quinta-feira, 1 de setembro de 2022

 

Há dois lados da vida de um cristão: um lado claro e um escuro.

Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink (escrito em: 1948)

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Há dois lados da vida de um cristão: um lado claro — e um escuro; um lado de elevação — e um deprimente. Sua experiência não é nem toda alegria - nem toda a dor; mas um contrapeso de ambos. Foi assim com o apóstolo Paulo: "Tão triste — mas sempre regozijando-se" (2 Coríntios 6:10). Quando uma pessoa é regenerada, ela não está lá e depois é levada para o céu — mas recebe uma promessa e um preludio dele. O pecado também não é erradicado do seu ser, embora seu domínio sobre ele seja quebrado. É a corrupção que lança sua sombra negra sobre sua alegria!

As variadas experiências do crente são ocasionadas pela presença de Cristo — e pela presença do pecado. Se, por um lado, seja abençoadamente verdade que Cristo está com ele todos os dias, até o fim; por outro lado, é solenemente verdade que o pecado o habita todos os seus dias, até o fim de sua história terrena! Disse Paulo, "o mal está presente comigo"; e isso, não só ocasionalmente — mas o pecado "habita em mim" (Romanos 7:20-21). Assim, como o povo de Deus se alimenta do Cordeiro, é "com ervas amargas que devem comê-lo" (Ex. 12:8).

A consciência do cristão é habitada pelo pecado, ele luta por se livrar de sua influência profana, seus esforços são sinceros para se impor contra suas solicitações, suas confissões penitentes a Deus de seu fracasso em dominar este inimigo inveterado - estão entre as evidências inconfundíveis de que ele é uma pessoa regenerada. Com certeza é, que ninguém que está morto em transgressões e pecados percebe que há um mar de iniquidade dentro de seu coração, profanando seus próprios pensamentos e imaginação; ainda menos ele faz caso do mesmo e se entristece ao lamentá-lo.

Deixe o crente recordar seu próprio caso: nos dias de sua não-regeneração, ele não foi derrubado pelo que agora o aflige! Estamos proibidos de "lembrar" o que éramos "no passado", e depois contrapor o "agora" fato é, que, podemos ser envergonhados sobre o primeiro — e nos alegrar e agradecer por este último.

É motivo de elogios fervorosos se seus olhos foram abertos para ver "a escuridão do pecado", e seu coração sentir sua detestável influencia. Como nem sempre foi assim, uma grande mudança ocorreu — você foi alvo de um milagre da graça soberana. Mas a continuação do pecado representará um problema dolorido e desconcertante para o cristão.

Que nada é muito difícil para o Senhor — ele está plenamente assegurado. Por que então o mal pode permanecer presente com ele? Por que ele não se livra dessa coisa horrível — que ele tanto detesta e odeia? Por que essa depravação horrível deveria ser permitida para perturbar sua paz e estragar sua alegria? Por que o Deus de toda a graça não o livra desse tirano assediador?

Deve-se lembrar que seus pensamentos e modos são muitas vezes o oposto nosso. No entanto, também devemos lembrar que eles são infinitamente mais sábios e melhores do que o nosso. Deus, então, deve ter alguma razão válida para que Ele deixe o pecado em Seu povo; e uma vez que Ele os ama com um amor ilimitado e imutável — deve ser deixado neles para seu benefício. A fé pode ter plena certeza de que o mal continua presente com o santo, tanto para a glória de Deus quanto para o seu próprio bem. Assim, há um lado positivo até mesmo para esta nuvem escura.

Estamos aptos a pensar que é uma coisa mais deplorável que o pecado ainda nos habita e imaginar que seria muito melhor se nos livrássemos dele. Mas essa é a nossa ignorância. Sim, é algo pior: é um espírito de oposição a Deus, um rebelde contra Suas relações conosco, um impugnante de Sua sabedoria, uma reflexão de elenco sobre Sua bondade. Uma vez que Ele deu provas tão abundantes de que Ele tem nossos melhores interesses no coração, deve ser mais repreensível para qualquer um colocar em questão seus caminhos com eles.

Em vez disso, podemos ser plenamente convencidos de que nosso pai amoroso teria removido completamente "a carne" da alma de Seus filhos no momento de sua regeneração - se isso fosse para seu maior bem-estar. Uma vez que Ele não o fez, devemos concluir com confiança que Deus tem um propósito benevolente em permitir que o pecado os habite, até o fim de sua jornada peregrina nesta terra. Mas será que Sua Palavra fornece alguma dica de Seus desígnios graciosos? Sim — mas agora devemos nos limitar a apenas, um deles.

Deus deixa o pecado em Seu povo — para promover sua humildade. Não há nada que Ele abomina, tanto quanto o orgulho. Em Provérbios 6:16-17, o Espírito Santo listou sete coisas que o Senhor odeia, e eles estão indo com "Um olhar orgulhoso"! Deus alimenta os famintos — mas o rico Ele manda vazio. Ele "dá graça aos humildes", mas "resiste ao orgulhoso" (Tiago 4:6). São os Laodiceanos egoístas e auto-satisfeitos que são tão repugnantes à sua vista — que Ele os cospe de sua boca.

Agora leitor cristão, é realmente e verdadeiramente o desejo de seu coração que Deus "esconda o orgulho" de você? Se por graça é assim, então você está disposto a Que Ele use seus próprios meios e métodos para realizar seu desejo, mesmo que seja um processo desagradável, sim, muito indesejado para sua complacência?

Se você está disposto para que sua religiosidade natural seja explodida e despojada de suas penas de pavão, então será pelo mal permanecendo em você e se superando para sua dor!

Segundo Timóteo 3:2 mostra-nos (de sua ordem) que o orgulho nasce do amor próprio desordenador. Aqueles que são amantes indevidos de si mesmos - logo crescem orgulhosos de si mesmos; o que é odioso para Deus, pois rouba-lhe de Sua glória. Uma vez que Deus será glorioso para Seus santos, bem como glorificado por eles - Ele subjuga seu orgulho deixando aquela marca do pecado neles, que humilha seus corações - mas faz com que eles o admirem mais, por Sua saudade.

A luz divina expõe a sujeira interior, da qual eles não tinham nenhuma realização prévia, fazendo-os chorar com o leproso, "Impuro!" (Lev. 13:45). Eles têm descobertas tão dolorosas de pecado habitante como muitas vezes os faz lamentar: "Ó homem miserável que eu sou!" (Romanos 7:24). Mas como devemos ser gratos se Deus nos faz "abominar" a nós mesmos (Jó 42:6), e assim abrir caminho para Cristo ainda mais!

Nesta vida, a santidade, meu leitor, consiste em grande parte de amarguras — e lutos porque nos sentimos tão profanos. O que aconteceria com um homem que ainda restava neste mundo — se ele estivesse cheio de pecado um dia e depois se tornou absolutamente sem pecado no outro? Deixe nossa experiência atual fornecer a resposta. Não achamos muito difícil manter nosso lugar humilde, tanto diante de Deus e de nossos irmãos, quando o mal dentro de nós é subjugado, mas um pouco?

Não é essa evidência que precisamos de algo para nos livrar da autojustiça? Mesmo o amado Paulo precisava de "um espinho na carne" para que ele não "fosse exaltado acima da medida através da abundância das revelações" dada a ele (2 Coríntios 12:7). O homem após o coração de Deus orou: "Ó Senhor, abra meus lábios; e minha boca mostrará seu louvor" (Salmo 51:15): como se ele dissesse: "Se Você, Senhor, me ajudar a falar com todo o direito, não proclamarei meu próprio valor nem me gabarei do que fiz — mas lhe darei toda a glória." Como Deus deixou alguns dos cananeus na terra — para provar Israel (Juízes 2:21-22), então Ele deixa o pecado em nós — para nos humilhar.

Seremos sem pecado no céu, e a visão do "Cordeiro, que foi morto"; impedirá para sempre a reentrada do orgulho em nossas almas. Nossa consciência da presença do pecado tem, em primeiro lugar, uma influência de esvaziamento: abre caminho para um Cristo perdoador e purificador, condenando a alma de sua profunda necessidade de auto-satisfação.

Em segundo lugar, tem uma influência contínua, nos trazendo para perceber cada vez mais nossa total insuficiência e completa dependência de Deus.

Terceiro, tem uma influência evangélica, pois serve para nos tornar mais conscientes da adequação perfeita do grande Médico para tais leprosos como nos sentimos.

Em quarto lugar, tem uma influência que honra a Deus, pois traz a alma renovada para se maravilhar cada vez mais com sua "saudade para nós" (2 Pedro 3:9).

Em quinto lugar, deve promover um espírito de paciência para nossos companheiros: não devemos esperar menos fracasso neles — do que encontramos em nós mesmos.

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!