quinta-feira, 1 de setembro de 2022

 

O Homem Abençoado.

Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink (escrito em 1938). 

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

"Abençoado é o homem que não anda no conselho dos ímpios ou fica no caminho dos pecadores ou senta-se na sede dos zombadores" (Salmo 1:1). Ficamos muito impressionados com o fato de que o maravilhoso e precioso Salmo 1º abre com a palavra "Abençoado", e ainda assim um pouco de reflexão mostra que dificilmente poderia começar com qualquer outro. Como a maioria de nossos leitores estão sem dúvida cientes, "Salmos" significa "Louvores", e a nota-chave está aqui atingida no início, pois é apenas o "Homem Abençoado" que pode verdadeiramente louvar a Deus, pois são apenas, seus louvores que são aceitáveis para Ele. A palavra "Abençoado" tem aqui, como em tantos lugares nas Escrituras (como Mat. 5:3-11), uma força dupla:

Em primeiro lugar, significa que a benção divina — em contraste com a maldição de Deus, repousa sobre este homem.

Segundo e, consequentemente, denota que ele é um homem plenamente feliz.

"Abençoado é o homem", não "abençoados são eles" — o número singular enfatiza o fato de que a piedade é estritamente uma questão pessoal e individual. É muito impressionante observar que Deus abriu este livro de Salmos descrevendo-nos, aquele cujos "louvores" são apenas aceitáveis para Ele. Em tudo o que se segue ao fim do versículo 3, o Espírito Santo nos deu um retrato (pelo qual podemos honestamente nos comparar) do homem sobre o qual repousa a Benção Divina — o único homem que pode adorar o Pai "em espírito e em verdade". As características marcantes neste retrato do homem "abençoado", podem ser brevemente expressas em três palavras.

Sua separação (v. 1);

Sua ocupação (v. 2);

Sua fertilização (v. 3).

"Abençoado é o homem que não anda no conselho do ímpio." Como a maioria dos leitores está, sem dúvida, ciente, o melhor dos comentaristas (como o "Tesouro de Davi" de Spurgeon); toma como o pensamento principal deste verso, o curso descendente de - andar, em seguida, de pé (um estado mais fixo) e terminar sentado - completamente confirmado no mal; traçando uma gradação semelhante de deterioração em seus "conselhos", "caminho" e "assento", como também nos termos pelos quais eles são designados, "ímpios — pecadores - desdenhosos". Mas, pessoalmente, não achamos que este seja o pensamento do verso, pois é irrelevante para a passagem como um todo, e destruiria sua unidade.

Não, o Espírito está aqui descrevendo o caráter a conduta do "homem abençoado". Como é muito significativo notar - como procurar nossos corações - a primeira característica do "homem abençoado" ao qual o Espírito aqui chamou a atenção é sua caminhada - uma caminhada em  SEPARAÇÃO  dos ímpios! Ah, meu leitor, está , e em nenhum outro lugar, essa piedade pessoal começa. Não pode haver caminhada com Deus, nenhum seguidor de Cristo, nenhum passo do caminho da paz — até nos separarmos do mundo, abandonarmos os caminhos do pecado e virarmos as costas para o "país distante".

"Abençoado é o homem que não anda no conselho do ímpio." Mas observe exatamente como ele é expresso — não é "não anda na maldade aberta" ou mesmo "a loucura manifesta", mas "não anda no conselho do ímpio". Como é procurar isso! Como isso reduz as coisas!

Os ímpios estão sempre prontos para "aconselhar" o crente, parecendo ser muito solícito de seu bem-estar. Eles o avisarão contra ser muito rigoroso e extremo, aconselhando-o a ter a mente aberta e a "fazer o melhor dos dois mundos". Mas a política do "ímpio", ou seja, daqueles que deixam Deus fora de suas vidas, que não têm "medo de Deus" diante de seus olhos — é regulada pela auto-vontade e auto-prazer, e é dominada pelo que eles chamam de "senso comum". Infelizmente, quantos cristãos professantes regulam suas vidas pelos conselhos e sugestões de amigos e parentes ímpios — e adotando tais "conselhos" em sua carreira empresarial, sua vida social, o mobiliário e decoração de suas casas, seu vestido e dieta, e a escolha da escola ou uma vocação para seus filhos.

Mas não é assim com o "homem abençoado". Ele "não anda no conselho dos ímpios." Em vez disso, ele tem medo disso, não importa o quão plausível soe, ou aparentemente boa a intenção daqueles que o oferecem. Ele evita isso, e diz: "Fique atrás de mim, Satanás!" Por que? Porque a graça divina ensinou-lhe que ele tem algo infinitamente melhor para dirigir seus passos. Deus lhe deu uma revelação divina, ditada por sua sabedoria exaustiva, absoluta e infalível, adequada a todas as suas necessidades e circunstâncias, projetada como uma "lâmpada aos seus pés e uma luz em seu caminho". Seu desejo e sua determinação é caminhar pelo conselho saudável de Deus, e não pelo conselho corrupto do ímpio. A conversão é a rendição da alma e a aceitação de Deus como  Guia  através deste mundo de pecado.

A separação do homem "abençoado" do mundo nos é definida em três detalhes:

Primeiro ele "não anda no conselho dos ímpios", isto é, de acordo com as máximas do mundo. Eva é um exemplo solene de quem entrou no conselho do ímpio, assim como a filha de Herodes. Por outro lado, José recusando a sugestão perversa da esposa de Potifar, Davi recusando-se a seguir o conselho de Saul para lutar com Golias em sua armadura, e a recusa de Jó em prestar atenção à voz de sua esposa e "amaldiçoar Deus", são exemplos daqueles que não o fizeram.

Segundo "nem se detém no caminho dos pecadores." Aqui temos as associações do homem abençoado — ele não se associa com pecadores. Não, ele também busca comunhão com os justos. Exemplos preciosos disso são encontrados na deixa de Abrão dos Caldeus, Moisés dando as costas às honras e tesouros do Egito, Ruth acompanhando Naomi.

Terceiro "nem se assenta na roda dos escarnecedores." Os "desdenhosos" podem aqui ser considerados como aqueles que desprezam e rejeitam o verdadeiro doador de descanso. "O assento" aqui fala de relaxamento e exclusão — para não sentar no assento do escárnio, significa que o homem abençoado não toma sua facilidade, nem busca sua alegria - nas recreações do mundo. Não, não. Ele tem algo muito melhor do que "os prazeres do pecado", "em Sua presença há plenitude de alegria"— como Maria encontrou aos pés do Senhor Jesus Cristo.

"Mas seu prazer está na Lei do Senhor" (Salmo 1:2). Aqui temos a ocupação do homem abençoado. A abertura "Mas" aponta um contraste acentuado da última cláusula do verso anterior, e serve para confirmar nossa interpretação. O mundano busca seu "prazer" no entretenimento proporcionado por aqueles que desprezam coisas espirituais e eternas.

Não é assim o homem "abençoado" — seu "prazer" está em algo infinitamente superior ao que este mundo perecendo pode fornecer, ou seja, nas Escrituras Divinas. "A Lei do Senhor" parece ter sido uma das expressões favoritas de Davi para a Palavra — veja Salmo 19 e 119. "A Lei do Senhor" joga a ênfase em sua autoridade divina, na vontade de Deus. Esta é uma marca certa daqueles que nasceram de novo. "A mente carnal é inimizade contra Deus, pois não está sujeita à Lei de Deus" (Romanos 8:7). "Deliciar-se com a lei do Senhor" é uma prova certa de que recebemos do Espírito de Cristo, pois Ele declarou "Eu me delicio em fazer a Sua vontade, Ó Meu Deus" (Salmo 40:8).

A Palavra de Deus é o pão diário do homem "abençoado" — é assim com você? Os ímpios se deleitam nos prazeres ávidos aos não, regenerados em agradar a si mesmos - mas a alegria do cristão reside em agradar a Deus. Não é simplesmente que ele está interessado na "Lei do Senhor", mas ele se deleita com isso. Há milhares de pessoas, e, podemos acrescentar, nas seções mais ortodoxas da Cristandade, que são estudantes afiados das Escrituras, que se deleitam com suas profecias, tipos e mistérios, e que se apegam ansiosamente em suas promessas; ainda assim, estão longe de se deliciar com a autoridade de seu Autor e em estar sujeitos à sua vontade revelada.

O homem "abençoado" se deleita com os preceitos da PalavraHá um "prazer" — uma paz, alegria e satisfação da alma — pura e estável, a ser encontrada em sujeição à vontade de Deus, que não pode ser obtida em nenhum outro lugar.

Como João nos diz "Seus mandamentos não são graves" (1 João 5:3), e como Davi declara "em mantê-los há grande recompensa" (Salmo 19:11). "E em Sua Lei, ele medita dia e noite" (Salmo 1:2). Assim, ele prova seu "prazer" — onde está seu tesouro, há também seu coração! Aqui, então, é a ocupação do homem "abençoado". O voluptuário pensa apenas em satisfazer seus sentidos; a juventude vertiginosa está preocupada apenas com esportes e prazeres; o homem do mundo direciona todas as suas energias para a garantia da riqueza e das honras; mas a determinação do homem "abençoado" é agradar a Deus, e para obter um melhor conhecimento de Sua vontade, ele medita dia e noite em Sua Palavra Sagrada. Assim é a luz obtida, sua doçura extraída, e a alma nutrida!

Sua "meditação" na Palavra não é ocasional espasmódica — mas regular persistente; não apenas no "dia" da prosperidade — mas também na "noite" das adversidades; não apenas no "dia" da juventude e da força — mas na "noite" da velhice e fraqueza. "Suas palavras foram encontradas, e eu as comi; e Sua Palavra foi para mim a alegria e o regozijo do meu coração" (Jer. 15:16). O que significa "comeu"? Apropriação, assimilação. Meditação é a leitura — como a digestão faz com a alimentação.

É como a Palavra de Deus é ponderada pela mente, mastigada e sobre os pensamentos processada e misturada com fé — é assim que a assimilamos. O que mais ocupa a mente e mais constantemente envolve nossos pensamentos — é o que mais "encantamo-nos".

Aqui está uma grande cura para a solidão (como o escritor provou muitas vezes) — para meditar sobre a Lei de Deus dia e noite. Mas a verdadeira "meditação" na Lei de Deus é um ato de obediência, "Não deixe este Livro da Lei se afastar de sua boca; meditar sobre ele dia e noite, para que você possa ter cuidado para fazer tudo o que está escrito nele. (Josh. 1:8).

O salmista poderia, assim, apelar a Deus — você pode, "Dar ouvidos às minhas palavras, Ó Senhor; considere minha meditação" (Salmo 5:1).

"Ele é como uma árvore plantada por correntes de água, que rende seus frutos na estação e cuja folha não seca. O que quer que ele faça prosperará" (Salmo 1:3). Aqui temos a fertilização do homem "abençoado". Mas note com muito cuidado, caro leitor, o que precede isso. Deve haver uma ruptura completa com o mundo — separando-se de seu conselho ou política, de seus prazeres; e deve haver uma sujeição genuína à autoridade de Deus e uma alimentação diária sobre Sua Palavra — antes que possa haver qualquer verdadeira fruição para Ele.

"Ele deve ser como uma árvore." Esta figura é encontrada em inúmeras passagens, pois há muitas semelhanças entre uma árvore e um santo. Ele não é uma "palheta" movida por cada vento que sopra, nem uma trepadeira, arrastando-se ao longo do chão. Uma árvore é ereta, e cresce para o céu. Esta árvore é "plantada" — muitas não são — mas crescem selvagens. Uma árvore "plantada" está sob os cuidados cultivo de seu dono.

Assim, esta metáfora nos assegura que aqueles que se deleitam com a preciosa Lei de Deus são propriedade de Deus, cuidados podados por Ele!

"Plantada aos ribeiros de águas." Este é o lugar do refresco — rios de graça, ou comunhão, de renovação. Provavelmente a alusão mais específica é para "e um homem deve ser como um esconderijo do vento, e um encoberto da tempestade; como rios de água em um lugar seco, como a sombra de uma grande rocha em uma terra cansada" (Isaías 32:2). Isso se refere a Cristo, e nos diz que assim como uma árvore esbanja vida e frutificação do rio adjacente — assim o crente, por comunhão, tira da plenitude que existe para ele em Cristo Jesus.

"O que rende seus frutos na estação." Este é um personagem essencial de um homem gracioso, pois não há ramos infrutíferos na verdadeira Videira.

"Na estação", pois todos os frutos não aparecem no mesmo mês, nem todas as graças do Espírito são produzidas simultaneamente.

Tempos de julgamento - pedem fé.

Tempos de sofrimento - exigem paciência.

Tempos de decepção - apelar para a mansidão.

Tempos de perigo - pedir coragem.

Tempos de bênçãos - chamada para ação de graças.

Tempos de prosperidade - exigem alegria.

Essa palavra "na estação" é oportuna — não devemos esperar os frutos da maturidade naqueles que são apenas bebês.

"Suas folhas não devem murchar." Isso significa que sua profissão cristã é uma realidade brilhante e viva. Ele não é aquele que tem um nome para viver — mas está morto. Não, seus trabalhos provam sua fé. É por isso que "sua fruta" é mencionada antes de "sua folha". Onde não há frutos para a glória de Deus — nossa profissão é um escárnio. Note-se de Cristo que Ele era "poderoso em ação e palavras" (Lucas 24:19) — a mesma ordem é vista novamente em "que Jesus começou a fazer e ensinar" (Atos 1:1).

"E o que quer que ele faça prosperará." Isso necessariamente se segue, embora nem sempre seja aparente aos olhos dos sentidos. Nem mesmo um copo de água dado em nome de Cristo, pode não receberá sua recompensa — aqui, más, certamente o receberá no futuro.

Até onde, caro leitor, você e eu nos parecemos com esse "homem abençoado"? Vamos novamente pressionar a ordem desses três versos. Assim como caímos nos pecados do versículo 1 — nosso prazer na Lei de Deus será embotado. E até onde não estamos em sujeição à Sua vontade, seremos infrutíferos. Mas, uma completa separação do mundo, e ocupação de todo o coração com o Senhor, transbordará em frutos de Seu louvor!

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!