sábado, 24 de setembro de 2022

Joias de Deus. 
Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink.
Traduzido e adaptado por: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

"E eles serão meus, diz o Senhor Todo-Poderoso, naquele dia em que eu compor minhas joias" (Mal. 3:17). A quem Deus está aqui se referindo? Quem são os favoritos a quem ele chama de "joias"? O versículo anterior nos diz: "Então aqueles que temiam o Senhor conversavam uns com os outros, e o Senhor ouvia. Um pergaminho de lembrança foi escrito em sua presença em relação àqueles que temiam o Senhor e honravam seu nome." Uma descrição dupla é dada pela qual o povo de Deus pode ser identificado: eles têm uma admiração reverencial e profundo respeito da majestade e autoridade de Deus; eles têm um profundo amor e adoração por Ele — evidenciado por seu pensamento sobre Seu nome.

Quase surpreende saber que o grande e autossuficiente Deus tem "joias", mas nossa surpresa aumenta para espanto quando aprendemos que essas "joias" são criaturas vivas, e o espanto dá lugar a um sentimento esmagador quando descobrimos que essas criaturas vivas estão caídas e pecadores depravados redimidos entre os filhos dos homens.

Na verdade, nada além da graça divina jamais compararia vermes tão miseráveis da poeira, até pedras preciosas. No entanto, essa é a mesma coisa que encontramos Deus fazendo em nosso texto. Não são os anjos infalível, nem os serafins e os querubins exaltados que são falados como o tesouro valioso de Jeová, mas pecadores perdidos e arruinados salvos pela incrível e soberana graça!

Santos são comparados ao trigo, peixes, árvores, estrelas, mas aqui com "joias"; a figura é profundamente interessante e instrutiva. Em Isaías 55:8-9 lemos: "Pois meus pensamentos não são seus pensamentos, nem seus caminhos, diz o Senhor. Pois como os céus são mais altos que a terra, meus caminhos também são mais altos do que seus caminhos, e meus pensamentos do que seus pensamentos." Isso é visto na diferença entre estimativas humanas e divinas de valores relativos. O padrão de valor do mundo é muito diferente do de Deus. Quem são os imortais da história humana? César, Carlos Magno, Napoleão: soldados, filósofos e guerreiros. Entre estadistas e políticos podemos mencionar Gladstone e Lincoln: entre dramaturgos, Goethe e Shakespeare. Aqueles eram grandes aos olhos da terra; mas quem era grande aos olhos do Céu? Na maioria das vezes eles eram desconhecidos aqui embaixo.

Eles eram humildes e insignificantes nos assuntos do mundo. Seus nomes nunca foram narrados entre os homens; mas eles foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro! Vale ressaltar que nosso texto está no livro de Malaquias, o último livro do Antigo Testamento, que corresponde em muitos aspectos com o caráter de nossos dias, pois parece que estamos chegando ao fim da era do Novo Testamento. Como o falecido C. H. Spurgeon apontou: "Estas palavras foram ditas em uma era muito graciosa, quando a religião era peculiarmente desagradável para os homens; quando eles zombaram no altar de Deus, e disseram de Seu serviço: "Que cansaço é!", e perguntou com desdém: "Que lucro é que mantivemos sua portaria?" No entanto, mesmo aquelas noites escuras não eram despreocupadas por estrelas brilhantes. Embora a casa de adoração nacional estivesse muitas vezes deserta, havia conventos secretos daqueles que "temiam o Senhor", e que "falavam muitas vezes um ao outro", e nosso Deus, que considera a qualidade mais do que a quantidade, tinha respeito a esses dois e três eleitos. Ele "ouviu", e aprovou o que ouviu que Ele toma notas dele, e declarou que ele vai publicá-lo. "Um livro de lembrança foi escrito diante dele para aqueles que temiam o Senhor, e que pensava em Seu nome"! Sim, e Ele valorizava tanto essas escondidas que Ele as chamava de Suas "joias", e declarou no grande dia em que Ele deveria reunir sua comitiva, Sua regalia, o tesouro peculiar dos reis, Ele olharia para estes escondidos como sendo mais inestimável do que esmeraldas, rubis ou pérolas." Então é agora que todos os testemunhos piedosos foram quebrados, quando a cristandade está em ruínas espirituais. Muitos dos queridos filhos de Deus não têm mais o privilégio da comunhão da igreja, pois não se atrevem a frequentar as modernas "sinagogas de Satanás". Mas alguns deles ainda têm a alegria de se encontrar com pequenos grupos de companheiros peregrinos, buscando fortalecer as mãos uns dos outros enquanto viajam por esta cena selvagem.

Mas há outros dos santos "dispersos" (João 11:52) de Deus, que são isolados de praticamente toda a comunhão cristã real, isolados, que têm que chorar como Davi: "Eu assisto, e sou um pardal sozinho na copa" (Salmo 102:7). No entanto, embora eles não possam mais "falar muitas vezes um ao outro", eles ainda têm o sagrado e abençoado privilégio de pensar sobre esse Nome que está acima de todo nome. Estes, também, serão contados entre seu precioso tesouro no dia em que Ele "finalizar a lapidação de suas joias". Vamos agora nos esforçar para refletir sobre esta bela figura, e reverentemente perguntar por que o Senhor comparou seu povo eleito a "joias" preciosas.

1. Por causa de seu valor inestimável à sua vista. Isso é uma coisa extremamente difícil para o cristão realmente entender, pois ele se sente uma criatura tão miserável e inútil em si mesmo; que o Senhor da Glória deve considerá-lo de qualquer consequência é difícil de conceber, que Ele o considera como de grande valor. No entanto, é assim. As Escrituras são muito claras neste ponto. Elas declaram: "Pois a parte do Senhor é o seu povo" (Deut. 32:9). Eles falam de: "As riquezas da glória de Sua herança nos santos". O Senhor Jesus compara Sua Igreja a "uma pérola de grande valor", de modo que Ele "foi e vendeu tudo o que Tinha, e comprou" (Mat. 13:46).

Da antiguidade mais remota, os homens pensaram muito em pedras preciosas, e preços fabulosos foram pagos por elas. Com grande ardor e labuta, os homens caçam o ouro, mas com uma ânsia e trabalho ainda maiores eles procurarão o diamante. Centenas de homens trabalharão por um ano inteiro em uma das minas de diamantes da África, e todo o resultado de seus esforços pode ser mantido na palma da sua mão. Príncipes são conhecidos por trocar suas propriedades a fim de obter alguma joia de brilho peculiar e rara excelência. Mais desejáveis ainda são Seus santos na estima do Senhor Jesus. O valor de uma coisa aos olhos de seu possuidor pode ser medido pelo preço que ele estava disposto a pagar por isso. Tão valiosa foi a Igreja a Cristo que Ele se entregou por ela, e derramou seu "precioso sangue" para comprá-la para si mesmo. Assim, os santos são comparados a "joias" por causa do grande valor que o Senhor lhes coloca.

2. Por causa de sua CRIAÇÃO DIVINA. "Uma joia é a produção de Deus. Diamantes foram queimados, e outras joias foram geradas em seus elementos; mas, depois das tentativas mais trabalhosas, nenhum químico ainda foi capaz de fazer um diamante. Os homens podem cortar o nó górdio, mas não podem amarrá-lo novamente. Vidas foram desperdiçadas na tentativa de produzir pedras preciosas, mas a descoberta ainda não foi feita; elas são as produções secretas da própria habilidade de Deus, e os químicos não sabem como são produzidas, muito embora, conheçam seus elementos.

Então o mundo acha que sabe o que é um cristão, mas não pode fazer um. Toda a sagacidade do mundo juntos não poderia descobrir o segredo da vida nascida no céu; e todos os sacramentos, vestes, padres, falsas orações pentecostais, indulgências e parafernálias neopentecostais gnósticas, pelagianas, arminianas, amiraldianas, montanistas, sabelianas e papistas; não podem criar um cristão. Só o Senhor pode criar um filho da graça, e um cristão é tanto um milagre, como foi Lázaro quando ele se levantou da tumba. É uma obra tão grande da Deidade criar um crente como é criar um mundo!" (C.H. Spurgeon).

Esta é a razão básica pela qual os santos são preciosos para o coração do Senhor Jesus: Ele os considera e os recebe como obra do Pai, o presente do Pai para Ele. Isso é visto, repetidamente, naquele maravilhoso capítulo de João: "Eu manifestei seu nome para os homens que você me deu do mundo: seu eles eram, e você me deu" (v. 6). "Eu rogo por eles: não pelo mundo, mas por aqueles que você me deu; pois são seus" (v. 9). De toda a eternidade Cristo os via sob as lentes dos decretos de Deus, e antes que as bases da terra fossem colocadas Suas "delícias estavam com os filhos dos homens" (Provérbios 8:31).

Porque o Pai tinha, por seu propósito predestinador, feito Seus eleitos como vasos "de honra" (Romanos 9:21) o Filho os valoriza como de valor infinito.

3. Por causa de sua RARIDADE. É isso, principalmente, que constitui o valor das pedras preciosas. Se fossem numerosos e comuns, encontrados no solo do jardim de cada homem, elas não seriam tão caras, nem tão estimados. O número de diamantes grandes perfeitos, chamados de modelos, é muito pequeno; e assim lemos: "Não há muitos homens sábios depois da carne, não muitos poderosos, nem muitos nobres, são chamados" (1 Cor. 1:26). Possivelmente a disparidade entre diamantes e as pedras do riacho não é maior do que a que existe, numericamente, entre o regenerado e o não regenerado. O Senhor Jesus declarou claramente que o rebanho de Deus é apenas um "pequeno" (Lucas 12:32), e que poucos encontram esse caminho estreito que leva à Vida (Matt. 7:14). Deus nunca tinha comparado seu povo a "joias" se fossem tão numerosas como agora é popularmente suposto pelo moderno movimento evangelicalista pentecostal e neopentecostal.

4. Por causa de sua BELEZA. A joia é valorizada por seu brilho. É o brilho da joia que, em grande medida, é a evidência e o teste de seu valor. Diz-se que as cores das joias são as mais brilhantes, e são as abordagens mais próximas dos raios do espectro solar que já foram descobertos. Veja como o diamante pisca e brilha! E ainda assim sua beleza e brilho não são tão inerentes. Examine-o em uma sala escura, e ele não emite nenhum brilho. É simplesmente um refletor: sua glória é emprestada da luz.

Assim é com o santo: sua beleza é uma beleza que foi colocada sobre ele, imputado a ele. "Eu me alegrarei muito no Senhor, minha alma será alegre em meu Deus; pois Ele me vestiu com as roupas da salvação, ele me cobriu com o manto da justiça, como um noivo se desbrava com ornamentos, e como uma noiva adorna-se com suas joias" (Isaías 61:10). É muito abençoado desenvolver esse aspecto do nosso assunto. Aos seus discípulos, o Senhor Jesus disse: "Você é a luz do mundo" (Mat. 5:14), e por que eles são assim? Porque Ele poderia dizer "Eu sou a luz do mundo" (João 8:12). A luz de um cristão é refletida. Isso fornece a chave para essa exortação pouco compreendida: "Deixe sua luz brilhar diante dos homens, que eles possam ver suas boas obras, e glorificar seu Pai que está no céu" (Mat. 5:16): "brilhar" ao ponto em que Cristo receba toda a glória; "tão brilhante" que deixemos claro a todos que qualquer bondade ou justiça que haja em nós, e quaisquer frutos que sejam produzidos por nós, tudo é de Cristo como a Raiz. "Pois você já foi escuridão, mas agora você é luz no Senhor" - sim "no Senhor"!

5. Por causa de sua VARIEDADE. Pedras preciosas variam consideravelmente tanto em cor quanto em tamanho, tipos, brilhos e valores. Se a ordem é a primeira lei do Céu, a variedade é certamente a sua segunda, pois não há uniformidade nos caminhos e obras de Deus, embora haja uma unidade subjacente abençoada. Então está entre as pedras preciosas, todas são valiosas, mas todas não são as mesmas. Há o diamante claro, o rubi vermelho, a esmeralda verde, a safira azul, a ametista violeta. Provavelmente não há um único raio do espectro que não seja refletido por alguns deles.

Assim é entre os santos. Todos são filhos de Deus, todos carregam as marcas da "obra" divina, todos são igualmente preciosos para Cristo, mas todos não são iguais. Lindamente foi esta tipificada de antigamente no peitoral do sumo sacerdote de Israel: doze pedras preciosas diferentes adornavam-na, representando as tribos de Israel. Nenhuma dessas joias eram iguais, mas todas estavam igualmente perto do coração de Aarão!

Isso traz diante de nós um aspecto importante da verdade que fazemos bem em ponderar. Que diferença percebemos entre Mateus e João, entre Pedro e Paulo; no entanto, todos eram os apóstolos de Cristo. Então, agora está entre os santos: há quase infinita variedade em suas capacidades, seus talentos, seu crescimento, as diferentes graças que eles manifestam. Nenhuma joia reflete todas as cores do espectro, e ninguém crente exibe todas as excelências de Cristo. Como os variados raios do espectro são distribuídos entre as joias, as variadas excelências de Cristo são distribuídas entre seu povo: uma é visível para a mansidão, outra para coragem; um para a gentileza, outro para a firmeza; um para paciência, outro por amor. O povo de Deus não é todo igual, e nunca será; e todas as tentativas de uniformidade devem falhar. Mas pouco importa se brilhamos com o azul da safira, ou o verde da esmeralda, ou o vermelho do rubi — desde que sejamos do Senhor no Dia em que Ele finalizar a lapidação de suas joias.

6. Por causa de sua durabilidade. Pedras preciosas são uma das poucas coisas neste mundo que, apesar do voo do tempo, nem decadência nem morte; e, assim, eles são surpreendentemente íntimos no reino natural, aquela vida eterna que pertence ao mundo espiritual. Diamantes são extremamente difíceis: muitos deles cortarão vidro, enquanto não podem ser arranhados com a ferramenta mais afiada.

Muitos deles serão ilesos pelo ácido mais potente; eles vão suportar o teste de fogo; eles são praticamente imperecíveis. Neste também se assemelham ao cristão, que tem dentro dele um princípio que é incorruptível e destinado a durar para sempre. O mundo muitas vezes tentou destruir o povo de Deus, mas todos os seus esforços para fazê-lo foram inúteis. O professor vazio, a joia falsa, é como um diamante " em um colar": ele rapidamente sucumbe ao julgamento; mas o filho genuíno de Deus resiste até o fim, e reinará com Cristo para todo o sempre.

7. Por causa de sua história. Isso é realmente muito impressionante, e um sermão separado pode muito bem ser dedicado a amplia-lo. Primeiro, pense em sua origem humilde. Árvores crescem em parques e flores no jardim — mas joias são descobertas na lama e na terra. Mesmo a pérola adorável está alojada na casca áspera e feia da ostra; enquanto diamantes são encontrados nas minas profundas, nas profundezas da Terra. Que parábola e foto dos herdeiros conjuntos com Cristo em seu estado natural! cada um deles tem que possuir, "Eis que eu fui criado em iniquidade, e no pecado minha mãe me concebeu" (Salmo 51:5). Bem, Deus disse ao Israel de antigamente: "Olhe para a rocha de onde você está cortado, e para o buraco do poço de onde você está" (Isaías 51:1).

Ó, a origem humilde do cristão: "Ele me trouxe também para fora de um poço horrível, fora da argila, e colocou meus pés em cima de uma rocha" (Salmo 40:2). Segundo, considere o corte deles. Como a preciosa joia foi localizada e removida de sua posição original, os dedos habilidosos do lapidador devem trabalhar sobre ela. Ele tem que ser cortado em uma forma adequada e muitas facetas dadas a ele, pois em seu estado original é áspero e não simétrico. Assim é com os eleitos de Deus. Em seu estado natural eles são "escuridão" e bastante incapazes de refletir a Luz. Mas o Divino Lapidado, o Espírito Santo, depois de tê-los procurado, os regenera. E qual é o instrumento que ele emprega neste trabalho? Por que, a Palavra de Deus, que é "viva, poderosa e mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, perfurando até mesmo para a divisão entre alma e espírito" (Heb. 4:12). Há o corte espiritual das "joias" de Deus. A "espada do Espírito" (Efe. 6:17) entra na consciência, procura o coração — e corta o orgulho, a auto-vontade e a autojustiça.

Terceiro, considere o polimento deles. Isso também forma uma parte importante do trabalho do lapidador: ele deve suavizar as bordas ásperas, e polir cada faceta para que ela possa brilhar mais gloriosamente; e muitas vezes isso é um processo longo e tedioso. Assim está na história do cristão.

Deus não o leva à Glória no momento em que ele é regenerado. Não, embora uma vida espiritual tenha sido comunicada a ele, ele precisa passar por muitas e variadas experiências antes de estar maduro e pronto para o Céu.

Ah, o leitor espiritual não percebe o que temos agora em mente? A razão pela qual você ainda está neste mundo é porque o Espírito ainda não terminou o trabalho de polimento de sua alma; você ainda não está pronto para ser colocado entre as joias da coroa do Rei. Aqui, então, é um pensamento reconfortante e animador: vamos procurar lembrar-nos ao passar por ensaios ardentes, ao inteligente sob castigo — que faz parte do processo de polimento!

8. Por causa de seu glorioso DESTINO. "Você será uma coroa gloriosa na mão do Senhor, e um diadema real na palma da mão de seu Deus" (Isaías 62:3). Que palavras maravilhosas são essas — para a fé e a esperança de se apossar, pois nossos intelectos fracos não podem agarrá-las! Maravilhoso é pensar em pedras ásperas, que primeiro parecem pequenas pedras, sendo encontradas na lama da terra; em seguida, cortado e polido até que eles cintilam com um brilho superando qualquer objeto terreno, e sendo dado um lugar honrado no diadema de um monarca.

Mas infinitamente mais maravilhoso é que os pobres pecadores perdidos, salvos pela graça soberana, devem estar entre as joias da coroa do Filho de Deus. Mas Ele ainda nos "apresentará sem falhas diante da presença de Sua glória com alegria superior" (Judas 24). Então Ele dirá ao Pai: "A glória que me deu eu lhes dei" (João 17:22). Em seguida, será cumprida essa palavra: "Quando Ele vier a ser glorificado em Seus santos, e ser admirado em todos aqueles que acreditam" (2 Tess. 1:10). "E eles serão meus, diz o Senhor Todo-Poderoso, naquele dia em que eu compor minhas joias" (Mal. 3:17). Esse dia ainda não chegou, mas não é muito distante: "Por um tempo, e Aquele que há de vir, virá, e não vai se atrasar" (Heb. 10:37).

O que significa "Quando eu compuser minhas joias"? Não é quando o número completo de Seus resgatados é regenerado e polido? Não é quando Ele descerá do Céu e com um brado de trombeta, ressuscitará os santos adormecidos e transformará os vivos e os arrebatará juntos, de modo que "para sempre estaremos com o Senhor" (1 Tess. 4: 16, 17)!

Uma vez escreveu: "Joias terrenas às vezes se separam de seu dono, as joias de Cristo nunca: 'Porque eu sou persuadido, que nem a morte, nem a vida ... nem qualquer outra criatura, será capaz de nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor' (Romanos 8: 38, 39). Joias terrenas às vezes são perdidas — as joias de Cristo nunca: "Eu dou a eles a vida eterna; e eles nunca perecerão, nem nenhum homem deve arrancá-los da minha mão" (João 10:28). Joias terrenas às vezes são roubadas — as joias de Cristo nunca: "no Céu, onde nem mariposa nem ferrugem corrompem, e onde ladrões não invadem nem roubam" (Mat. 6:20)." Tens a certeza de que és uma das joias de Jesus Cristo? Então procure brilhar por Ele agora mesmo, já!!!

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!