quinta-feira, 1 de setembro de 2022

 

Lançando Nossos Fardos Sobre o Senhor Jesus Cristo.

Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink (escrito em: 1945)

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

"Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado." (Salmo 55:22).

Que afirmação notável é essa não! Provavelmente nossa familiaridade com ela é verdadeira? Tente conceber o que seria seu primeiro efeito sobre um pagão convertido! Ele foi levado a um conhecimento salvador do Deus vivo que concedeu uma medida de luz sobre seu intelecto moribundo e miserável. Ele aprendeu que por Sua mera palavra, o universo foi chamado para a existência; que tão infinitamente é Ele exaltou acima de todas as criaturas, que as nações da terra são consideradas por Ele como apenas uma gota do mar em um pequeno balde; que Ele se senta entronizado no Alto, onde miríades de criaturas se curvam diante dele em adoração gritando: "Santo, santo, santo, é o Senhor Todo-Poderoso" (Isaías 6:3).

E agora ele descobre que este Rei dos Reis e Senhor dos Lordes o convida a "Lançar seu fardo sobre o Senhor" (Salmo 55:22)! Não deve tal descoberta ser esmagadora para sua mente e coração! E não deveria ter o mesmo efeito sobre nós? — que Aquele que "se humilha para [mesmo] contemplar as coisas que estão no céu" (Salmo 113:6) ordena que lancemos sobre ele o que achamos pesado demais para carregar!

Que coisa impressionante é, que quando um cristão percebe a incrível verdade de tal convite, ou pelo menos está familiarizado com ele - que ele é tão lento em lucrar com isso. Não sabemos qual é o mais surpreendente: que o Senhor deve ser tão condescendente em nos conceder tal privilégio — ou que devemos ser tão lentos e relutantes em aproveitar-nos disso! Não sabemos qual é o mais surpreendente: que nos é dada a oportunidade de nos aliviarmos e colocarmos sobre o Senhor o que é muito pesado para nós carregarmos; ou nossa falha em abraçar tal oportunidade — e, em consequência, continuando a cambalear sob uma carga que nos aleija. Isso nos faz pensar em um homem faminta sendo tão tolamente orgulhoso a respeito de recusar comida quando é oferecido a ele; ou um homem à luz do dia fechando e enfaixando os olhos, e depois reclamando que ele não pode ver. Como Marta, muitos dos santos hoje, são "cuidadosos e perturbados com muitas coisas"— quando "apenas uma coisa é necessário" (Lucas 10:41, 42).

A única coisa que é necessário para a facilidade de espírito e a paz de coração — é "lançar seu fardo sobre o Senhor" (Salmo 55:22), em vez de tentar carregá-lo você mesmo. Há nosso recurso abençoado! Esse é o grande remédio para a ansiedade. Foi o que aprendemos no início, não foi?

Quando nos condenados por nossa condição perdida, quando "carregados pesados fardos" com um sentimento de culpa e a ira de Deus sobre nós, como obtivemos alívio? Não foi por prestar uma atenção adequada a esse abençoado convite do Evangelho, "Venha até mim — e eu lhe darei descanso" (Mateus 11:28)? Encontramos resto de consciência e alma vindo a Cristo como estávamos, reconhecendo nossa miséria, lançando-nos em Sua graça e misericórdia. E, meu leitor, devemos obter de JESUS CRISTO alívio para o coração e a mente dos cuidados dessa vida — precisamente da mesma forma que obtivemos alívio da consciência no início —entregando-nos ao Senhor, pedindo-lhe que se comprometa conosco, confiando-lhe nossos fardos para que ele possa fazê-los desaparecer de nossas mentes.

Embora seja verdade que (como mencionado no parágrafo de abertura) uma apreensão da infinita grandeza e supremacia absoluta de Deus nos encherá de admiração por Sua incrível condescendência em nos permitir lançar nosso fardo sobre Ele — no entanto, é preciso ressaltar que um senso de Seu domínio e força nunca moverá a alma para responder a este convite. A contemplação de Jeová sobre Seu trono vai nos acalmar; mas a menos que também o vejamos em outras relações e consideremos outros aspectos do caráter divino, nosso coração nunca será derretido diante dele e moldado para ter relações livres e comunhão plena com Ele.

Há um equilíbrio que precisa ser observado aqui também. Deus não é apenas transcendente, mas iminente. Ele não só reside no céu mais alto — mas "ele não está longe de todos nós" (Atos 17:27). Ele não só habita "na luz que nenhum homem pode se aproximar" (1 Timóteo 6:16) — mas também é "uma ajuda muito presente em nossos problemas" (Salmo 46:1); e para o crente, "um amigo que fica mais perto que um irmão" (Provérbios 18:24).

As últimas passagens citadas precisam ter um lugar real em nossos corações se quisermos responder ao convite do nosso texto de abertura. Eles precisam ser frequentemente meditados e exigem que a fé seja exercitada com eles. Ver o Senhor apenas como no Céu, produz uma sensação de afastamento na alma. Devemos também cultivar um sentido de sua proximidade conosco. Não é tão claramente pressuposto pela linguagem do nosso texto, "Lance seu fardo sobre o Senhor — e Ele vai sustentá-lo." Como alguém poderia lançar seu fardo sobre outro que esteja tão longe? Deus está próximo do Seu povo não apenas em virtude de Sua onipresença — pois nesse sentido, Ele está igualmente perto dos ímpios — mas Ele chegou perto deles na Pessoa de Cristo, e Ele os trouxe a Deus (1 Pedro 3:18). Isso precisa ser realizado na alma, assim como entendido na mente. O Senhor está constantemente perto de nós: "Eu nunca vou deixá-lo, nem nunca o abandonar" (Hebreus 13:5); não é apenas um fato abençoado — mas um que precisa ser vivenciado. Já que Ele está ao seu lado, "Lance seu fardo sobre o Senhor." "Sim, embora eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei nenhum mal — pois você está comigo" (Salmo 23:4).

Outros são, talvez, impedidos de se aproveitar desse privilégio — através de considerar Deus como sendo de tamanha grandeza e majestade, que seria presunção supor que Ele notasse nossos julgamentos e problemas mesquinhos. No reino humano, altos cargos e pomposidade geralmente andam juntos, pois aqueles com autoridade raramente prestam muita atenção aos assuntos pessoais daqueles sob eles. Mas muito diferente é com o Senhor. Aquele que criou o universo também plantou a lâmina da grama. Aquele que governa os planetas — também conta os cabelos de nossas cabeças. Aquele que é adorado pelos anjos — também observa a queda de um pardal.

Aquele que mantém nossas almas na vida — nos oferece para lançar nosso "fardo sobre" Ele. É verdade que Ele é Todo-Poderoso — mas Ele também é nosso Pai. Se eu chamasse o rei da Inglaterra, ou o presidente dos Estados Unidos, ele não me receberia; mas ele receberia seu próprio filho! Cultive o pensamento da Paternidade de Deus! Implica proximidade, acesso, simpatia, prontidão para sustentar.

Outra coisa que dificulta muitos, são as limitações que colocam sobre o Senhor. Eles acreditam que Cristo levou seus pecados em Seu próprio corpo na cruz — mas isso é o mais longe que sua fé vai. Eles confiam a Ele os interesses eternos de suas almas — mas em grande parte perdem Ele de vista por seus suprimentos temporais. Eles tornam-se para Ele como seu médico espiritual - mas não como seu provedor no corpo presente. Lemos: "Ele mesmo pegou nossas enfermidades..." (Mateus 8:17). Ele os levou sobre seu espírito, entrando com simpatia na condição dos sofredores. E hoje, Ele está "tocado com o sentimento de nossas enfermidades" (Hebreus 4:15).

Então contemplo-o como o compassivo que tem no coração seus interesses temporais, que está disposto a suprir toda a sua necessidade. Ele não é apenas um Libertador da ira que está por vir — mas, um Fortalecedor em nossas fraquezas; Em seguida, faça uso dele como tal, e lance o seu fardo sobre Ele.

Note bem, não é “fardo”, mas, "fardos" — pois não podemos permitir que eles se acumulem. Assim que você estiver consciente de um - lançá-lo sobre o Senhor, tomando-o totalmente em sua confiança, livremente repouse sobre Ele, e familiarmente torne-o conhecedor do que se pesa sobre você. Se é o fardo do pecado, confesse-o francamente a Ele e implore a promessa de 1 João 1:9: "Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo e nos perdoará nossos pecados e nos purificará de toda a franqueza e impureza." Se é o fardo do sustento, ansiedade sobre o futuro, conturbado em cumprir suas obrigações, reconhecer seu medo, incredulidade e angústia, lembre-se que é Ele "o Pai das Misericórdias" (2 Coríntios 1:3) com quem você está falando. Se tristeza sobre crianças rebeldes, ou a angústia do luto, despeje suas lamentações no ouvido daquele que chorou por Lázaro! Em seguida, declare Sua promessa, "Ele vai sustentá-lo" (Salmo 55:22), espere firmemente que Ele faça isso no seu coração, e você provará a grande verdade: "Minha graça é suficiente para você" (2 Coríntios 12:9).

"Arcar com os fardos uns dos outros, e desta forma cumprirão a lei de Cristo" (Gálatas 6:2). Uma palavra muito carente é que nesta era excepcionalmente egoísta, quando, além de contribuir para os apelos públicos pela caridade, poucos têm qualquer consideração pelas necessidades e direitos dos outros, e  quando muitos dos presentes e da geração em ascensão são desprovidos até de "afeto natural". O verdadeiro cristianismo cumpre ambas as tabelas da Lei. A piedade genuína consiste não apenas em dar a Deus seu lugar apropriado em minha vida — mas em buscar o bem-estar dos meus vizinhos. Posso ser diligente em manter o sábado, cantar salmos e frequentar a igreja — mas se estou sem amor por aqueles que professam que são meus irmãos e irmãs em Cristo — então minha religião não é melhor do que a dos fariseus. Se o amor de Deus foi derramado no meu coração — então eu simpatizo com Seus filhos em seus variados julgamentos e problemas, estarei pronto para aconselhar e confortar, e ajudá-los até onde está em meu poder. Só assim cumprirei a lei dos preceitos de Cristo e a lei de Seu exemplo (João 13: 14, 15), pois Ele nos pede para sermos compassivos com os outros, e ele próprio é tocado com o sentimento de nossas enfermidades.

"Pois cada homem deve carregar seu próprio fardo" (Gálatas 6:5). Nem preciso dizer que não há conflito entre este verso e os outros que estiveram diante de nós. Há um "fardo" do qual não podemos nos livrar — ou seja, a falta de cumprimento de nossas responsabilidades, o desempenho do dever. Para o cumprimento disso, podemos — devemos buscar a graça do Senhor; mas para ser aliviado, não devemos orar.

Também não podemos legitimamente olhar para nossos irmãos e irmãs sem cumprirmos nosso dever. Não temos a garantia de contar com sua benevolência, ou assim negociar com sua bondade, uma vês que nos tornamos incessíveis para com a dor do nosso próximo. Se um homem não vai trabalhar, também não deve comer! (2 Tessalonicense 3:10). Se ele se recusa a usar a força e o talento que Deus lhe deu, ele não tem o direito de esperar que outros venham e alimentem-no; portanto, sigamos firmes em fazer o bem sem olhar a quem.

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!