sábado, 24 de setembro de 2022


Adoração familiar. 
Autor: Rev. Prof. Dr. A.W. Pink. 
Traduzido e adaptado por: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Existem algumas portarias externas muito importantes e meios de graça que estão claramente implícitos na Palavra de Deus — mas para o exercício do qual temos poucos, se houver, preceitos simples e positivos; em vez disso, restamos para recolhê-los a partir do exemplo de homens santos e de várias circunstâncias incidentais. Um fim importante é respondido por este acordo: o julgamento é, portanto, feito do estado de nossos corações. Serve para tornar evidente se, como um comando expresso não pode ser trazido exigindo seu desempenho, professar que os cristãos negligenciarão um dever claramente implícito. Assim, mais do estado real de nossas mentes é descoberto, e torna-se manifesto se temos ou não um amor ardente por Deus e seu serviço. Isso vale para a adoração pública e familiar. No entanto, não é de todo difícil provar a obrigação da piedade doméstica.

Considere primeiro o exemplo de Abraão, o pai dos fiéis e amigo de Deus. Foi por sua piedade doméstica que ele recebeu a bênção do próprio Jeová: "Porque eu o conheço, que ele comandará seus filhos e sua casa depois dele, e eles manterão o caminho do Senhor, para fazer justiça e julgamento" (Gênesis 18:19). O patriarca está aqui elogiado, por instruir seus filhos e servos no mais importante de todos os deveres, "o caminho do Senhor" — a verdade sobre Sua gloriosa pessoa, Suas altas reivindicações sobre nós.

Note bem as palavras "ele vai comandá-los"; ou seja, ele usaria a autoridade que Deus lhe havia dado como pai e chefe de sua casa, para impor os deveres da divindade familiar. Abraão também orou, bem como instruiu sua família — onde quer que ele montasse sua tenda, lá ele "construía um altar para o Senhor" (Gênesis 12: 7; 13: 4). Agora, meus leitores, podemos muito bem nos perguntar, somos "a semente de Abraão" (Gálatas 3:29) — se dizemos "não as obras de Abraão" (João 8:39) e negligenciamos o dever da adoração familiar?

Os exemplos de outros homens santos são semelhantes aos de Abraão. Considere a piedosa determinação de Josué que declarou a Israel: "Quanto a mim e à minha casa — serviremos ao Senhor" (24:15). Nem a estação exaltada que ele ocupava, nem os prementes deveres públicos que se desenvolveram sobre ele, foram suficientes para fazê-lo negligenciar o bem-estar espiritual de sua família. Mais uma vez, quando Davi trouxe de volta a arca de Deus para Jerusalém com alegria e ação de graças, depois de descarregar seus deveres públicos, ele "voltou para casa para abençoar sua família" (2 Sam 6:20). Além desses exemplos eminentes, podemos citar os casos de Jó (1:5) e Daniel (6:10). Limitando-nos a apenas um no Novo Testamento, pensamos na história de Timóteo, que foi criado em um lar piedoso. Paulo chamou-o para recordar a "fé sincera" que estava nele, e acrescentou, "que habitou primeiro em sua avó Lois e sua mãe Eunice."

Há alguma dúvida, então, que o apóstolo poderia dizer "de uma criança que você conheceu as Escrituras Sagradas" (2 Timóteo 3:15)! "Despeje sua ira sobre os pagãos que não o reconhecem — e sobre as famílias que não chamam seu nome!" Jeremias 10:25. Perguntamo-nos quantos de nossos leitores pensaram seriamente nessas palavras inspiradoras! Observe que ameaças temerosas são pronunciadas contra aqueles que desconsideram a adoração familiar! Como indescritivelmente solenes para descobrir que as famílias sem oração estão aqui juntamente com os pagãos, que não reconhecem o Senhor. No entanto, isso não precisa nos surpreender. Há muitas famílias pagãs que se unem para adorar seus falsos deuses. E eles não colocam milhares de cristãos professos no bolso?

Quão alto essas palavras devem falar conosco. Não basta rezarmos como indivíduos privados em nossos armários; somos obrigados a honrar Deus em nossas famílias também. Todos os dias, toda a família deve se reunir para se curvar perante o Senhor — para confessar seus pecados, para agradecer pelas misericórdias de Deus, para buscar Sua ajuda e bênção. Nada deve ser permitido interferir com este dever: todos os outros arranjos domésticos devem se curvar a ele. O chefe da casa é o único a liderar as devoções — mas se ele está ausente — ou gravemente doente — ou um incrédulo, então a esposa deve tomar seu lugar. Sob nenhuma circunstância a adoração familiar deve ser omitida.

Se gozarmos da bênção de Deus sobre nossa família — então deixe seus membros se reunirem diariamente para louvor e adoração. "Aqueles que me honram, eu vou honrar" é sua promessa. Um velho escritor disse: "Uma família sem oração é como uma casa sem telhado, aberta e exposta a todas as tempestades." Todos os nossos confortos domésticos e misericórdias temporais, questão da bondade amorosa do Senhor. O melhor que podemos fazer em troca é reconhecer com gratidão juntos, sua bondade para nós. Desculpas contra a quitação deste dever sagrado são ociosas e inúteis. De que adiantaremos quando prestarmos contas a Deus pela administração de nossas famílias — para dizer que não tínhamos tempo disponível, trabalhando duro desde a manhã até a véspera? Quanto mais urgentes são nossos deveres temporais — maior é a necessidade de buscar apoio espiritual. Nem qualquer cristão pode alegar que ele não está qualificado para tal trabalho —dons e talentos espirituais, são desenvolvidos pelo uso — e não por negligência.

A adoração familiar deve ser conduzida com reverência, com sinceridade e simplicidade. É então, que os pequenos (os filhos); receberão suas primeiras impressões e formarão suas concepções iniciais do Senhor Deus. É preciso tomar muito cuidado para que não se deva a uma falsa ideia do Caráter Divino, e para isso, o equilíbrio deve ser preservado entre habitar sua transcendência e imanência, Sua santidade e Sua misericórdia, Seu poder e Sua ternura, Sua justiça e Sua graça. A adoração deve começar com algumas palavras de oração invocando a presença e bênção de Deus. Uma breve passagem de Sua Palavra deve seguir, com breves comentários. Dois ou três versículos lidos e hinos podem ser entoados. Feche com uma oração de compromisso nas mãos de Deus. Embora possamos não ser capazes de orar eloquentemente, devemos orar seriamente. Orações predominantes geralmente são breves. Cuidado para não cansar os jovens!!!

As vantagens e bênçãos da adoração familiar são incalculáveis.

Primeiro, a adoração familiar evitará muito pecado. Ela molda a alma, transmite um sentido de majestade e autoridade de Deus, estabelece verdades solenes diante da mente, e traz bênçãos de Deus para nossas casas. A piedade pessoal em casa é um dos meios mais influentes, sob Deus, de transmitir piedade aos pequenos. As crianças são em grande parte criaturas de imitação, amando copiar o que veem nos outros.

"Ele emitiu seu decreto para Jacó; Ele deu sua lei a Israel. Ele ordenou que nossos antepassados os ensinassem aos seus filhos, para que a próxima geração os conhecesse — mesmo que as crianças ainda não nascessem — que, por sua vez, poderiam ensinar seus filhos. Para que cada geração possa confiar em Deus e não esquecer as obras de Deus, mas manter Seus mandamentos." (Salmo 78: 5-7).

Quanto das terríveis condições morais e espirituais das massas de hoje, podem ser rastreadas até a negligência de seus pais neste dever? Como podem aqueles que negligenciam a adoração de Deus em suas famílias — procurar paz e conforto nelas? A oração diária em casa é um meio abençoado de graça para aliviar essas paixões infelizes às quais nossa natureza comum está 100% sujeita.

Finalmente, a oração familiar trás para nós a presença e bênção do Senhor. Há uma promessa de Sua presença que é peculiarmente aplicável a este dever: "Onde dois ou três estão reunidos em meu nome — estou lá entre eles." (Mateus 18:20). Muitos encontram na adoração familiar, muito mais comunhão com Deus do que, no culto público.

Pesquisador, Tradutor, Editor e Organizador: Rev. Prof. Dr. Albuquerque G. C.

Ao utilizar este texto! observe as normas acadêmicas, ou seja, cite o autor e o tradutor, bem como, o link de sua fonte original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz, publicaremos sua mensagem se ela for, Cristã, piedosa e sobretudo; respeitosa!!!