sábado, 24 de setembro de 2022

Um chamado à separação
Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink.
Traduzido e adaptado por: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo." (2 Corinthians 6:14-16).

Esta passagem dá expressão a uma exortação divina para aqueles pertencentes a Cristo — para manterem-se distante de todas as associações íntimas com os ímpios. Proíbe expressamente que entrem em alianças com os não convertidos. Definitivamente proíbe os filhos de Deus de andarem de braço dado com os mundanos. É uma admoestação aplicada a todas as fases e departamentos de nossas vidas — religiosas, domésticas, sociais, comerciais. E nunca, talvez, houve um tempo em que mais precisava pressionar-se os cristãos, do que agora.

Os dias em que estamos vivendo são marcados pelo espírito de compromisso. De todos os lados, contemplamos misturas profanas, alianças ímpias, desiguais. Muitos cristãos professantes parecem estar tentando quão perto do mundo eles podem andar — e ainda ir para o Céu! "Não seja um insensato junto com incrédulos." Este é um chamado à separação piedosa. Em cada dispensa, essa demanda divina foi feita. Para a palavra peremptória de Abraão Jeová era: "Saia do seu país, e do meio de sua parentela, e da casa de seu pai." Para Israel, Ele disse: "Então não aja como o povo no Egito, onde você costumava viver, ou como o povo de Canaã, para onde estou levando você. Você não deve imitar o modo de vida deles. Você deve obedecer a todos os meus regulamentos e ter cuidado para manter minhas leis, pois eu, o Senhor, sou o seu Deus!" (Levítico 18:3-4) E novamente, "Não viva pelos costumes das pessoas que expulsarei diante de vocês. É porque eles fazem essas coisas terríveis que eu os detesto tanto! (Lev. 20:23) Foi pelo desrespeito a essas proibições, que Israel trouxe sobre si mesmos tais severas punições.

No início do Novo Testamento, somos apresentados ao percurso de Cristo fora da religião organizada de sua época, convocando os homens a fugir da ira que está por vir. O Salvador anunciou: "Ele chama suas próprias ovelhas pelo nome, e as leva para fora." (João 10:3) No dia de Pentecostes, a palavra aos crentes era: "Salvem-se desta geração perversa." (Atos 2:40) Mais tarde, aos hebreus cristãos, Paulo escreveu: "Vamos em frente, portanto, para Ele - fora do campo." (13:13) O chamado de Deus ao Seu povo na Babilônia é: "Saia dela, meu povo! Não participe de seus pecados, ou você será punido com ela! (Apocalipse 18:4).

"Não seja um insensato junto com incrédulos." Esta é a palavra de Deus para o Seu povo hoje. Em Romanos 16:17 diz-se: "Marque aqueles que causam divisões e ofensas contrárias à doutrina que você aprendeu, e evite-as." Em 2 Timóteo 2:20 lemos: "Em uma casa grande há artigos não só de ouro e prata, mas também de madeira e argila; alguns são para propósitos nobres e outros para ignóbil. Se um homem se purificar deste último, ele será um instrumento para propósitos nobres, feito santo, útil ao Mestre e preparado para fazer qualquer bom trabalho." 2 Timóteo 3:5 fala daqueles que se jugam como "tendo uma forma de divindade — mas negando o poder dele", então é acrescentado, "de tal virada". O que uma palavra é que em 2 Tessalonicenses 3:14, "Se alguém não obedece a nossa instrução nesta carta, tome nota especial dele. Não se associe com ele. Quão radical é a admoestação de 1 Coríntios 5:11: "Estou escrevendo que você não deve se associar a ninguém que se chame de irmão — mas é sexualmente imoral ou ganancioso, um idolatrador ou um caluniador, um bêbado ou um vigarista. Com um homem assim nem sequer comerás!

"Não seja insensato junto com incrédulos." Estamos plenamente convencidos de que é um desrespeito a este mandamento, por um comando que é, em grande parte responsável pelo baixo Estado que agora prevalece tão geralmente entre os cristãos, tanto individualmente quanto corporativamente. Não é à toa que o pulso espiritual de muitas igrejas bate tão fracamente. Não é à toa que suas reuniões de oração são tão pouco atendidas; Cristãos que são insensatos, não têm coração para orar. "Não seja um insensato junto com incrédulos."

Isso se aplica primeiro às nossas conexões religiosas. Quantos cristãos são membros das chamadas "igrejas", onde muito está acontecendo que eles sabem que está em variância direta com a Palavra de Deus — ou o ensino do púlpito, as atrações mundanas usadas para entreter os ímpios, e os métodos de arrecadação mundanas empregados para financiá-la ou o constante recebimento em sua adesão daqueles que não dão nenhuma evidência de ter nascido novamente. Os crentes em Cristo que permanecem em tais "igrejas" (!!!) estão desonrando seu Senhor. Eles devem responder: "Praticamente todas as igrejas são iguais, e se fôssemos renunciar, o que poderíamos fazer? Devemos ir a algum lugar aos domingos", tal linguagem mostraria que eles estão colocando seus próprios interesses diante da glória de Cristo. É melhor ficar em casa e ler a Palavra de Deus — do que ter comunhão com aquilo que Sua Palavra condena!

"Não seja insensato junto com incrédulos." Isso se aplica à adesão a Ordens Secretas. Um "jugo" é o que os une. Aqueles que pertencem a uma "loja maçônica" estão unidos em juramento solene e pacto com seus membros "irmão maçons". Muitos de seus companheiros não dão nenhuma evidência de ter nascido novamente. Eles podem acreditar em um "Ser Supremo G.A.D.U.", mas que amor eles têm pela Palavra de genuína de Deus? qual é a relação deles com o Filho de Deus? "Dois podem andar juntos, a menos que eles estejam de acordo?" (Amós 3:3).

Aqueles que devem tudo a Cristo, tanto pelo tempo quanto pela eternidade, podem ter comunhão com aqueles que o "desprezam e rejeitam"? Que qualquer leitor cristão que esteja, portanto, alinhado em um jugo desigual com os ímpios – saia já de baixo dele sem demora.

"Não seja insensato junto com incrédulos." Isso se aplica ao casamento. Há apenas duas famílias neste mundo: os filhos de Deus, e os filhos do diabo. (1 João 3:10) Se, então, uma filha de Deus se casar com um filho do diabo, ela se torna uma nora de Satanás! Se um filho de Deus se casa com uma filha de Satanás, ele se torna um genro para o diabo! Por um passo tão infame, forma-se uma afinidade entre um pertencente ao Deus Mais Alto — e um pertencente à Sua arqui-inimiga. "Linguagem forte!" Sim, mas não muito forte. E o amargo colhendo - de tal semeadura. Em todos os casos, é o pobre cristão que sofre. Leia as histórias inspiradas de Sansão, Salomão e Acabe — e veja o que se seguiu às suas alianças profanas no casamento. Assim como um atleta, que se apegou a si mesmo um peso pesado, espera ganhar uma corrida, como cristão para progredir espiritualmente casando-se com o mundo. Oh que vigilância na oração, é necessária na regulação de nossos afetos!

"Não seja insensato junto com incrédulos." Isso se aplica a parcerias comerciais. A desobediência neste momento, destruiu muitos testemunhos de um cristão e o perfurou com muitas tristezas. O que quer que possa ser ganho deste mundo, buscando seus caminhos para a riqueza e prestígio social — irá, mas mal compensará a perda de galardões com o Pai e seu Filho Jesus Cristo. Leia Provérbios 1:10-14. O caminho que o discípulo de Cristo é chamado a trilhar, é estreito, e se ele o deixar para uma estrada mais ampla — significará severas punições, perdas dolorosas, e talvez a perda do "Bem feito" do Salvador no final da jornada.

Devemos odiar até mesmo a "roupa" — uma figura de hábitos e maneiras — vista pela carne (Judas 23), e nos manter "afastados do mundo". (Tiago 1:27) Que palavra de busca e arrebatamento em 2 Coríntios 7:1, "Vamos nos purificar de toda imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus" Se alguma ocupação ou associação for encontrada para dificultar nossa comunhão com Deus, ou nosso gozo de coisas espirituais — então ela deve ser abandonada. Cuidado com a "hanseníase" na roupa.

"O que a justiça e a maldade têm em comum? Ou que comunhão a luz pode ter com a escuridão? Que harmonia há entre Cristo e o Diabo? O que um crente tem em comum com um descrente? Que união pode haver entre o templo de Deus e os ídolos?" Quão explícitos e enfáticos são os termos usados lá! Não há desculpa para o que está lá, por não entender os termos desta exortação, e a razão com que ela é apoiada. Este comando é tão simples — que não requer nenhum intérprete. Todas as corporações religiosas arminianas, alianças, parcerias, emaranhados, com incrédulos são expressamente proibidos ao cristão genuíno.

É impossível encontrar dentro de toda a gama de Escrituras Sagradas, linguagem mais clara sobre qualquer assunto do que temos aqui. Justiça — e maldade; luz — e escuridão; Cristo - e o Diabo; Templo de Deus — e ídolos. O que eles têm em comum? Que vínculo há entre eles? Os contrastes apresentados são muito pontiagudos e buscados. "Justiça" é o certo fazer; "maldade" é errado fazer. O padrão infalível e único de fazer certo é "a Palavra da Justiça". (Hebreus 5:13) Só por isso, é a vida e a caminhada do cristão para serem regulados. Mas o mundo desconsidera e desafia isso.

Então, o que "comunhão" pode haver entre alguém que está em sujeição à Palavra de Deus — com alguém que não está? "Luz" e "escuridão". Deus é luz (1 João 1:5) e Seus santos são "os filhos da luz". (Lucas 16:8) Mas os filhos do Malvado são "escuridão". Que comunhão, então, pode haver entre membros de famílias tão diferentes?

"Cristo" e "o Diabo"— que concordância pode haver entre aquele a quem Cristo é tudo, e aquele que o despreza e o rejeita?

"Porque nós somos o templo do Deus vivo. Como Deus disse, viverei neles e caminharei entre eles. Eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo! Como isso é abençoado!

Primeiro, temos a exortação dada, não seja acompanhado de descrentes".

Segundo, a razão lógica, "que comunhão tem justiça com maldade?"

Terceiro, o incentivo oferecido. (2 Corinthians 6:16 - 17). Esta é uma promessa divina, e é impressionante notar que é uma promessa sete vezes maior:

1) "Viverei neles",

2) "Eu vou andar entre eles",

3) "Serei o Deus deles",

4) "Eles serão meu povo",

5) "Eu vou recebê-los",

6) "Serei seu pai",

7) "Vocês serão meus filhos e filhas."

"Eu vou viver neles", é a comunhão.

"Eu vou andar entre eles", é o companheirismo.

"Eu serei o Deus deles", é relacionamento. "Se Deus é por nós - quem pode estar contra nós?" (Romanos 8:31)

"Eles serão meu povo", é propriedade, reconhecida como Sua.

"Vou recebê-lo", significa ser levado ao lugar de proximidade experimental e consciente de Deus.

"Serei seu Pai" significa "Vou me manifestar a você neste personagem, transmitir a seus corações todas as alegrias."

"Vocês serão meus filhos e filhas" significa que tal separação piedosa do mundo permitirá a demonstração de que somos seus "filhos e filhas". Compare Mateus 5:44.

"Diz o Senhor Todo-Poderoso." Esta é a única vez que o título divino "Todo-Poderoso" é encontrado em todas as vinte e uma Epístolas do Novo Testamento! Parece que foi trazido aqui com o propósito de enfatizar a suficiência do nosso recurso. Como outro disse: "Que qualquer cristão aja no Comando da separação dada em 2 Coríntios 6:14-17, e ele encontrará seu caminho tão cercado de dificuldades e assim tende a despertar a hostilidade de todos, que se seus olhos não forem mantidos fixos no Deus Todo-Poderoso que assim o chamou para fora - ele certamente terá um colapso." Mas que seja notado que essas promessas são condicionais; condicional em obedecer às exortações anteriores. No entanto, se o coração se apegar a este abençoado incentivo, então a obediência ao comando será fácil e agradável!

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!