido, o abandono do curso pecaminoso mais querido, figurativamente representado sob o corte de uma mão direita e a arrancada de um olho direito, é o que Ele afirma de cada um que teria comunhão com Sigo mesmo.

Tais declarações simples e pontiagudas de Cristo devem ter parecido "palavras duras" para as multidões que o ouviram; tais exigências penetrantes e desafiadora, provavelmente fariam com que muitos de seus ouvintes judeus pensassem dentro de si mesmos: "Quem então pode ser salvo? Este é de fato um portão estreito e uma maneira estreita.

Antecipando suas objeções secretas, o Senhor declarou claramente que o caminho para a salvação é "estreito" e que porta que leva à vida é "estreita". No entanto, ele passou a salientar que é sua sabedoria, seu interesse, seu dever de entrar naquele "Portal" e andar por esse "Caminho"; Ele reconheceu e avisou fielmente que havia um "portão largo" solicitando sua entrada, e uma "estrada ampla" convidando-os a caminhar nela; mas esse portão leva à perdição, essa estrada termina no Inferno. O "Portão Estreito" é o único portão para a "vida", o "Caminho Estreito" é o único que conduz ao Céu.

Poucos realmente o encontram, poucos têm alguma inclinação para ele, mas esse fato só deve fornecer um incentivo adicional para que eu dê toda a diligência para entrar nisso. Nos versos que agora estão diante de nós, Cristo definiu e descreveu o Caminho da salvação, embora admitamos com tristeza que "evangelistas modernos" raramente a expõem. O que agora nos esforçaremos para estabelecer é muito diferente do que a maioria foi ensinado — mas você rejeita-o por sua eterno perigo. Repetimos que nessa passagem estamos prestes a considerar, aquele que era encarnado da Verdade tornou conhecida a única maneira de escapar da Perdição e proteger o Céu, ou seja, entrando no "Portão do Estreito" e pisando no "Caminho Estreito".

 O PORTÃO ESTREITO

A palavra grega para "estreito" significa contido ou "apertado" e é assim renderizado na versão revisada. Agora um "portão" serve a dois propósitos: ele deixa entrar e ele deixa fora. Todos que entram neste Portão Estreito ganham admissão nesse "Caminho" que "leva à vida", mas todos que não entram por este Portão Estreito, são eternamente barrados da presença de Deus. O segundo uso deste Portal é solenemente ilustrado no final da parábola das dez virgens. Lá, nosso Senhor imagina os tolos como sendo sem o "óleo" necessário (a obra do Espírito no coração), e enquanto eles foram comprá-lo, o Noivo veio, e "a porta estava fechada" (Mateus 25:10); e embora eles, então, o imploraram para abri-lo para eles, Ele não abriu!!!

1. O que é denotado por esta figura do "portão estreito" Acreditamos que a referência é à busca e ao ensino solene daquele que é a Verdade encarnada. É apenas quando o coração se curva à justiça das reivindicações e exigências de Deus sobre nós, conforme estabelecido por Seu Filho — que qualquer alma pode entrar nesse caminho que só leva a Ele. Enquanto o coração é rebelde contra Ele - não pode haver nenhuma aproximação para Ele, pois, "Dois não podem andar juntos, exceto se eles estiverem de acordo?"

É verdade, abençoada e gloriosamente verdadeira, que o próprio Cristo é "a Porta" (João 10:9), e Ele é assim de uma forma tripla, de acordo com as três principais funções de Seu escritório mediatório. Ele é "a Porta" na presença de Deus como profeta, sacerdote e rei. Agora é apenas como Cristo é verdadeiramente recebido como profeta autoritário de Deus, apenas como Seus ensinamentos sagrados são realmente aceitos por um coração contrito, que qualquer um está preparado para recebê-lo como Sacerdote. Cristo é o "Caminho" e "a Verdade" antes de ser a "Vida" (João 14:6), pois ele é "primeiro rei da justiça, e depois disso, também Rei da Paz" (Hebreus 7:2). Em outras palavras, Seu sangue purificador só está disponível para aqueles que estão dispostos a jogar as armas de sua guerra contra Deus, e entregar-se ao Seu santo governo. Os ímpios devem abandonar seu caminho, e o homem injusto seus pensamentos, se ele deve ser perdoado por Deus (Isaías 55:7); e esta é apenas outra maneira de dizer que Cristo deve ser recebido como Profeta, antes que ele seja abraçado como Sacerdote.

2. Por que esse portão é "estreito"? Por pelo menos três razões:

Primeiro, por causa do pecado. "Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus." (Salmo 9:17). O portão do céu é muito estreito para admitir tais personagens. O Novo Testamento afirma claramente o mesmo fato: "Para isso, você pode ter certeza: nenhuma pessoa imoral, impura ou gananciosa — tal homem é um idolatrado — não tem qualquer herança no reino de Cristo e de Deus. Que ninguém te engane com palavras vazias, pois por causa de tais coisas a ira de Deus vem sobre aqueles que são desobedientes. Portanto, não sejam parceiros com eles!" (Efésias 5:5-7).

Segundo, por causa da Lei. Há dois erros principais sobre a Lei, e eu não sei qual é o mais perigoso e desastroso: que se pode ganhar o céu obedecendo-o; que alguém pode entrar no céu sem essa divindade pessoal e prática que a Lei exige. "Siga a paz com todos, e a santidade, sem a qual nenhum homem verá o Senhor" (Hebreus 12:14). Onde não há essa conformidade pessoal com a vontade de Deus — a mão forte da Lei fechará a porta do céu.

Terceiro, porque ninguém pode levar o mundo junto com ele: este Portal é muito "estreito" para admitir aqueles que amam o mundo.

3. O que significa "entrar" neste portão estreito?

Primeiro, a aceitação desses ensinamentos da verdade, do dever, da felicidade, que foram desdobrados por Cristo — o recebimento honesto e real no coração de Suas instruções sagradas. Isso é como uma pessoa, com grande dificuldade, forçando seu caminho através de uma entrada muito estreita. Eu digo "com grande dificuldade", pois os preceitos e mandamentos de Cristo são, até o último grau, inpalatáveis a um coração não regenerado, e não podem ser recebidos de bom grado e com prazer sem uma negação rígida de si mesmo e renúncia a prazeres, perseguições e interesses pecaminosos.

Cristo nos avisou claramente que é impossível para um homem servir dois mestres. O ego deve ser repudiado, e Cristo deve ser recebido como "O Senhor Absoluto" (Colossenses 2:6), ou Ele não nos salvará. Segundo, um abandono deliberado da Estrada Ampla, ou o modo de vida agradável à carne. Até que isso tenha sido feito, não há salvação possível para qualquer pecador. O próprio Cristo ensinou isso claramente em Lucas 15 — o "pródigo" deve deixar o "país distante" antes que ele pudesse viajar para a Casa do Pai! A mesma verdade apontada é ensinada novamente em Tiago 4:8-10, "Aproxime-se de Deus — e Ele se aproximará de você. Lavem as mãos, pecadoras, e purifiquem seus corações, lute, chore e clame. Mude seu riso para luto e sua alegria para a tristeza. Humilham-se diante do Senhor — e Ele vai levantá-lo."

Ah, meu amigo, realmente entrar neste "Portão Estreito" não é fácil! Por essa razão, o Senhor levou sobre si, todos os pecados dos eleitos e eleitas do Sr. DEUS; "Não trabalhe por comida que estraga, mas por comida que perdura para a vida eterna!" (João 6:27).

Essas palavras não idealizam a salvação como uma coisa de realização simples e fácil. Pondere também a exortação enfática de Cristo em Lucas 13:24 "Faça todos os esforços para entrar pelo portão estreito, porque muitos, digo-te, tentarão entrar e não serão capazes." Que Ele deve proferir tal declaração, implica claramente que há dificuldades e obstáculos formidáveis a serem superados, e que professores nominais certamente não entrarão. Que seja cuidadosamente notado que a palavra grega para "esforce-se" (ou seja, "agonizomai") em Lucas 13:24 é o mesmo que é usado em 1 Coríntios 9:25, "E todo mundo que se esforça pela maestria é temperado em todas as coisas;" e também é prestado "trabalhando fervorosamente" em colossenses 4:12, e "luta" em 1 Timóteo 6:12!

E como vamos "nos esforçar" para "entrar" no Portão Estreito? A resposta geral é, "legalmente" (2 Timóteo 2:5). Mas, para particularizar: devemos nos esforçar por oração e súplica, diligentemente buscando libertação daquelas coisas que barrariam nossa entrada. Devemos sinceramente chorar a Cristo por ajuda daqueles inimigos que estão procurando nos superar. Devemos chegar constantemente ao Trono da Graça, para que possamos encontrar graça para nos ajudar a repudiar e afastar-nos com o ódio de tudo o que é abominável por Deus, mesmo que envolva o nosso corte de uma mão direita e arrancar de um olho direito; e graça para nos ajudar a fazer aquelas coisas que Ele ordenou. Devemos ser "temperados em todas as coisas", especialmente aquelas coisas que a carne anseia e o mundo ama.

Por que é necessário tanto esforço para "entrar" no portão estreito? Primeiro, porque SATAN está se esforçando para destruir sua alma. "Tenha cuidado! Cuidado com os ataques do Diabo, seu grande inimigo. Ele ronda ao redor como um leão rugindo, procurando por alguma vítima para devorar! (1 Pedro 5:8). Portanto, ele deve ser resistido "firme na fé".

Segundo, porque os apetites naturais da CARNE estão se esforçando para destruí-lo: "Caros amados, eu imploro-lhe como estranhos e peregrinos, abstenha-se de luxúrias carnudas, que lutam contra a alma" (1 Pedro 2:11).

Terceiro, porque todo o mundo está contra você, e se ele não pode queimar, ele vai procurar transformá-lo por suas promessas sedutoras, enganos como Dalila, e seduções fatais. A menos que você supere o mundo, o mundo vai superá-lo para a destruição eterna de sua alma.

Pelo que foi antes de nós, podemos claramente descobrir por que é que a grande maioria de nossos companheiros homens e mulheres, sim, e de professar cristãos também, não conseguirá chegar ao Céu: é porque eles preferem o pecado à santidade, entregando as luxúrias da carne a andar de acordo com as escrituras, eu a Cristo, o mundo para Deus. É como o Senhor Jesus declarou: "Os homens amavam a escuridão em vez da luz, porque seus atos eram maus" (João 3:19). Os homens se recusam a negar a si mesmos, abandonar seus ídolos e submeter-se a Cristo como Senhor — e sem isso, ninguém pode dar o primeiro passo em direção ao Céu e entrar pelo "portão estreito"!

A MANEIRA ESTREITA

Assim como entrar no "Portão Estreito" significa a aceitação do coração do ensino sagrado de Cristo, assim caminhar ao longo do "Caminho Estreito" significa que o coração e a vida sejam constantemente regulados assim. Caminhar ao longo da Via Estreita denota uma perseverança constante na fé e obediência ao Senhor Jesus; superando toda a oposição, rejeitando cada tentação de abandonar o caminho da fidelidade a Ele. É chamado de "Caminho Estreito" porque toda auto-agradável e auto-busca é excluída!

Em Gênesis 18:19 é chamado de "O Caminho do Senhor"; em Êxodo 13:21, 32:8 "O Caminho;" em 1 Samuel 12:23 "o caminho bom e certo;" no Salmo 25:9 "Seu Caminho;" em Provérbios 4:11 "O Caminho da Sabedoria"; em Provérbios 8:20 "o Caminho da justiça;" em Provérbios 10:17 "O Modo de vida";" em Isaías 35:8 "O Caminho da Santidade;" em Jeremias 6:16 "o bom caminho;" em 2 Pedro 2:2 "O Caminho da Verdade"," em 2 Peter 2:15 "o caminho certo".

O Caminho Estreito deve ser seguido — não importa o quanto possa militarizar contra meus interesses mundanos. É aqui que o ponto de teste é alcançado. Para o homem natural, é muito mais fácil e muito mais agradável - para satisfazer a carne e seguir nossas propensões mundas. A Estrada Ampla, onde a carne é permitida "liberdade" — sob o pretexto de que o cristão não está "estando sob a lei" — é fácil, suave e atraente; mas termina em "destruição!" Embora o "Caminho Estreito" leve à vida, apenas POUCOS pisam nela.

Multidões fazem uma profissão e afirmam ser salvas — mas suas vidas não dão nenhuma evidência de que eles são "estranhos e peregrinos" aqui na terra, ou que seu "tesouro" está no céu. Eles têm medo de serem considerados estreitos e peculiares, rigorosos e puritanos. Satanás os enganou — eles imaginam que podem chegar ao céu por um caminho mais fácil do que negando a si mesmo, ocupando sua cruz diariamente, e seguindo Cristo!

Há multidões de religiosos que estão tentando combinar os dois "caminhos", fazendo o melhor dos dois mundos e servindo dois mestres. Eles desejam satisfazer a si mesmos no tempo — e desfrutar da felicidade do Céu na eternidade. Multidões de cristãos nominais estão se iludindo a acreditar que podem fazê-lo — mas estão terrivelmente enganados! Uma profissão que não é verificada por mortificar os atos do corpo no poder do Espírito (Romanos 8:13), é vaidosa. Uma fé que não é evidenciada pela completa submissão a Cristo, é apenas a fé dos demônios. Um amor que não guarda os mandamentos de Cristo, é uma imposição (João 14:23). A alegação de ser cristão, onde não há rendimento real à vontade de Deus, é uma presunção ousada.

A razão pela qual tão poucos entrarão na Vida Eterna — é porque as multidões não estão buscando-a no caminho da nomeação de Deus! Ninguém o procura de forma direta — mas aqueles que passam pelo Portão Estreito, e que, apesar de muitos desânimos e quedas, continuam avançando ao longo da Via Estreita.

Agora observe, com cuidado, a próxima coisa que imediatamente seguiu a referência de nosso Senhor às duas maneiras em Mateus 7: "Cuidado com falsos profetas, que vêm até você em pele de cordeiro — mas interiormente eles são lobos famintos" (Mateus 7:15). Por que isso vem em seguida? Quem são os "falsos profetas" contra os quais uma alma séria precisa estar em sua guarda?

São aqueles que ensinam que o Céu pode ser alcançado sem pisar no Caminho Estreito! São aqueles que insistem em voz alta que a vida eterna pode ser obtida em termos muito mais fáceis. Eles vêm em "roupas de ovelha" — eles aparecem (para enganar nossas almas) para exaltar Cristo, enfatizar Seu precioso sangue, para ampliar a graça de Deus. Mas eles não insistem em arrependimento; eles não conseguem dizer aos seus ouvintes que nada além de um coração partido que odeia o pecado, pode realmente acreditar em Cristo.

Eles não ensinam que uma fé salvadora é a vida que purifica o coração (Atos 15:9) e supera o mundo (1 João 5:4). Esses "falsos profetas" são conhecidos por seus "frutos", sendo a principal referência aos seus "convertidos" — os frutos de seus trabalhos carnudos. Seus "convertidos" estão na Estrada Ampla, que não é o caminho da maldade aberta e do vício — mas de uma religião que agrada à carne! É esse "caminho que parece certo para um homem — mas o fim disso são os caminhos da morte" (Provérbios 14:12). Aqueles que estão nesta Estrada Ampla (desta forma que "parece certo" para muitos), têm um conhecimento de cabeça da Verdade — mas eles não andam nela. O "Caminho Estreito" é limitado pelos mandamentos e preceitos das Escrituras; a Estrada Ampla é esse caminho que eclodiu além dos limites das Escrituras. Tito 2:11-12 fornece o teste sobre o "caminho" em que estamos: "Pela graça de Deus que traz a salvação apareceu para todos os homens, ensinando-nos que, negando vícios e luxúrias mundanas, devemos viver sobriamente, justo e piedoso neste mundo atual."

Antes de fechar, vamos antecipar e tentar remover uma objeção. Provavelmente muitos de vocês estão dizendo: "Eu pensei que Cristo era o caminho para o Pai" (João 14:6). Então Ele é! Mas como?

Primeiro, em que Ele removeu todos os obstáculos legais, e assim abriu um caminho para o céu para o seu povo. Segundo, em que Ele "nos deixou um exemplo de que devemos seguir seus passos". A simples abertura de uma porta não me dá entrada em uma casa — devo trilhar o caminho que leva a ela, e montar os degraus. Cristo, por Sua vida de obediência irrestrita a Deus, nos mostrou o Caminho que leva ao Céu: "Quando Ele lança suas próprias ovelhas, ELE vai diante deles — e as ovelhas o seguem" (João 10:4).

Terceiro, em que Ele está disposto e pronto para conceder graça e força para andar nele. Cristo não veio aqui e morreu — a fim de tornar desnecessário para mim agradar e obedecer a Deus. Não mesmo! "Ele morreu por todos, que aqueles que vivem não devem, a partir de agora, viver para si mesmos - mas para Aquele que morreu por eles!" (2 Corinthians 5:15). "Ele deu a si mesmo por nossos pecados — para que Ele pudesse nos livrar deste mundo maligno atual" (Gálatas 1:4). "Ele deu a si mesmo por nós - que Ele poderia nos redimir de toda a iniquidade, e purificar para si mesmo um povo peculiar, zeloso de boas obras" (Tito 2:14). Cristo veio aqui para "salvar seu povo de seus pecados" (Mateus 1:21); e se você não está agora libertado do poder do pecado, das decepções de Satanás, do amor do mundo — então você não está salvo. Que agrade ao Deus de toda a graça para adicionar Sua bênção.

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!