quinta-feira, 1 de setembro de 2022

 

Doutrina da Depravação Total do Homem.

Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink (escrito em 1952).

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

É nossa profunda convicção de que a questão vital que mais precisa ser levantada hoje é esta: o homem é uma criatura totalmente e completamente depravada por natureza? Ele entra no mundo completamente arruinado e indefeso, espiritualmente cego e morto em transgressões e pecados? De acordo com nossa resposta a essa pergunta, assim será nossa opinião sobre muitas outras doutrinas. É com base neste fundo sombrio que toda a Bíblia prossegue. Qualquer tentativa de modificar ou diminuir, repudiar ou diminuir o tom do ensino das Escrituras sobre o assunto é fatal.

Coloque a questão de outra forma: o homem está agora em tal condição que ele não pode ser salvo sem a intervenção especial e direta do Deus triúno em seu nome? Em outras palavras, há alguma esperança para ele além de sua eleição pessoal pelo Pai, sua redenção particular pelo Filho, e as operações sobrenaturais do Espírito dentro dele?

Ou, colocando-o ainda de outra maneira: se o homem é um ser totalmente depravado, ele pode dar o primeiro passo na questão de seu retorno a Deus?

A resposta bíblica a essa pergunta torna evidente a absoluta futilidade dos esquemas dos reformadores sociais para "a elevação moral das massas", os planos dos políticos para a paz das nações e as ideologias dos sonhadores para inaugurar uma era de ouro para este mundo.

É patético e trágico ver muitos de nossos maiores homens colocando sua fé em tais quimeras. Divisões e discórdias, ódio e derramamento de sangue, não podem ser banidas enquanto a natureza humana é o que é. Mas durante o século passado a tendência constante de uma cristandade deteriorada tem sido subestimar o mal do pecado, e exagerar as capacidades morais dos homens. Em vez de proclamar a hediondidade do pecado, houve uma habitação mais sobre seus inconvenientes, e o retrato 100% depravado da condição perdida do homem como estabelecido na bíblia sagrada, foi obscurecido se não obliterado por ideologias lisonjeiras sobre o avanço humano. Se a religião popular das "igrejas" — incluindo 99% do que é chamado de cristianismo evangélico — for testada neste momento, será constatado que ele entra em conflito diretamente com a condição do homem caído, arruinado e espiritualmente morto.

Há, portanto, uma necessidade de choro hoje para que o pecado seja visto à luz da Lei de Deus e do evangelho, para que seu pecado excedente possa ser demonstrado e as profundezas sombrias da depravação humana expostas pelo ensino do Santo Mandado para que possamos aprender o que é conotado por essas palavras temerosas, "mortos em transgressões e pecados".

O grande objetivo da Bíblia é fazer Deus conhecido por nós, retratar o homem como ele aparece nos olhos de seu Criador, e mostrar a relação de um com o outro.

É, portanto, o negócio de Seus servos não apenas declarar o caráter divino e as perfeições de Deus, mas também delinear a condição original e a apostasia do homem, bem como o remédio divino para sua ruína. Até que realmente vejamos o horror do poço em que, por natureza, mentimos, nunca poderemos apreciar adequadamente a grande salvação de Jesus Cristo.

Na condição de morte do homem, temos a terrível doença para a qual a redenção divina é a única cura, e nossa estimativa e valorização das disposições da graça divina serão necessariamente modificadas em proporção à medida que modificarmos a necessidade que ela deveria atender.

David Clarkson, um dos puritanos, apontou este fato em seu sermão sobre o salmo 51:5: "O fim do ministério do evangelho é trazer pecadores para Cristo. Seu caminho para este fim está através do sentido de sua miséria sem Cristo. Os ingredientes dessa miséria são...

Nosso pecado, original e real;

A ira de Deus, onde o pecado nos expôs; e

Nossa impotência para nos libertarmos do pecado ou da ira.

Para que possamos, portanto, promover este grande fim, nos esforçaremos, como o Senhor ajudará, a guiá-lo desta maneira, pelo senso de miséria — para aquele que sozinho pode livrá-lo dele. Agora o original de nossa miséria sendo a corrupção de nossas naturezas, ou pecado original, nós nos consideramos aptos a começar aqui, e, portanto, temos julgado estas palavras como muito apropriadas para o nosso propósito: Eis que eu estava moldado em iniquidade; e no pecado minha mãe me concebeu.

1. A doutrina da depravação total é a mais solene, e ninguém pode escrever ou pregar adequadamente sobre ela, a menos que seu próprio coração esteja profundamente admirado por ela. Não é algo a partir do qual qualquer homem pode desprender-se e expatriar-se sobre ela como se ela (a depravação total); não estivesse diretamente envolvida nele; ainda menos a partir de um nível mais alto olhando para baixo sobre aqueles a quem ela denúncia. Nada é mais inadequado do que para um jovem pregador desdobrar passagens das Escrituras que retratam sua própria vileza por natureza.

Em vez disso, devem ser lidos ou citados com a maior severidade possível. J.C. Philpot declarou: "Como nenhum coração pode conceber o suficiente, para que nenhuma língua possa expressar adequadamente — o estado de miséria e ruína em que o pecado lançou um homem culpado e miserável. Ao separá-lo de Deus, o pecado o separou da única fonte e fonte de toda a felicidade e toda a santidade. O pecado arruinou-o, corpo e alma. O corpo que ele tem preenchido com doenças físicas e doenças; na alma, ele desfigurou e destruiu a imagem de Deus em que foi criada. Ele destruiu todas as suas faculdades mentais; quebrou seu julgamento, poluiu sua imaginação, e alienou suas afeições. Isso fez com que ele amasse o pecado, e odiasse Deus."

2. A doutrina da depravação total é muito humilde. Não é que o homem se inclina para um lado e precisa se apoiar, nem que ele é meramente ignorante e requer instruções, nem que ele é pego de surpresa e pede um concelho; mas sim que ele está desfeito, perdido e espiritualmente morto! Consequentemente, ele está "sem forças", completamente incapaz de melhorar a si mesmo. Ele está exposto à ira de Deus e incapaz de realizar uma única obra que possa encontrar aceitação com Ele. Quase todas as páginas da Bíblia testemunham essa verdade. Todo o esquema de redenção toma isso como garantido. O plano de salvação ensinado nas Escrituras não poderia ter lugar em qualquer outra suposição. A impossibilidade de qualquer homem ganhar a aprovação de Deus por obras próprias, aparece claramente no caso do jovem rico que veio a Cristo. Julgado pelos padrões humanos, ele era um modelo de virtude e realização religiosa. No entanto, como todos os outros que confiam em auto-esforços, ele ignorava a espiritualidade e a rigidez da Lei de Deus; quando Cristo o testou, suas expectativas justas foram sopradas aos ventos e "ele foi embora triste" (Mateus 19:22).

3. A doutrina da depravação total é uma das doutrinas mais inpalatáveis. Não pode ser de outra forma, para o amor não regenerado ouvir da grandeza, da dignidade, da nobreza do homem. O homem natural pensa muito em si mesmo e aprecia apenas o que é lisonjeiro. Nada lhe agrada mais do que ouvir o que exalta a natureza humana e elogia o estado da humanidade, embora seja em termos que não apenas repudiam o ensino da Palavra de Deus, mas são totalmente contrariados pela observação comum e pela experiência universal. E há muitos que o gratificam por seus elogios pródigos da excelência da civilização e do progresso constante da raça humana. Assim, ter a mentira dada à teoria popular da evolução é altamente desagradável aos seus votos iludidos.

No entanto, o dever dos servos de Deus é manchar o orgulho de todas as glórias do homem, para tirá-lo de suas plumas roubadas, para colocá-lo na poeira diante de Deus. Por mais repugnante que seja tal ensinamento, o emissário de Deus deve cumprir fielmente seu dever "se eles vão ouvir, ou se eles rejeitarão" (Ezequiel 3:11).

Este não é um dogma sombrio inventado pela igreja na "idade das trevas", mas uma verdade da Sagrada Escrita. George Whitefield disse: "Eu olho para ela, não apenas como uma doutrina das Escrituras, a grande fonte da verdade, mas uma muito fundamental, da qual espero que Deus não permita que nenhum de vocês seja seduzido." É um assunto ao qual grande proeminência é dada na Bíblia. Cada parte das Escrituras tem muito a dizer sobre o terrível estado de degradação e escravidão ao qual a Queda trouxe o homem. A corrupção, a cegueira, a hostilidade de todos os descendentes de Adão a natureza espiritual depravada, são constantemente insistidos. Não só a ruína total do homem é totalmente descrita, mas também sua impotência para se salvar do mesmo. Nas declarações e denúncias dos profetas, de Cristo e seus apóstolos, a escravidão de todos os homens a Satanás e sua completa incapacidade de recorrer a Deus para a libertação são repetidamente estabelecidas — não indiretamente e vagamente, mas enfaticamente e em grande detalhe. Esta é uma das cem provas de que a Bíblia não é uma invenção humana, mas uma comunicação do DEUS três vezes santo.

4. A doutrina da depravação total é um assunto tristemente negligenciado. Apesar do ensino claro e uniforme das Escrituras, a condição arruinada do homem e a alienação de Deus são, mas debilmente apreendidos e raramente ouvidos no púlpito moderno e são pouco dados mesmo no que são considerados como os centros da ortodoxia.

Em vez disso, toda a tendência do pensamento e ensino atual está na direção oposta; e mesmo onde a hipótese darwiniana não foi aceita, suas influências perniciosas são frequentemente vistas. Em consequência do silêncio culpado do púlpito moderno, surgiu uma geração de frequentadores da igreja que é deploravelmente ignorante das verdades básicas da Bíblia, de modo que talvez não mais de um em mil tenha mesmo um conhecimento mental das cadeias de dureza e incredulidade que ligam o coração natural, ou da masmorra da escuridão em que eles mentem. Milhares de pregadores, em vez de fielmente dizer aos seus ouvintes de seu estado lamentável por natureza, estão perdendo seu tempo relatando as últimas notícias sobre política, educação e avanços tecnológicos.

5. É, portanto, uma doutrina de teste, especialmente da solidez do pregador na fé. A ortodoxia de um homem sobre este assunto determina seu ponto de vista de muitas outras doutrinas de grande importância. Se sua crença aqui é bíblica, então ele perceberá claramente o quão impossível é para os homens melhorarem a si mesmos — que Cristo é sua única esperança. Ele saberá que, a menos que o pecador renasça, não pode haver entrada para ele no reino de Deus. Nem vai entreter a ideia do livre arbítrio da criatura caída para alcançar a bondade. Ele será preservado de muitos erros.

Andrew Fuller declarou: "Eu nunca conheci uma pessoa à beira do arminianismo, do arianismo, do socinianismo, ou dos esquemas antinomianos, sem antes entreter noções diminutivas da depravação humana ou culpabilidade."

6. A doutrina da depravação total é uma doutrina de grande valor prático, bem como de importância espiritual. A base de toda a verdadeira piedade está em uma visão correta de nós mesmos e de nossa vileza — e uma crença bíblica em Deus e Sua graça soberana.

Não pode haver auto-aversão genuína ou arrependimento, nenhuma apreciação real da misericórdia salvadora de Deus, nenhuma fé em Cristo, sem ela. Não há nada como um conhecimento desta doutrina tão bem calculado para um homem vaidoso indeciso e condená-lo pela inutilidade e podridão de sua própria justiça. No entanto, o pregador que está ciente da praga de seu próprio coração sabe muito bem que ele não pode apresentar essa verdade de forma a fazer seus ouvintes realmente perceberem e sentirem o mesmo, para ajudá-los a parar de se apaixonarem por si mesmos, e para fazê-los renunciar para sempre a toda a esperança em si mesmos. Portanto, em vez de confiar em sua fidelidade em apresentar a verdade, ele será lançado sobre Deus para aplicá-la graciosamente no poder àqueles que o ouvem e abençoar seus fracos esforços.

7. A doutrina da depravação total é uma doutrina extremamente esclarecedora. Pode produzir no ser humano uma melancolia humilhante; no entanto, ela joga uma inundação de luz sobre mistérios que são inexplicáveis de outra forma. Ela fornece a chave para o curso da história humana e mostra por que muito dela foi escrita em sangue e lágrimas. Ele fornece uma explicação de muitos problemas extremamente perplexos e quebra-cabeças insolúveis. Ela revela por que a criança é propensa ao mal e tem que ser ensinada e disciplinada para qualquer coisa que seja boa. Isso explica por que cada melhoria no ambiente do homem, cada tentativa de educá-lo, todos os esforços dos reformadores sociais, são inúteis para realizar qualquer melhoria radical em sua natureza e caráter.

Ela explica o tratamento horrível que Cristo encontrou quando Trabalhou tão graciosamente neste mundo, e por que Ele ainda é desprezado e rejeitado pelos homens. Permite que o próprio cristão entenda melhor o conflito doloroso que está sempre trabalhando dentro dele, e que faz com que ele chore tantas vezes: "Oh, que homem miserável eu sou!" (Romanos 7:24).

8. A doutrina da depravação total é, portanto, uma doutrina mais necessária, pois a grande maioria dos nossos semelhantes ignoram-se dela. Os servos de Deus às vezes são pensados para falar muito fortemente do terrível estado do homem através de sua apostasia de Deus. O fato é que é impossível exagerar na linguagem humana a escuridão e a poluição do coração do homem ou descrever a miséria e o total desamparo de uma condição como a Palavra da Verdade descreve nessas passagens solenes: "E mesmo que nosso evangelho seja velado, é velado para aqueles que estão perecendo. O deus desta era cegou as mentes dos incrédulos, de modo que eles não podem ver a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. (2 Corinthians 4:3-4). "Portanto, eles não podiam acreditar, porque ele [judicialmente] cegou os olhos, e endureceu seu coração; que eles não devem ver com os olhos, nem entender com o coração, e serem convertidos, e eu possa curá-los" (João 12:39-40).

Isso é ainda mais evidente quando contrastamos o estado de alma daqueles em quem um milagre da graça soberana é feito (Lucas 1:78-79).

9. A doutrina da depravação total é uma doutrina benéfica - que Deus muitas vezes usa para trazer os homens aos seus sentidos. Enquanto imaginarmos que nossas vontades têm poder para fazer o que é agradável a Deus, nunca abandonaremos a dependência de nós mesmos. Não que um mero conhecimento intelectual da queda e ruína do homem seja suficiente para se libertar do orgulho. Apenas as operações poderosas do Espírito Santo podem efetuar isto; mas Ele tem o prazer de usar a pregação fiel da Palavra para esse fim. Nada além de uma sensação de nossa condição perdida nos coloca na poeira diante de Deus.

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!