sexta-feira, 23 de setembro de 2022


O Serviço Cristão.

Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink. 

Traduzido e adaptado por: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Nosso presente assunto segue logicamente sobre o tema do nosso último artigo, pois somos salvos para servir, como foi comprovado no Velho Testamento em conexão com o povo de Deus, “Depois disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó e dize-lhe: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.” (Êxodo 8:1).

O faraó era um tipo de Satanás.

A escravidão do Egito era um tipo das nossas "luxúrias": “Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.” (Tito 3:3).

O êxodo de Israel do Egito e sua entrada em aliança com JEHOVAH no Sinai (Exo 24:3-8) ilustra a experiência da conversão, quando um rebelde contra Deus joga as armas de sua guerra e se entrega para ser governado por Sua vontade.

A salvação, então, é uma mudança de mestres. Há apenas dois mestres, e cada pessoa serve um deles - pecado e Deus. Todo homem serve um deles, mas nenhum homem pode servir ambos. Todo homem serve ao pecado ou à justiça, Deus ou ao diabo, dando seu tempo e força para um ou outro. Aqueles que vivem de acordo com a natureza pecaminosa têm suas mentes definidas sobre o que essa natureza deseja; mas aqueles que vivem de acordo com o Espírito têm suas mentes definidas sobre o que o Espírito deseja:

“Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.” Romanos 8:5 (Rom 8:5). Não há meio termo, ou estado neutro. Ambos os serviços são inseridos por consentimento: Você não sabe que quando você se oferece a alguém para obedecê-lo como escravos, vocês são escravos daquele que você obedece - se vocês são escravos do pecado, o que leva à morte, ou à obediência, o que leva à justiça? Vejamos o que nos ensina Rom. 6:16: “Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” (Romanos 6:16).

É verdade que há graus nisso, alguns se rendendo mais e inteiramente do que outros. No entanto, o serviço que o regenerado presta à justiça é bastante voluntário. O serviço do pecado deve ser abandonado, antes que o serviço de Deus possa ser inserido: "Mas agora que vocês foram libertados do pecado, e se tornaram escravos de Deus - o benefício que você colhe leva à santidade, e o resultado é a vida eterna." (Rom 6:22). Essa ordem é imutável.

Por natureza, não estamos em sujeição a Deus, pois o homem é "nascido como um potro de burro selvagem": “Mas o homem vão, é falto de entendimento; sim, o homem nasce como a cria do jumento montês.” (Jó. 11:12). Enquanto contemplam seus dias de não regeneração, o povo do Senhor confessa tristemente: "Tudo o que gostamos de ovelhas se desviaram, viramos cada um para o seu próprio caminho!" (Isa 53:6). Sim, essa é a quintessência do pecado - a determinação de agradar a nós mesmos. Assim foi no início. Nossos primeiros pais se irritaram com a contenção divina, e resolveram o assunto com suas próprias mãos. Mas por graça, tudo isso está alterado. A linguagem de uma alma acelerada é: "Senhor, o que você quer que eu faça?" (Ato 9:6).

A verdadeira conversão é um ser trazido 100% para a sujeição a Deus. Primeiro, a consciência é condenada por insubordinação a Deus, e somos obrigados a tremer por tê-lo tanto tempo e tão gravemente o desafiado. Suas reivindicações são agora reconhecidas e sentidas, e há um arrependimento de coração partido por ter desconsiderado essas alegações.

Em segundo lugar, há uma dobra de nossas vontades, um subjugamento do princípio carnudo dentro de nós, e um ser feito desejoso para que Deus nos governe (Salmo 110:3). Amor próprio, auto-vontade e auto-justiça recebem suas feridas de morte!

Em terceiro lugar, há uma prontidão no coração para submeter-se ao modo de salvação de Deus (Rom 10:3), de modo que venhamos como mendigos de mãos vazias para receber da plenitude de Sua graça.

Em quarto lugar, há o recebimento de Cristo Jesus como Senhor (Col 2:6). "Ó SENHOR, nosso Deus, outros senhores além de vocês governaram sobre nós, mas só o seu nome nós honramos." (Isa 26:13). No passado, "senhor" auto-agradável, "senhor" o amor-próprio, e "senhor" a auto-gratificação - nos governou. Mas agora, estes são reputados. Nos tornamos "servos de Deus", e um servo é escravo da autoridade de um superior, que é empenhado em cumprir à vontade de seu mestre e dedicar sua vida e trabalhos para promover seus interesses.

A verdadeira e normal vida cristã consiste em estar em sujeição a Deus. Não é mais uma alma acelerada determinada a ter seu próprio caminho a todo custo, mas em vez disso, o desejo dominante e o propósito de seu coração é agradar e honrar o Senhor em todas as coisas. Este é o resultado de uma obra milagrosa de graça, pois "Se algum homem está em Cristo, ele é uma nova criatura: coisas antigas são passadas; eis que todas as coisas se tornam novas" (2 Co 5:17).

A melhor maneira de descobrir o que é (idealmente) significado por ser um servo de Deus, é refletir sobre a vida do Senhor Jesus. Sobre Ele, está escrito: "Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;" (Filipenses 2: 6, 7). E o que isso envolveu? Isso — sendo "feito de uma mulher, feita sob a lei" (Gal 4:4). Portanto, nos disseram que" Cristo não agradou a si mesmo" (Rom 15:3). Como Ele declarou: "Porque eu tenho descido do Céu não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou" (João 6:38). E novamente, "Eu faço sempre aquelas coisas que o agrada" (João 8:29). Esse era o caráter e a conduta do servo perfeito.

E, meu leitor, Cristo deixou aos crentes "um exemplo, e você deve seguir seus passos" (1 Pe 2:21). Portanto, Cristo nos diz: "Leve meu jugo sobre você, e aprenda de mim" (Mat 11:29). O "jugo" que Cristo assumiu era o de submissão sem reservas à vontade de Deus, e nada menos do que isso é o que Ele exige de Seus seguidores. Não somos cristãos, a menos que sejamos servos de Deus, totalmente rendidos à Sua vontade, e caminhando em obediência à Sua Palavra.

Infelizmente, Satanás está enganando tantos hoje, levando-os a supor que eles estão confiando sua salvação no "trabalho acabado" de Cristo, enquanto seus corações permanecem inalterados e a auto-vontade governa suas vidas! "Aquele que diz, eu o conheço, e não mantém seus mandamentos - é um mentiroso, e a verdade não está nele" (1 João 2:4). O que poderia ser mais claro do que isso?

Que palavra solene e de busca também está em Tiago 1:22, "Sejam vocês cumpridores da palavra, e não apenas ouvintes, enganando seus próprios eus." Há muitos "ouvintes" da Palavra, ouvintes regulares, ouvintes diligentes, em alguns aspectos, ouvintes muito interessados, no entanto, o que eles ouvem não está incorporado na vida. Não regula seus caminhos. E Deus diz que aqueles que não são cumpridores da Palavra, estão "enganando a si mesmos".

Infelizmente, quantos são esses na Cristandade hoje! Aqueles que não são hipócritas, mas almas iludidas. Eles supõem que, por serem tão claros sobre a salvação ser apenas pela graça, eles são salvos, e que porque eles se sentam sob o ministério de um homem que "fez da Bíblia um novo livro" para eles, eles estão crescendo em graça.

Quantos imaginam que o mero ouvinte de um verdadeiro servo de Deus, ou lendo seus escritos, está se alimentando da Palavra. Não é assim! Nós apenas "alimentamo-nos" da Palavra quando nos apropriamos pessoalmente, mastigamos e assimilamos em nossas vidas o que lemos ou ouvimos. Onde não há uma crescente conformidade de coração e vida com a Palavra de Deus — há uma condenação aumentada. "Aquele servo que conhece a vontade de seu mestre e não se prepara ou não faz o que seu mestre quer será espancado com muitos golpes!" (Lucas 12:47).

Deus nos deu sua palavra não apenas com o projeto de nos instruir, mas com o propósito de nos direcionar - para fazer saber o que Ele exige que façamos. Nas Escrituras Sagradas, Deus revelou os detalhes desse serviço que Ele exige de nós, e que, como se trata de todos os aspectos e relações de nossas vidas. A primeira coisa que precisamos é de um conhecimento claro e distinto de nosso dever, e isso implica uma busca ao longo da vida e oração das Escrituras. E a primeira coisa que Deus exige de nós é uma prática consciente, correspondente ao nosso conhecimento. O que o SENHOR exige de você, mas fazer de forma justa, e amar a misericórdia, e andar humildemente com seu Deus? O Senhor Jesus afirmou a mesma coisa quando Ele disse: "Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu lhe ordenar" (João 15:14).

O serviço cristão, então, é uma vida de obediência - nossa vida interior e externa sendo regulada pelos preceitos divinos. O serviço de Deus é de liberdade, sim, é o único onde a verdadeira liberdade deve ser encontrada. No entanto, isso é o oposto da ideia do homem natural. Tão completamente o pecado perverteu seu julgamento e cegou sua mente, que ele chama a luz de escuridão e a escuridão de luz – o amargo de doce e o doce de amargo. A ingenuidade supõe que estar em sujeição a Deus é o fim de toda a liberdade, e tomar Seu jugo sobre eles é uma escravidão irritável. Eles imaginam que quanto mais recusam restrições divinas, maior a liberdade. Pobres almas iludidas! É o serviço do pecado que tiraniza e escraviza. É aquele que voluntariamente presta obediência a Ele - que é livre! “Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo.” (1 Coríntios 7:22). Deus não força seu povo a servir, mas os constrange pelo Seu amor, e sua linguagem é: "Caminharei em liberdade: pois busco seus preceitos" (Salmo 119:45).

Nada é mais honroso do que ser um servo obediente de Deus, pois implica o sorriso de aprovação daquele que é o Rei dos Reis. Nada é mais agradável do que estar sujeito aos comandos de Deus, pois garante seu favor e companheirismo. Que recompensa rica é assegurada àqueles que tomam seu jugo sobre eles! O Senhor Jesus declarou: "Onde estou, haverá também meu servo" (João 12:26). E novamente, "Sabendo que do Senhor você receberá a recompensa da herança: para que sirva ao Senhor Jesus Cristo" (Col 3:24). E mais uma vez, "Não haverá mais maldição: mas o trono de Deus e do Cordeiro deve estar nele; e Seus servos servirão a Ele" — agora, servindo-o no escritório, na loja ou na cozinha, então, servindo-o nos tribunais da casa do Pai e acima de tudo e todos.


Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!