quinta-feira, 1 de setembro de 2022

 

Tomando o Nome do Senhor em Vão! 

Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

“Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” (Êxodo 20:7).

Como o segundo mandamento diz respeito à maneira como Deus deve ser adorado (ou seja, de acordo com Sua vontade revelada), então este terceiro mandamento nos propõe a adorar com esse quadro de coração que é agradável à dignidade e à solenidade de tal exercício e à majestade dele com quem temos que fazer: ou seja, com a maior sinceridade, humildade e reverência. “Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, que estão escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e temível, o SENHOR TEU DEUS,” (Deuteronômio 28:58).

O, que pensamentos altos devemos entreter de tal Ser! Em que santo temor devemos ficar de qualquer coisa relativa a Deus. "O fim deste Preceito é que o Senhor terá a majestade de Seu nome para ser considerada inviolavelmente sagrada por nós. O que quer que pensemos e o que dissermos dele, deve saborear Sua excelência, corresponder à supremacia sagrada de Seu nome, e tender à exaltação de Sua magnificência" (João Calvino).

Vamos primeiro nos esforçar para apontar o escopo e a abrangência deste mandamento. Pelo NOME do Senhor nosso Deus, é o próprio Deus significado como Ele é conhecido por nós, incluindo tudo através do qual Ele tem o prazer de revelar a si mesmo: Sua Palavra, Seus títulos, Seus atributos, Suas ordenanças, Suas obras. O Nome de Deus representa Sua própria natureza e ser, como no Salmo 20:1; 135:3; João 1:12 etc... Às vezes, o Nome de Deus é tomado para todo o sistema da Verdade Divina: "Caminharemos em Nome do Senhor nosso Deus" (Miq. 4:5.) Isto é, dessa forma de verdade e adoração que Ele nomeou. "Eu manifestei seu nome aos homens que você me deu" (João 17:6.) Ou seja, eu os instruí na doutrina celestial.

Mas geralmente, e mais especificamente, o Nome de Deus refere-se ao qual Ele é chamado e divulgado por nós. "Tomar seu nome" significa empregar ou fazer uso do mesmo, como o Objeto de nossos pensamentos ou o tema de nosso discurso. Não tomar seu nome "em vão" é a maneira negativa de dizer que deve ser realizada com o máximo de temor e usada com dignidade suprema nos pensamentos, palavras e ações.

Assim, será visto que este Mandamento exige que façamos menção ao Nome de Deus. Uma vez que Ele nos deu tantas e graciosas descobertas de Si mesmo, isso evidenciaria o mais vil desprezo do maior dos privilégios, se não expressássemos respeito a essas descobertas e não fizéssemos uso do mesmo. Aqueles que não fazem nenhuma profissão religiosa e desejam não ser instruídos nas coisas que se relacionam com a glória divina, são culpados de, assim, desprezar o Altíssimo. Mas fazemos uso do Nome de Deus em adoração pública, em oração privada, e ao fazer juramentos religiosos ou fazer votos solenes.

Quando nos aproximamos de Deus em oração, devemos adorar as perfeições divinas com uma humildade adequada, assim como Abraão (Gênesis 18:27), Jacó (Gênesis 32:10), Moisés (Ex. 15:11), Salomão (1 Reis 8:33), Ezequias (2 Reis 9:25), Daniel (9:4), os habitantes do Céu (Rev. 4:10, 11).

Negativamente, este Mandamento Superior proíbe... todos os pensamentos desonrantes de Deus, todos desnecessários, irreverentes, profanos ou blasfemas menções dele, qualquer uso irreverente de Sua Palavra, quaisquer murmúrios contra Sua Providência, qualquer abuso de qualquer coisa pela qual Ele se tornou conhecido. Vamos agora apontar mais especificamente algumas das maneiras pelas quais o nome de Deus pode ser tomado em vão.

Primeiro, quando é usado sem considerar um fim adequado. E há apenas duas extremidades que podem justificar o uso de qualquer um de Seus nomes, títulos ou atributos: Sua glória e a edificação de nós mesmos e de outros. O que quer que seja além disso é frívolo e maligno, não fornecendo nenhum terreno suficiente para fazermos menção a um nome tão grande e santo, que é tão cheio de glória e majestade.

A menos que nosso discurso seja direcionado ao avanço da glória divina ou à promoção do benefício daqueles a quem falamos - não nos justificam em ter o nome inefável de Deus em nossos lábios. Ele se diz altamente insultado quando mencionamos seu nome para propósitos profanos.

O Nome de Deus é tomado em vão por nós, quando o usamos sem a devida consideração e reverência. Quando quer que façamos menção a Ele antes de quem os serafins colocam o véu em seus rostos - devemos seriamente e solenemente refletir Sua infinita majestade e glória, e curvar nossos corações em prostração mais profunda diante desse Nome. Aqueles que pensam e falam do grande Deus promiscuamente e aleatoriamente - como podem usar seu nome com reverência quando todo o resto de seu discurso está cheio de profanação e vaidade? O Nome de Deus não deve ser jogado de lá para cá, como se fosse algo profano.

Ó meu leitor, forme o hábito de solenemente considerar o nome que você está prestes a pronunciar, que é o Nome dele que está presente com você, ouvindo você pronunciá-lo, que tem ciúmes de Sua honra, e que vai terrivelmente vingar-se daqueles que o desprezaram!

O Nome de Deus é usado em vão quando é empregado hipocritamente, quando professamos ser seu povo e não somos. O Israel de antigamente foi culpado deste pecado: "Ouça esta casa de Jacó, que são chamadas pelo nome de Israel, e saem das águas de Judá, que jurou pelo nome do Senhor, e fazem menção ao Deus de Israel, mas não na verdade, nem na justiça" (Isaías 48:1) Isto é, eles usaram o Nome de Deus, mas não obedeceram à revelação nele contida, e assim violaram este Terceiro Mandamento: compare Mateus 7: 22, 23.

Ao usar o Nome de Deus, devemos fazê-lo de uma maneira que seja fiel ao seu significado e às suas implicações, caso contrário, Ele nos diz: " E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?" (Lucas 6:46). Da mesma forma, somos culpados deste pecado terrível quando executamos deveres sagrados de forma frívola e mecanicamente, nossas afeições não estão neles. Oração sem prática é blasfêmia; e falar com Deus com nossos lábios enquanto nossos corações estão longe dele é apenas uma zombaria dele e um aumento de nossa condenação.

O Nome de Deus é tomado em vão quando juramos levemente e irreverentemente, usando o Nome de Deus com o mínimo de respeito que mostraríamos ao de um homem, ou quando juramos falsamente e somos culpados de perjúrio. Quando somos colocados em juramento e atestamos que isso é verdade, o que não sabemos ser verdade, ou que sabemos ser falso - somos culpados de um dos pecados mais graves que o homem pode cometer, pois ele pediu solenemente ao grande Deus para testemunhar aqui no que o pai das mentiras o levou a falar!

"Aquele que jura na terra, jurará pelo Deus da Verdade" (Isaías 65:16), e, portanto, cabe a ele considerar bem se o que ele depõe ser verdadeiro ou não. Infelizmente, falsos juramentos tornaram-se tão excessivamente multiplicados entre nós, e tão geralmente desconsiderados, que a enormidade deste delito é pouco considerada.

"Que nenhum de vocês pense mal em seu coração contra o seu vizinho; e não amem um juramento falso. Por que, todas essas são coisas que eu odeio! Diz o SENHOR. Zacarias 8:17 E o que será dito dessa vasta multidão de juramentos profanos que poluem nossa língua e ferem nossos ouvidos, por uma vil mistura de execrações e blasfêmias em sua conversa comum! "Sua garganta é um sepulcro aberto, o veneno de áspides está sob seus lábios, sua boca está cheia de palavrões e amargura" (Romanos 3: 13, 14). Totalmente vaidoso é o seu apelo impensado que eles não significam nenhum dano. Totalmente vaidoso é a desculpa deles que todos os seus companheiros fazem o mesmo. Totalmente vaidoso é o seu apelo de que é apenas para aliviar seus sentimentos. Que loucura é quando os homens te irritam, para atacar Deus e provocá-Lo muito mais do que os outros podem provocá-lo!

Mas, embora seus companheiros não cedam, a prisão policial, ou o magistrado punam-nos, o Senhor não tratará como inocente, quem toma Seu Nome em vão. Deus está terrivelmente enfurecido por este pecado, e na comissão comum deste crime insultante do Céu - nosso país incorreu em terrível culpa. Tornou-se quase impossível andar pelas ruas ou entrar em estabelecimentos comerciais, sem ouvir o nome sagrado de Deus tratado com desprezo blasfemo. Os romances do dia, o teatro, e até o rádio, são terríveis infratores! E, sem dúvida, este é um dos pecados temerosos contra Si mesmo para os quais Deus está agora derramando Seus julgamentos sobre nós. Ele disse a Israel: "Por causa de jurar a terra chora; os lugares agradáveis do deserto são secos, e seu curso é maligno" (Jeremias 23:10). E Ele ainda é o mesmo: "O Senhor não manterá inocente, quem toma seu nome em vão." A punição dolorida será sua parte, se não em sua vida, então com certeza, eternamente, na vida que está por vir!

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!