quinta-feira, 1 de setembro de 2022


As Aflições dos Piedosos.

Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink (escrito em 1948). 

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Nos últimos anos, nos esforçamos para ajudar algumas das crianças não estabelecidas de Deus, dedicando um artigo anualmente (sob este título) ao fim particular de resolver sua incerteza. Para que eles possam reconhecer seu retrato espiritual, buscamos descrever uma ou outra dessas características da regeneração que o Espírito Santo desenhou nas Escrituras. Tão longe de desprezar aqueles que são profundamente exercidos quanto ao seu estado real, recusando-se a "dar-se o benefício da dúvida", admiramos sua cautela.

Deus exortou seu povo a "garantir sua vocação e eleição" (2 Pedro 1:10), e uma das maneiras que podemos começar a fazê-lo é comparar com oração e humildade nossos corações e vidas - com essas marcas de graça, ou frutos do Espírito, que são delineados na Bíblia. A Palavra de Deus é comparada a um "espelho" no qual podemos nos contemplar (Tiago 1:23-24) e perceber o que somos por natureza — e o que fomos feitos pela graça. Que cada um de nós tenha olhos para nos vermos como aquele espelho divino nos representa.

"Antes de ser aflito, me desviei - mas agora mantive sua palavra."

"É bom para mim que eu tenha sido afligido; assim, pude aprender seus estatutos."

"Eu sei, Ó SENHOR, que seus julgamentos estão certos, e que o Senhor em sua fidelidade me afligiu." (Salmo 119: 67, 71, 75).

Ligamos esses três versos juntos porque tratam do mesmo assunto, ou seja, a atitude do coração de alguém que tinha sido acometido por Deus. Cada um deles respira a linguagem de uma alma graciosa, e não a de um homem natural. Cada um deles reconhece os efeitos benéficos dos ensaios santificados. Cada um deles evidencia um coração humilde, pois tão longe de murmurar as dispensas de Deus - desagradáveis embora sejam de carne e osso - há um reconhecimento grato de seu designo benevolente. Cada um deles é uma confissão feita não enquanto se aprende sob a vara - mas depois desta, de ter feito seu trabalho corretivo. Se nossos leitores podem fazer essa linguagem verdadeiramente sua própria, então eles têm boas razões para concluir que estão vinculados no mesmo "pacote de vida" (1Sa 25:29) como Davi.

"Antes de ser aflito, me desviei - mas agora mantive sua palavra." Esta é a expressão de um coração honesto, pois ele é livremente dono que antes da aflição ele tinha "se desviado". Uma vez que a "carne" ainda permanece no coração do cristão, ele é muito propenso a desviar-se de Deus; Sim, a menos que ele seja diligente em observar e orar contra a tentação e mortificar diariamente suas luxúrias - ele está certo de fazê-lo. Essa tendência maligna é muito estimulada pelo sucesso temporal, pois então estamos muito mais aptos a saciar a carne - do que negá-la. “E, engordando-se Jesurum, deu coices (engordaste-te, engrossaste-te, e de gordura te cobriste) e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação”. (Deuteronômio 32:15).

"Eu falei para você em sua prosperidade; mas você disse, eu não vou ouvir" (Jeremias 22:21). Por tamanho retrocesso, derrubamos sobre nós mesmos a vara de Deus - para conter mais excessos de carnalidade, e para nos levar de volta aos caminhos da justiça. Deus muitas vezes envia um verme para ferir a fonte de nossos confortos (Jonas 4:7); e a prosperidade é seguida por adversidades; mas se essa aflição é abençoada para nós — então mantemos a Palavra como não fizemos anteriormente (Lucas 2:19).

"É bom para mim que eu tenho sido aflito; que eu poderia aprender seus estatutos. Esta é a respiração de um coração grato. Muito diferente é o sentimento do homem natural. As Escrituras declaram: "Eis que feliz é o homem que Deus corrige" (Jó 5:17) — mas o mundo imagina que feliz é aquele que está isento de julgamentos e problemas. Com o qual concorda, meu leitor? No entanto, uma coisa é dar um parecer geral à declaração inspirada: "Abençoado é o homem a quem você castiga, Ó SENHOR, e ensina fora de sua lei" (Salmo 94:12) — mas é outra coisa aprender pela experiência, os benefícios da aflição. Ser humildemente reconciliado com nossas tribulações é uma grande misericórdia - mas ter uma prova pessoal de que, embora o medicamento seja inpalatável, seus efeitos são benéficos, é ainda melhor.

Tal é o resultado daqueles que são "exercidos" sob a mão castigadora de seu Pai (Hebreus 12:11). "Os filisteus não conseguiam entender o enigma de Sansão - como 'Fora do comedor veio algo para comer – e fora do forte veio algo doce' (Juízes 14:14). Tão pouco o mundo pode compreender a frutificação dos julgamentos cristãos: como seu gracioso Senhor adoça as águas 'amargas' de Marah (Ex. 15:23)" — Charles Bridges (1794-1869).

"É bom para mim que eu tenha sofrido" (Salmo 119:71). Deus tem muitas maneiras de afligir. No contexto, Davi menciona aqueles que se opuseram e o difamaram. Na época - ele pode ter sentido muito - mas depois - ele percebeu que era uma misericórdia. É bom para nós — quando temos uma razão sólida para fazer esse reconhecimento.

O que nosso chefe é "bom"? Não é o prazer de Deus? Então, como devemos ser gratos por qualquer coisa que nos aproxime mais dele! "SENHOR, em apuros eles te visitaram, eles derramaram uma oração quando sua punição estava sobre eles" (Isaías 26:16). Deus é então procurado com mais seriedade e persistência. Quando estabelecidos em nossos deleites, nossas devoções são muito aptas a se tornar formais e mecânicas - mas quando nosso ninho é perturbado, "derramamos uma oração" ou um "discurso secreto" (intimidade com Deus) - que são os gemidos do coração. Aflições santificadas:

Desmamar-nos da criatura, tornar a consciência mais terna, chamar para o exercício de nossas graças, e nos acelerar no caminho do dever. Se pudermos descobrir tais efeitos benéficos, não devemos exclamar: "É bom para mim que eu tenha sido acometido!"

"Eu sei, Ó SENHOR, que seus julgamentos estão certos, e que o Senhor em sua fidelidade me afligiu." Esta é a linguagem do discernimento. "Julgamentos" aqui não se referem (como muitas vezes nos Salmos) às leis equitativas de Deus — mas às suas relações governamentais — na punição dos ímpios - ou na correção de Seu povo. Nem Davi falava do conhecimento da razão carnal - mas do que a fé e uma experiência espiritual fornecem. Ele condenou-se, reconhecendo que sua desobediência tinha o conduzido para a vara.

Quando o professor vazio é muito aflito, ele diz: "O que eu fiz para merecer isso?" Outros menos rebeldes - mas igualmente hipócritas, perguntam: "Por que eu deveria ser apontado como uma marca para a adversidade?" Muito diferentes são os sentimentos dos piedosos: eles vindicam o Senhor. Tão longe de se considerarem injustamente, ou mesmo duramente, eles elogiam a mão que os esmaga e a vara que os castiga.

Os ímpios não reconhecem aquele que está lidando com eles, não olhando mais longe do que causas secundárias ou instrumentos humanos. Mas os olhos da fé contemplam aquele invisível: não apenas como provedor e consolador — mas também como um castigador e afligidor; e isso, não só no amor - mas na justiça: "Seus julgamentos estão certos."

"O Senhor em sua fidelidade me afligiu." Numerosos sermões foram pregados sobre a fidelidade de Deus e muitas peças escritas sobre esta perfeição divina, mas poucos preservaram o equilíbrio. Requer ser demonstrado que Deus não é apenas fiel à Sua Palavra em fazer boas suas promessas - mas também em cumprir Suas ameaças; fiéis não apenas em prover seu povo - mas também em lidar com suas loucuras. Ouvimos frequentemente falar da fidelidade da aliança de Deus - mas não somos tão frequentemente lembrados de que a punição é um dos artigos em Sua aliança. "Se seus filhos abandonarem minha lei, e não andarem em meus julgamentos... Então visitarei sua transgressão com a vara, e sua iniquidade com listras... Meu pacto não quebrarei, nem alterarei a coisa que saiu dos meus lábios" (Salmo 89:30-34).

"Nosso Pai não é Eli — Ele não permitirá que seus filhos pequem sem repreensão" - Charles H. Spurgeon (1834-1892).

Portanto, é seu dever possuir Sua integridade enquanto suporta sua disciplina fiel. Foi isso que Davi fez aqui: ele reconheceu que Deus estava cumprindo seu compromisso de aliança, e ele fez essa confissão não mal-humorada - mas felizmente; Sim, ele fez isso adorando, pois ele sabia que Deus também tinha o seu bem-estar à vista.

Agora, meu leitor, meça-se pelo que foi apontado acima. Você diz: "Suportarei a indignação do SENHOR, porque pequei contra ele"? Você aprendeu por experiência que a aflição é feita uma escola para o povo de Deus, na qual eles aprendem muitas lições valiosas - tanto sobre si e Deus, quanto sobre seus deveres e privilégios? Você descobriu, por um conhecido em primeira mão, que a punição é um remédio benéfico para subjugar o orgulho, limpar a carnalidade e curar retrocessos? A vara o recuperou de suas andanças? Você pode dizer com o coração: "É bom para mim que eu tenha sido aflito; que eu possa aprender [experimentalmente] seus estatutos" (Salmo 119:71)? Você é livremente dono de que as relações providenciais de Deus com você - Seus "julgamentos" - estão certos: isso é justo e equitativo? Sim, você sente que Deus tem lidado muito mais brandamente do que suas "iniquidades merecem"? Você vê que Deus é fiel, não só em Si mesmo - mas em te esmagar com sua correção? Se sua reposta a estas indagações for sim! Então você tem terreno bíblico para concluir que um milagre da graça foi feito em sua alma.

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!