quinta-feira, 1 de setembro de 2022

 

O pecado é o maior de todos os males.

Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

A teologia do século passado falhou lamentavelmente em dois pontos essenciais, ou seja, seu ensino sobre Deus e seu ensino sobre o homem caído. Como um escritor australiano expressou recentemente: "Por um lado, eles não subiram alto o suficiente ... por outro lado, eles não descem baixo o suficiente. Deus é infinitamente maior e Seu domínio é muito mais absoluto e extenso. O homem afundou muito mais baixo e é muito mais depravado do que eles permitirão. Consequentemente, a conduta de um homem ao seu Criador é muito mais má do que se supõe. A horrível hediondidade do pecado não pode ser vista, exceto na luz fornecida pela Sagrada Escrita. O pecado é infinitamente mais vil em sua natureza do que qualquer um de nós imagina. Os homens não podem reconhecer que pecam, a menos que, Deus os convença de sua depravação.

O pecado era o mal original. Antes de entrar no universo não havia mal: "Deus viu tudo o que Ele tinha feito, e, eis que foi muito bom" (Gênesis 1:31).

O pecado é o maior de todos os males. Não há nada nele além do mal, nem pode produzir nada além do mal — agora, no futuro, ou para sempre. Assim que o pecado foi concebido, todos os outros males seguiram em seu trem. Podemos fazer um levantamento de tudo nesta terra, e não poderemos encontrar nada tão vil e desprezível como o pecado.

A coisa mais básica e desprezível neste mundo tem algum grau de valor nela, como sendo a obra de Deus. Mas o pecado e seus fluxos sujos não têm a menor parte do valor neles. O pecado é totalmente maligno, sem a menor mistura do bem. O pecado é a vileza no abstrato. Sua natureza hedionda aparece no autor dele: "Aquele que comete pecado é do diabo: o diabo peca desde o início" (1 João 3:8) — o pecado é o seu ofício, e ele é o praticante incessante dele.

A enormidade do pecado é vista no que fez ao homem: arruinou completamente sua natureza e o trouxe sob a maldição de Deus.

O pecado é a fonte de todas as nossas misérias: toda franqueza e miséria sendo seus frutos. Não há angústia da mente, nenhuma angústia do coração, nenhuma dor do corpo, a não ser, devido ao pecado. Todas as misérias que a humanidade geme hoje é proveniente do pecado original.

O pecado é a causa de todos os males penais: "Seu caminho e seus atos adquiriram essas coisas para você: esta é a sua maldade, porque é amarga, porque atinge seu coração" (Jeremias 4:18). Se não houvesse o pecado, viveríamos... sem guerras, sem calamidades, sem prisões, sem hospitais, sem manicômio, sem cemitérios!

No entanto, quem coloca essas coisas no coração? O pecado assume muitas vestes, mas quando aparece em sua nudez é visto como um monstro preto e disforme! Como o próprio Deus vê o pecado pode ser aprendido com as várias similitudes usadas pelo Espírito Santo para expor sua feiura e repaginação. Ele o comparou com as maiores deformidades e os objetos mais imundos e repulsivos a serem encontrados neste mundo. O pecado é comparado: A escória de uma panela fervente, onde uma carcaça detestável está sendo destruída (Ezequiel 24:11, 12); ao sangue e à poluição de uma criança recém-nascida, antes de ser lavada; (Ezequiel 16:4, 6); a um corpo morto e apodrecendo (Romanos 7:24);

Ao fedor repulsivo e exalações venenosas que se escancaram da boca de um sepulcro aberto (Romanos 3:13); à imagem do Diabo (João 8:44); para putrefação de feridas (Isaías 1:5, 6);

A um pano de menstruação (Isaías 30:22, Isaías 64:6); a um câncer ou gangrena (2 Timóteo 2:17);

Ao esterco de criaturas imundas (Filipenses 3:8); ao vômito de um cão e o chafurdar de uma porca na lama fedorenta (2 Pedro 2:22). Tais comparações nos mostram algo da vileza e horripilancia do pecado, mas na realidade está além de qualquer comparação.

Há uma malignidade muito maior no pecado do que se supõe, mesmo pela grande maioria dos membros da igreja. Os homens consideram o pecado como uma enfermidade, e o chamam de "fragilidade humana" ou "fraqueza hereditária".

Mas as Escrituras o chamam de "coisa maligna e amarga" (Jeremias 2:19), uma coisa abominável que Deus odeia (Jeremias 44:4). Poucas pessoas pensam que é assim: em vez disso, a grande maioria considera-o como uma mera ninharia, como uma questão de tão pouca importância que eles têm, mas para chorar na hora da morte, "Senhor, perdoe-me; Senhor, abençoe-me", e tudo ficará eternamente bem com eles.

Eles julgam o pecado pela opinião do mundo. Mas o que o mundo que "está na maldade" (1 João 5:19) sabe sobre o ódio de Deus pelo pecado! Não importa nada o que o mundo pensa, mas importa tudo o que Deus diz deste mal.

Outros medem a culpa do pecado pelo que a consciência lhes diz — ou não o faz! Mas a consciência precisa ser comunicada pela Bíblia. Muitos dos pagãos adoeceram suas crianças e idosos até a morte, e a consciência não os repreendeu. Uma consciência morta acompanhou multidões ao Inferno sem qualquer voz de aviso. Tão pouca sujeira que eles veem em pecado que dezenas de milhares de religiosos imaginam que algumas lágrimas lavarão sua mancha. Tão pouca criminalidade que eles percebem nele que eles se convencem de que algumas boas obras farão total reparação por isso.

Que todas as comparações não conseguem expor a horrível malignidade que há naquela coisa abominável que Deus odeia, aparece no fato de que não podemos dizer nada mais mal do pecado do que o que é: "mas pecado, que possa parecer pecado" (Romanos 7:13). "Quem é como você, Ó Senhor?" (Êxodo 15:11). Quando dizemos de Deus que Ele é Deus, dizemos tudo o que pode ser dito dele.

"Quem é um Deus como você" (Miquéias 7:18). Não podemos dizer mais bem dele do que chamá-lo de Deus. Portanto, não podemos dizer mais mal do pecado do que dizer que é pecado. Quando chamamos assim, dissemos tudo o que ele pode dizer. Quando o apóstolo colocaria um epíteto descritivo ao pecado, ele investiu-o com seu próprio nome: "esse pecado pelo mandamento pode se tornar extremamente pecaminoso" (Romanos 7:13). Esse foi o pior que ele poderia dizer disso, o nome mais feio que ele poderia dar - assim como quando Oseas denunciou os Efrainitas por sua idolatria; O Profeta não podia pintar sua maldade em qualquer cor mais negra do que dobrar a expressão.

A hediondidade do pecado não pode ser estabelecida de forma mais impressionante do que nos termos usados pelo apóstolo em Romanos 7:13, “Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno.” (Romanos 7:13); é uma expressão muito forçada. Ele nos lembra de palavras semelhantes usadas por ele ao ampliar essa glória que ainda está para ser revelada nos santos, e com as quais os sofrimentos deste momento presente não são dignos de serem comparados, ou seja, "um peso muito mais superior e eterno de glória". Nenhum nome vil; pode ser encontrado para o pecado do que o seu próprio.

Há quatro grandes males no pecado:

A total ausência da imagem moral de Deus;

A transgressão de Sua Lei justa;

A oposição à Sua santidade;

A separação total dele.

Implicando a presença do mal positivo, a culpa que não pode ser medida por qualquer padrão humano, contaminação do mais repulsivo e inexprimível pecado.

O pecado contém dentro dele um mal infinito, pois é cometido contra um Ser de glória infinita, a quem estamos sob infinitas obrigações. Sua odiosidade aparece nessa descrição temerosa, "imundície e transbordamento de maldade" (Tiago 1:21), que é uma alusão ao esgoto, no qual o lixo dos sacrifícios do templo e outras coisas vis foram lançadas (2 Crônicas 29:16).

O ódio do pecado a Deus é visto em Sua terrível maldição sobre a obra de Suas próprias mãos, pois Ele não anestesiaria o homem por uma ninharia. Se Ele não afligir voluntariamente, então certamente Ele não amaldiçoaria sem grande provocação.

A virulência e a vileza do pecado só podem ser avaliadas no Calvário, onde subiu para a terrível comissão de Deicídio! Na Cruz o pecado "abundou" ao maior grau possível.

Os deméritos do pecado são vistos na condenação eterna dos pecadores no Inferno, pois os sofrimentos indescritíveis que a vingança divina irá então infligir a eles são seus salários justos. O pecado é uma espécie de ateísmo, pois é o repúdio real de Deus; para fazer de Deus um deus, para satisfazer nossas vontades contra a Sua: “Mas Faraó disse: Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel”. (Êxodo 5:2).

O pecado é um espírito maligno de independência: seja imperceptivelmente influenciando a mente ou conscientemente presente, ele está na raiz de todo o mal e da depravação humana. O homem seria o senhor de si mesmo, daí sua recepção pronta, no início, da mentira do Diabo, "Vocês serão como deuses", e sua credibilidade foi a dissolução dessa gravata que ligava a criatura à sujeição voluntária ao Autor de seu ser. Assim, o pecado é realmente a negação de nossa criatura, e, em consequência, uma rejeição dos direitos do Criador. Sua linguagem é: "Eu sou meu, e, portanto, tenho o direito de viver para mim mesmo."

Como Thornwell apontou: "Considerado como a renúncia da dependência de Deus, pode ser chamado de incredulidade; como a exaltação de si mesmo ao lugar de Deus, que ele chamou de orgulho: como a transferência para outro objeto a homenagem devido ao Supremo, pode ser chamada de idolatria; mas em todos esses aspectos o princípio central é o mesmo."

Um ateu não é apenas aquele que nega a existência de Deus, mas também aquele que não consegue tornar a Deus essa honra e sujeição que são suas devidas. Assim, há um ateísmo prático, bem como um ateísmo teórico. O primeiro manifesta onde quer que não haja respeito genuíno pela autoridade de Deus e nenhuma preocupação com sua glória.

Há muitos que entretêm noções teóricas em suas cabeças da existência divina, mas cujos corações são desprovidos de qualquer afeto a Ele. E essa é agora a condição natural de todos os descendentes caídos de Adão. Uma vez que não há "nenhum que procura por Deus" (Romanos 3:11), segue-se que não há nenhum com qualquer senso prático de Sua Excelência ou Suas reivindicações. O homem natural não tem desejo de comunhão com Deus, pois ele coloca sua felicidade na criatura. Ele prefere tudo diante dele e glorifica tudo acima dele. Ele ama seus próprios prazeres mais do que Deus. Sua sabedoria é "terrena, sensual, diabólica" (Tiago 3:15), o celestial e o Divino estão fora de sua consideração. Isso aparece nas obras do homem, pois ações falam mais alto do que palavras. Nossos corações devem ser medidos pelo que fazemos, e não pelo que dizemos. Nossas línguas podem ser grandes mentirosas, mas nossos atos dizem a verdade, mostrando o que realmente somos.

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!