sábado, 24 de setembro de 2022

O Olho da Fé. 

Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink.

Traduzido e adaptado por: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

“Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos.” (Jó 42:5).

O que Jó quis dizer com essa expressão? Obviamente, suas palavras não devem ser interpretadas literalmente. Não, ao empregar uma figura de linguagem comum, ele quis dizer que as brumas da incredulidade (ocasionadas pela própria justiça); foram agora dissipadas, e a fé percebeu o ser de Deus como uma realidade gloriosa e viva. Os olhos estão sempre reservados para o Senhor. De Moisés é dito que "Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível." (Hebreus 11:27); isto é, seu coração foi sustentado pela fé sendo ocupado com o Deus poderoso.

A fé é frequentemente confirmada nas escrituras sob a metáfora da visão corporal... Nosso Senhor disse sobre o grande patriarca: "Seu pai Abraão se alegrou ao ver o meu dia - e ele    o viu e se alegrou" (João 8:56), significando que sua fé aguarda o dia da humilhação e exaltação de Cristo. Paulo foi comissionado aos gentios para "abrir os Olhos deles, para os converter das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus" (Atos 26:18); ou, em outras palavras, ser o instrumento Divino de sua conversão através da pregação da Palavra da Fé.

Para alguns de seus filhos errantes, ele escreveu: "Ó insensatos gálatas, quem vos enfeitiçou, para que não obedeças à verdade, diante de seus Olhos e de vossos filhos Jesus Cristo foi claramente apresentado, como crucificado entre vós" (Gálatas 3:1).

Agora, o que desejamos destacar neste artigo é que, enquanto as Escrituras falam de fé sob uma noção de visão corporal, seus escritores estão fazendo algo mais do que se valer de uma figura de linguagem pertinente e adequada. O Autor das Escrituras é aquele que se formou primeiro o olho, órgão daquele modo de visão e, sem dúvida, Ele o formou de modo a esboçar surpreendentemente não visível que agora é a sombra de um papel tão marcante nas relações daquele cristão com aquilo invisível; tudo no mundo material projetando grande realidade no espiritual como deveríamos perceber se tivéssemos sabedoria suficiente para discernir o fato. Abre-se aqui um amplo campo para observação e meditação, mas agora nos limitamos a um exemplo único, a sabre, o olho do corpo — pois simboliza a fé do coração.

1. O olho é um órgão passivo. O olho não emite luz de si mesmo, nem dá nada aos objetos que contemplam. O que o olho pode comunicar ao sol, à lua e às estrelas, quando contemplam! Não, o olho apenas recebe uma impressão ou imagem deles na mente, sem acrescentar nada a eles.

Assim é com a fé - não dá nada a Deus, ou ao que contempla na Palavra de Sua graça. Ele simplesmente os recebe ou os leva para o coração à medida que são apresentados à visão da alma à luz da revelação divina. O olhar dos curados após terem sido mordidos pelas serpentes no deserto; comunicaram alguma coisa a serpente de bronze quando foram curados? Tão pouco acrescentamos a Cristo, quando "olhamos" para Ele e somos salvos (Isaías 45:22).

2. O olho é um órgão diretor. O homem que tem a luz do dia e os olhos abertos pode ver seu caminho, e não é tão provável? ou caia em um precipício como estando ele sem sua visão, ou aquele que caminha à noite e em densas trevas.

Assim é com a fé: "O caminho dos ímpios é como as trevas; eles não sabem em que tropeçam", mas "o caminho dos justos é perfeito a luz da aurora, que vai raiando cada vez mais até ser dia perfeito" (Provérbios 4: 19, 18). Dos divulgado é aqui que "andamos por fé, não vista" (2 Coríntios 5:7). Por "olhar para Jesus" (a fé vê nosso Exemplo) somos habilitados a correr a corrida que está diante de nós.

3. O olho é um órgão muito rápido, captando coisas a grande distância. Em uma fração de momento, posso desviar o olhar das coisas que estão no chão e focalizá-lo nas montanhas que estão a muitos quilômetros de distância; mais ainda, posso desviar o olhar das coisas da terra e subir entre as estrelas, e em um momento ver toda a extensão dos céus! Que maravilha é essa em, meu leitor!

Igualmente maravilhoso é o poder da fé. É realmente uma graça perspicaz, levando as coisas a uma grande distância, como a fé dos patriarcas fez, que viram as coisas prometidas "de longe" (Hebreus 11:13). Assim também, em um momento a fé pode olhar para trás para uma eternidade passada – e ver as fontes eternas do amor eletivo, ativo em seu favor antes que os fundamentos da terra fossem lançados. E então, ao mesmo tempo, ele pode se voltar para uma eternidade ainda por vir, e ter uma visão das glórias ocultas do mundo celestial!

4. O olho, embora pequeno, é um órgão muito espaçoso. O homem que tem os olhos abertos pode ver tudo o que vem com o alcance de sua visão. Ele pode olhar ao redor e ver as coisas atrás, para a frente e ver as coisas à frente, para baixo sobre as águas de um poço ou um riacho no fundo de uma ravina profunda, para cima e olhar para corpos celestes nos céus distantes.

Assim é com a fé — ela se estende a tudo o que está dentro do vasto compasso da Palavra de Deus. Toma conhecimento de coisas do passado distante, também apreende coisas que ainda estão por vir; olha para o inferno e penetra no céu. É capaz de discernir a vaidade do mundo ao nosso redor.

É verdade que pode haver uma fé genuína, que a princípio absorve pouco da luz da revelação divina. No entanto, aqui, novamente, os fatos terrenos sombreiam com precisão essa verdade espiritual. O olho de uma criança capta a luz e percebe objetos externos - mas com muita fraqueza e confusão, até que, à medida que cresce, sua visão se estende cada vez mais.

Assim é com os olhos da fé. A princípio, a luz do conhecimento espiritual é fraca – o bebê em Cristo é incapaz de ver ao longe. Mas à medida que a fé se aprofunda cada vez mais nos mistérios divinos, até que finalmente seja engolida pela visão aberta (João 17:24).

5. O olho é uma faculdade muito segura. Dos cinco sentidos corporais, este é o mais convincente. Do que temos mais certeza, do que vemos com nossos olhos! Alguns tolos podem tentar se convencer de que a matéria é uma ilusão mental, mas ninguém em sã consciência acreditará neles. Se um homem vê o sol brilhando no céu, ele sabe que é dia.

Da mesma forma, a fé é uma graça que traz em sua própria natureza uma grande certeza: "Ora, a fé é ter certeza daquilo que esperamos e certeza daquilo que não vemos" (Hebreus 11:1).

Os céticos podem negar a inspiração divina das Escrituras - mas quando os olhos da fé contemplam suas belezas sobrenaturais, o ponto é estabelecido de uma vez por todas. Outros podem considerar Jesus como um mito piedoso - mas uma vez que o santo realmente contemplou o Cordeiro de Deus, ele pode dizer: "Sei que meu Redentor vive".

6. O olho é um órgão impressionante. O que vemos, deixa uma impressão em nossas mentes. É por isso que precisamos orar com frequência: "Desvia os meus olhos de contemplar a vaidade" (Salmo 119:37). É por isso que o profeta declarou: "O que vejo traz tristeza à minha alma" (Lamentações 3:51). Se um homem olha fixamente para o sol por alguns momentos, uma impressão do sol fica em seu olho, mesmo que ele desvie os olhos dele ou os feche. Da mesma forma, a fé real deixa uma impressão como a do Sol da justiça sobre o coração: "Aqueles que olham para Ele estão radiantes de alegria" (Salmo 34:5).

Ainda mais definido é 2 Coríntios 3:18: "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como por espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." Assim como o grande poder de Cristo irá, em um dia vindouro, transformar os corpos de Seu povo da mortalidade para a vida eterna, e da desonra para a glória – assim também o Espírito Santo agora exerce um poder transformador moral sobre o caráter daqueles que são Seus, e isso, é chamando fé em exercício, cuja atividade cada vez mais conforma a alma à imagem do Filho de Deus.

7. O olho é um órgão extremamente maravilhoso. Aqueles que são competentes para opinar, afirmam que o olho é a parte mais maravilhosa e notável de qualquer parte do corpo humano. Há muito da sabedoria e poder do Criador a ser descoberto na formação e operação do olho! Da mesma forma, a fé é uma graça que é maravilhosa e maravilhosamente operada na alma. Há mais sabedoria e poder do Divino Trabalhador descobertos na formação da graça soberana da fé – do que em qualquer outra parte da nova criatura.

Assim, lemos sobre a soberana "obra da fé com poder" (2 Tessalonicenses 1:11). Sim, que o mesmo grande e poderoso poder que foi colocado por Deus na ressurreição de Cristo dentre os mortos – é exercido sobre e dentro daqueles que creem! (Efésios 1:19).

8. O olho é uma coisa muito delicada — logo é ferido e facilmente danificado. Uma pequena partícula de poeira causará dor e fará chorar. É muito impressionante notar que este é o caminho para a recuperação - ele chora a poeira que entra nele.

Da mesma forma, a fé é uma graça muito delicada, que prospera melhor em uma consciência pura. Por isso o apóstolo fala de "manter o mistério da fé em uma consciência pura" (1 Timóteo 3:9). Os atos vívidos da fé logo são manchados pelo pó do pecado, ou pelas vaidades do mundo entrando no coração onde está assentado. E onde quer que esteja a verdadeira fé - se for ferida pelo pecado - ela se manifesta em uma forma de tristeza piedosa.

“Para a maioria dos itens acima, devemos a um sermão pregado por Ebenezer Erskine em 1740”.


Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!