sábado, 24 de setembro de 2022

Identificação do Divino (IV). 
Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink. (escrito em: 1950) 
Traduzido e adaptado por: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

É um grande erro supor que é apenas nas Escrituras do Novo Testamento que encontraremos as características de um cristão descrita: o mesmo é igualmente verdadeiro do Antigo Testamento. Seria de fato estranho se fosse o contrário, pois a obra da graça soberana de Deus dentro do Seu povo é essencialmente uma em todas as gerações. Como a natureza humana e as necessidades humanas não conhecem nenhuma mudança desde que nossos primeiros pais foram expulsos do Éden, nem Deus variou seu método ou meios em ministrar aos Seus filhos. As operações sobrenaturais do Espírito Santo em Abel, Enoque e Noé – não diferem daquelas que Ele apresentou em Pedro, Paulo e Timóteo; e os frutos espirituais que Ele produziu através deles eram um e o mesmo em cada instância. Assim, as marcas ou características do piedoso têm sido uniformes em todas as heras e gerações. Antediluvianos ou pós-diluvianos, judeus ou gentios, primeiro século ou vigésimo D.A. — as experiências da alma dos eleitos de Deus têm sido semelhantes e isso nos prova que Deus sempre teve um povo só e dois pactos um de obras e outro da graça.

Houve uma realização como a de seu pecado e condição 100% perdida, como anseio pela salvação de Deus e ofegante após a santidade, uma realização como a realização de seu próprio desamparo para melhorar a si mesmos ou fazer qualquer coisa para ganhar a aceitação de Deus, um como olhar para Cristo para a redenção, e uma paz e alegria como quando assegurado de seu perdão. "Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem." (Pro 27:19) — verdade tanto natural quanto espiritualmente.

Uma impressionante e abençoada ilustração do que foi apontado acima é encontrada no Salmo 119, que foi apropriadamente chamado por um escritor de duzentos anos atrás, "A anatomia de uma alma regenerada", pois, nele, delineamos as disposições mais secretas de um coração piedoso. Sua condição e pulsações estão lá totalmente abertas à nossa vista. Todo o salmo nos fornece um retrato completo de um santo: suas aspirações, suas meditações, os exercícios de seu homem interior e sua conduta. Embora as circunstâncias pelas quais Davi passou possam ser, em seus detalhes acidentais e incidentais, diferentes das relações providenciais de Deus com o leitor - no entanto, se ele está regenerado, sua história interior corresponde intimamente com a do doce salmista de Israel.

"Aquele que nasce do Espírito é espírito" (João 3:6), e como Charles Bridges (1794-1869) disse na introdução à sua excelente exposição do Salmo 119, "O crente moderno, portanto, quando empregado no rastreamento do registro da experiência patriarcal ou mosaico, marcará nas enfermidades do povo antigo de Deus - um quadro de seu próprio coração; e ao comparar seus exercícios graciosos com os seus, ele estará pronto para reconhecer: “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” (1 Coríntios 12:11).

"Nesta visão, é objeto desta obra exibir um crente do Antigo Testamento em um traje do Novo Testamento como um 'caminhando no mesmo espírito e nos mesmos passos' com nós mesmos." Fé que trabalha pelo amor' (Gal 5:6) — a distinção fundamental do Evangelho — permeando todo o homem... Em toda a variedade de sentimentos cristãos e conduta santa, observamos suas operações levando a alma à comunhão com Deus, e moldando cada parte em uma conformidade progressiva à Sua imagem. Quando vemos o "homem depois do próprio coração de Deus"... levando Deus para sua porção (Salmo 119:57), reunindo-se com Seu povo (versículos 63, 79), alimentando-se de Sua Palavra (versículos 47, 97, 111); quando marcamos... seu zelo pela glória de seu Mestre (versículo 139), sua dedicação (versículo 38) e auto-negação (versículo 62) na obra de seu Mestre; quando o vemos sempre pronto...

Confessar Seu nome (versículos 46, 115, 172), para suportar Sua censura (versículos 23, 69, 87), e se importar apenas em respondê-lo por uma adesão constante a Ele (versículos 51, 78, 157); — não reconhecemos naqueles traços de caráter reconhecer a imagem de alguém que, depois dos tempos, poderia recorrer às igrejas de Cristo e dizer, digamos, “Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.” (1 Coríntios 4:16)? Felizes são eles que estão conformados com este homem santo.

Podemos muito bem usar o Salmo 119 (entre outros propósitos) como um padrão pelo qual determinar o estado de nossas almas. Que cada leitor deste artigo traga seu homem interior para esta pedra de toque, comparando seu funcionamento e aspirações com a exibição ali dada dos afetos de Davi. Se seus desejos correspondem com o Dele, se você descobrir que seu coração tem Seus anseios sagrados, então você pode muito bem concluir que Deus "renovou um espírito certo dentro de você" (Salmo 51:10). Por outro lado, se você não está familiarizado com tais respirações espirituais como são aqui descobertos e são um estranho para tais exercícios sagrados, se sua linguagem está em seus ouvidos como uma língua desconhecida - então tenha certeza de que você não é uma nova criatura em Cristo.

Cada linhagem desta alma nascida no céu deve ser examinada separadamente e cuidadosamente. Aqui nos limitaremos a um único: "Eu ansiava por sua salvação, Ó SENHOR; e sua lei é meu prazer" (Salmo 119:174).

"Salvação" está aqui para ser tomada em seu sentido mais amplo, e não se limitando ao perdão dos pecados, ou cancelamento de culpa. Em sua plenitude, "salvação" inclui todas as misericórdias da aliança eterna. É visto aqui não do judiciário, mas do lado experiencial, e, portanto, como um objeto de saudade - para uma alma que é sensível às suas profundas necessidades e vê na salvação de Deus, um suprimento completo para eles.

"Ansiava por sua salvação, Ó SENHOR" foi dito por Davi não como aquele que ainda não tinha provado que Ele é gracioso, mas que ansiava por um conhecimento mais completo com Ele. Davi agora sentou-se ao trono de Israel, mas isso não o contentou. Você encontrou toda a posse terrena e prazer como vaidade? Seus olhos foram abertos para ver sua miséria, seu coração foi feito para sentir suas profundas necessidades? Há uma fome e sede em sua alma depois da justiça? Então você não exclama: "Eu ansiava por sua salvação, Ó SENHOR"?

Esse desejo tem vários graus. No início, pode ser como um linho fumegante, onde dificilmente se pode discernir uma faísca de fogo, porque é sufocado pela prevalência de incredulidade. Mas se for inspirado pelo Espírito Santo, ele se tornará mais animado e vívido, e partirá em orações ardentes. Sim, ele eventualmente obterá tal força para fazer seu possuidor dizer: " Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!" (Salmo 42:1), e Ele prometeu "o desejo dos justos será concedido" (Pro. 10:24).

Tal saudade, marca o caráter de todas as almas eleitas, antes da fundação do mundo. É uma prova de uma obra de graça, pois nasce do amor ao seu Autor. Mas o leitor atencioso e discriminador pode perguntar: "Alguns dos não regenerados não têm um desejo pela salvação de Deus - que eles possam ser libertados da ira que está por vir?" Às vezes eles pensam assim, e talvez digam isso, mas suas ações provam o contrário. Mesmo assim, como vou distinguir meu "desejo" do deles? Por sua própria natureza. Sua saudade é atuada apenas por um sentimento de pavor das queimadas eternas, ou principalmente pelo desejo de ser libertado do poder e da poluição do pecado? Seu desejo é constante e persistente, algo mais do que uma fantasia passageira?

É sério, e não apenas uma noção superficial e inconstante? É um influente que leva à ação, à busca diligente — e não apenas a um capricho ocioso? É predominante, de modo que todos os outros interesses estão subordinados à sua realização, e não aquele que é superado pela oposição da carne e dos fascínios do mundo? Se assim for, há uma boa razão para acreditar que Deus é seu Autor.

Mas deixe o inquérito ser pressionado ainda mais de perto. Davi não só declarou: "Ansiava por sua salvação, Ó SENHOR", mas acrescentou, "e sua lei é meu prazer". Se o seu desejo é pela santidade, então ela é necessariamente acompanhada por uma aprovação do cetro de Deus, pois a sujeição é o caminho para sua realização. Um desejo espiritual para as questões de salvação de Deus em um deleite de Seus preceitos, e tal prazer é o próprio pulso da vida espiritual. O prazer nos mandamentos de Deus não é encontrado no não regenerado, pois "a mente carnal é inimizade contra Deus", e "não está sujeita à lei de Deus, nem de fato pode ser" (Rom 8:7). Mas a língua de quem nasce de Deus é "Vou me deliciar com seus mandamentos, que amei" (Salmo 119:47). As duas coisas não podem ser separadas: " Senhor, tenho esperado na tua salvação, e tenho cumprido os teus mandamentos." (Salmo 119:166) — não perfeitamente assim, mas com um esforço sincero e real para conformá-los. Os corações de todos os filhos de Deus estão no mesmo molde: amam o que Ele ama — e odeiam o que Ele odeia. Embora quando eles fazem o bem, o mal está presente; "Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;" (Rom 7:21-22).

"Eu ansiava por sua salvação, Ó SENHOR" - não "Eu não tenho plenamente alcançado a ela." Tal anseio surge de um sentimento de insuficiência em nós mesmos. No final de sua agitada vida, Jacó declarou: "Esperei por sua salvação, Ó SENHOR" (Gen 49:18). Uma expectativa submissa como se nos condiz. "É bom que um homem deva esperar silenciosamente pela salvação do SENHOR" (Lam. 3:26). "Nós mesmos também, que recebemos os primeiros frutos do Espírito, até nós mesmos gememos dentro de nós mesmos, esperando a adoção" (Rom 8:23). Enquanto estivermos nesta cena terrena, nossos anseios estão insatisfeitos; necessariamente assim, pois ansiamos e desejamos a perfeição. Se você pode dizer sinceramente: "Minha alma tem sede por Deus, pelo Deus vivo" (Salmo 42:2), então você não precisa ter a menor hesitação em declarar: "Quanto a mim, eu vou contemplar seu rosto na justiça: ficarei satisfeito, quando acordar, com sua semelhança" (Salmo 17:15).

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!