sábado, 24 de setembro de 2022


Identificação do Divino (II).
Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink. (escrito em: 1946). 
Traduzido e adaptado por: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

"Pois assim diz o Altíssimo e o Sublime: Aquele que vive para sempre, cujo nome é santo: hábito num lugar alto e santo, mas hábito também com o contrito e humilde de espírito". (Isaías 57:15).

Aqui temos uma descrição distinta, embora breve, em quem o alto e sublime habita. Contrição e humildade são as marcas de identificação dos particulares em quem o Santo habita.

Essa descrição se aplica e é comum a todos os regenerados. "Aquele que é contrito e humilde de espírito" uma descrição de alguns poucos eminentes que constitui uma classe especial só para eles - mas descreve todos os santos que são excepcionalmente salvos. Tão longe que todas as marcas pertencem apenas a almas altamente favorecidas que certas coisas que superaram em muitos de seus filhos e filhas, ele habita em todos seus filhos que nasceram de novo. Isso fica claro em Romanos 8:9-11:

Deus habita em todos os regenerados, pois "se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse não pertence a ele"; e compare Gálatas 2:20, Efésios 2:22. Agora, se o leitor se examinar honestamente no espelho da Palavra, não terá dificuldade em descobrir essas duas características ou não estampadas nele. A palavra hebraica para "contrito" significa "machucado" ou "espancado", como um objeto que vem sob o pilão ou martelo. o Senhor lembra-nos de Jeremias 23:29: "Não é a minha palavra como um fogo? diz, e como um martelo que esmiúça a rocha?" Fogo na consciência (Dt 32:22), e um martelo no coração. Quando a Palavra de Deus é aplicada em poder, ela convence o pecador de sua terrível pecaminosidade; e um Cristo crucificado é revelado a ele, ele chora por seus pecados como alguém chora por seu único filho (Zc 12:10). Contrição, então, é uma sensação de sentimento de hediondez e repugnância do pecado. Isso nos faz sofrer com uma tristeza piedosa.

Se o pecado é odioso para você, se a praga do seu coração é sua dor mais dolorosa, se você lamenta suas corrupções - então você tem um espírito "contrito".

Mas é antes sobre a segunda dessas marcas que desejamos nos deter porque muitos dos pequeninos de Deus se privam da segurança natural por causa da ignorância sobre esse assunto. Um coração cheio de afeto é verdadeiro, pois o contrário é um sinal para nós, dos que não são cheios do espírito, pois é um sinal de que os tais, não são dignos de confiança.

No entanto, a própria menção da palavra "humildade" parece ser constatada em muitos. Ao examinar os mesmos, descobrimos tanto orgulho no interior destes que são completamente incapazes de persuadir-se de que não possuem um coração humilde. Parece-lhes que a humildade é uma coisa que evidentemente lhes falta. Agora, sem dúvida, será uma declaração surpreendente - mas afirmamos sem hesitação que a grande maioria do povo de Deus não é menos - mas muito mais humilde do que eles supõem. Isso é um fato, e nos propomos a agora uma prova clara e completa do mesmo, em uma linguagem que para os mais simples poderá ser compreendida. Preste atenção então ao que se segue.

PRIMEIRO, que o leitor cristão possui um coração humilde é claro pelo fato de que ele confessa ser um pecador merecedor do Inferno. Não temos em mente o que você pensa ou diz de si mesmo quando está na companhia de seus companheiros - mas sim o que você sente e diz de si mesmo quando está a sós com Deus. Seja qual for a pretensão de que você queira ser entregue diante dos homens - e nenhum de nós pode se declarar inocente lá, pois naturalmente que nós somos como todos diante dos homens – porém, na presença do Onisciente você é real, sincero e genuíno. Agora, caro leitor, seja honesto consigo mesmo, quando de joelhos você se reconhece como um miserável diante do trono da graça Soberana???

SEGUNDO, se você reconhece que “todos os seus atos de justiça são como trapos de imundícia”, isso é prova de que você possui um coração humilde. Claro, queremos dizer muito mais do que meramente proferir essas palavras como um papagaio, ou até mesmo cantar durante algum serviço religioso.

Queremos dizer que quando você está na presença do Senhor – que é sempre o teste mais seguro – você percebe pessoalmente que você não tem nada de si próprio para recomendá-lo à Sua consideração favorável, que não há um único ato meritório que esteja apto a ser creditado perante Ele.

Queremos dizer que, quando curvados em Sua presença, na calma e quietude do seu quarto de oração, você reconhece sem qualquer qualificação que suas melhores performances estão contaminadas pelo pecado - e que em si mesmo, você é um pobre imundo!

Se essa é de fato a sua linguagem diante de Deus, ela certamente vem de um coração humilde. O coração do homem natural pensa e sente exatamente o oposto, e não pode mais se odiar – do que se transformar em um santo anjo.

TERCEIRO, se você recebe tudo nas Escrituras como uma criança – essa é outra prova de que um milagre da graça foi operado dentro de você e que agora você possui um coração humilde. Por natureza, somos "sábios e prudentes" em nossa própria estima.

A inimizade da orgulhosa mente carnal se levanta contra a soberania de Deus, fazendo um vaso para honra e outro para desonra; contra a espiritualidade e o rigor da Lei Divina, que amaldiçoa todos os que se desviam minimamente de suas santas exigências; contra o castigo sem fim de todos morrerem em Cristo. Mas os regenerados, embora haja muita coisa que eles não entendem, aceitam sem murmurar ou questionar – tudo o que é revelado na Palavra. Se você fizer isso, isso é prova de que seu orgulho foi rebaixado diante de Deus.

QUARTO, se você lamenta os retornos miseráveis ​​que você faz a Deus, isso é mais uma evidência de um coração humilde. Nem este é um ponto difícil de determinar. Não há necessidade de você fazer disso um mistério. Você sabe se você se entristece ou não diante da soberana majestade! sobre a resposta que você dá a Deus, por toda a Sua bondade para com você. Você sabe se sente ou não que Lhe retribuiu mal, pela multidão de Seus favores e misericórdias. Você sabe se lamenta ou não a frieza de seu coração, em resposta à Sua benevolência; a fraqueza de sua fé, em vista de Suas promessas; a fraqueza e talvez a ausência de seu louvor e ação de graças, por Sua longanimidade e fidelidade. Se você toma consciência dessas coisas, lamenta-as e confessa-as - embora não tão sentimentalmente quanto deveria - isso é outra prova de um coração humilde. Como é a fé, e não a força dela, que salva; então é esse luto, e não a profundidade dele, que evidencia sua espiritualidade.

QUINTO, se você atribui francamente a Deus todo o bem que há em você, então você tem um coração humilde. Se você admite livremente que todas as suas fontes estão nEle, que Ele operou todas as suas obras em você (Isaías 26:12), se você honestamente nega qualquer crédito a si mesmo por qualquer coisa boa - então seu orgulho foi morto diante de Deus - e isso é o que mais importa!

Se a linguagem do seu coração realmente é "pela graça de Deus, sou o que sou" (1 Coríntios 15:10), minha "suficiência é de Deus" (2 Coríntios 3:5), que Ele tem trabalhado em mim tanto o querer como o efetuar segundo a Sua boa vontade (Filipenses 2:13) - então, com certeza, seu orgulho foi subjugado. Nesse caso, você se unirá alegremente ao declarar: "Não a nós, ó Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória!" (Salmo 115:1); que Deus o proteja e guarde sempre, e eternamente neste espírito de humildade santa.

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!